No caso das aves, um dos principais mecanismos de regulação da temperatura é a expiração. Daí o fato de elas ficarem com o bico aberto quando estão com muito calor. A hipertermia, por sua vez, é uma condição grave que leva ao aumento da frequência respiratória e pode até mesmo causar o óbito do pet.
Também é possível utilizar um pequeno borrifador de água para refrescar sua ave, simulando uma fina chuva. As penas devem ficar ligeiramente úmidas, e não é recomendando molhar demais a sua ave. Após o banho, deixe sua ave se secar sozinha por alguns minutos.
As aves são animais homeotérmicos capazes de regular a temperatura do corpo independente da temperatura do ambiente, graças a um centro termorregulador localizado no sistema nervoso central. Esses animais conseguem manter a temperatura entre 40° e 42°C.
Todas as aves devem tomar banho de sol diário de pelo menos 10 minutos, para poder sintetizar cálcio e vitamina D3. Entretanto, é muito importante que seja em horário adequado, porque o sol pode feri-las, assim como os humanos. Antes das 10h da manhã e 4h da tarde é o ideal!
Deixe o passarinho tomar um belo banho de sol! Além de ajudar a combater o frio, vai fazer um bem danado ao pet. Como você já sabe que pássaro sente frio.
Uma pesquisa sobre os efeitos da privação de água em aves durante o transporte revela que períodos superiores a 6 horas podem ser prejudiciais ao bem-estar das aves.
- Respiração acelerada e ofegante. Mudanças de hábitos são fundamentais neste caso, como colocar o animal em um ambiente sem correntes de ar e friagem. No entanto, antibióticos específicos para o trato respiratório são indicados, como o PiuSana, fabricado pelo Mundo Animal.
O que significa quando o passarinho fica abrindo o bico?
Se o teu pássaro respirar com o bico aberto quando estiver em repouso é um sinal claro de dificuldade respiratória, um estado avançado deste tipo de afecções requer a atenção imediata de um veterinário. 8. Plumagem suja e desluzida. As aves são animais naturalmente limpas que se arranjam permanentemente.
Basicamente, há dois tipos principais de bebedouros para pássaros: os de pote e os de bico. Os bebedouros de pote se parecem com pequenas tigelas, onde é possível colocar água fresca para os pássaros beberem.
Para tentar amenizar o calor, as calopsitas passam a maior parte do tempo com a boca e/ou asas abertas, neste caso, você deverá atuar de imediato, proporcionando um ambiente mais fresco e garantido desta forma que a sua ave não fique desidratada.
O biólogo reforça: “É interessante também cobrir a gaiola parcialmente com uma capa durante o dia (se a temperatura subir, pode tirar a capa) e cobrir totalmente durante a noite”, completou. Em conjunto, não deixe a calopsita dormir fora de casa ou em áreas abertas quando estiver frio.
Fatores como alterações nas fezes, na plumagem, no apetite ou em seu comportamento são alguns dos sinais mais comuns que podem indicar que sua ave não está bem. Aves saudáveis costumam ter penas com uma coloração mais viva e a postura mais ereta.
Um pássaro feliz passa bastante tempo arrumando e limpando suas penas. Se elas parecerem irregulares, fofas e despenteadas, ele poderá estar doente ou infeliz.
Outra dúvida comum é sobre o uso de ar condicionado no ambiente em que o pássaro fica. A resposta é sim! Você pode manter o pet em um cômodo com o ar ligado desde que a temperatura não esteja muito baixa e o vento não incida diretamente no animal.
O que fazer quando um passarinho está quase morrendo?
Se encontrar um pássaro ferido na rua, a primeira coisa a fazer é levá-lo para um local seguro. A vida dos pássaros silvestres é perigosa. Podem voar contra um vidro, às vezes encontram um gato e podem mesmo cair do ninho. Assim, é comum encontrar um pássaro ferido ou debilitado.
Com cuidado, erga o passarinho ferido e coloque-o na caixa, levando em seguida ao veterinário. - Não mexa muito no pássaro: Depois de colocá-lo em um lugar seguro e aquecê-lo, é melhor deixá-lo em paz. É essencial que não o alimente e não o manuseie sem necessidade.
Quem tem filhotes de pássaro com idade entre um e sete dias de vida precisa alimentá-los a cada duas horas. Já as aves que têm entre 8 a 30 dias devem receber comida de quatro em quatro horas. Quando os filhotes completam 30 dias, eles podem ser alimentados a cada oito horas, e isso se mantém por toda a vida da ave.
Deve ser o suficiente para cobrir as patas da ave, já que é nesse limite que ela vai se sentir segura. O pássaro vai se abaixar e fazer movimentos para molhar o restante do corpo. A água deve ser limpa e fresca e sempre retirada após o banho, para evitar que o animal beba o líquido sujo.
Muitos pássaros possuem uma grande longevidade se bem cuidados. Muitas espécies vivem mais do que gatos e cachorros, podendo atingir 40 a 60 anos ou mais. Pensando nisso é bom que toda a família esteja de acordo em receber esse novo pet, que pode ser passado para uma futura geração de tutores.
Odor. O olfato também funciona como um repelente para os passarinhos. Normalmente, eles não gostam do cheiro de canela. Por isso, esse é um tipo muito usado para espantar as aves.
Toda vez que a ave respira, a cauda dela movimenta-se para cima e para baixo. Porém, nas aves que são saudáveis esse movimento passa despercebido. Assim, se você perceber que o movimento é muito perceptível quando ela estiver em repouso, saiba que ela pode estar com problemas respiratórios.
Ela é detectada pelo aparecimento de aves com asas e bico aberto. Isso acontece quando a ave não consegue manter sua temperatura de conforto térmico, que gira em torno de 20 graus centígrados.