Lave o queijo e coloque uma vasilha com água para ferver. Pegue o queijo e coloque-o no escorredor de macarrão. Jogue a água quente nos dois lados do queijo. Seque-o e com um pano de prato enrole-o e deixe-o na geladeira.
O processo consiste em deixar o queijo na queijeira por alguns dias. Durante os primeiros dias de cura, o queijo pode eliminar água e óleo e deverá ser enxugado. Durante o período de cura, vire o queijo a cada 12 horas. Deixe por 48, 72 ou mais horas.
Armazenamento na geladeira: O queijo cura pode ser armazenado na geladeira por até 3 semanas. Guarde-o em um recipiente hermético ou embrulhado em papel alumínio ou plástico. Certifique-se de que o queijo esteja seco antes de guardá-lo, para evitar o crescimento de fungos e bactérias.
Em resumo, se trata de uma peça feita em madeira leve com uma telinha bem fina, que deixa o queijo exposto ao vento e temperatura, mas impede a entrada de insetos. Dessa forma, a cura do queijo vai ocorrendo ao longo do tempo na temperatura e umidade do ambiente. Alguns modelos podem comportar até três queijos!
Terra de Minas | Completo em HD - Especial Queijo Minas
Como curar queijo mussarela?
Jogue a água quente nos dois lados do queijo. Seque-o e com um pano de prato enrole-o e deixe-o na geladeira. O tempo para se curar vai variar pela espessura do queijo. Quanto mais grosso, maior o tempo, mas leva-se aproximadamente 2 semanas.
Os queijos frescais, muitas vezes têm pouco ou nenhum tempo de maturação, queijos macios ou meia cura estão prontos para consumos entre 2 semanas e 2 meses enquanto que os queijos duros têm tem um período mais longo de envelhecimento, que pode ir de meses até 2 anos ou mais.
2 - Posicioná-lo sobre uma superfície côncava ajuda a agilizar o processo de cura dos dois lados do queijo ao mesmo tempo, já que o queijo não enconstará na superfície, mas pessoalmente prefiro posicioná-lo em uma superfície lisa, pois gosto do processo de cura fase a fase (virando dia a dia).
Depois que a água escorrer, deve ser espalhado sal grosso por toda a superfície do queijo. Em seguida, este deve ser mantido por um período de, aproximadamente, 6 h, quando o excesso de sal deve ser retirado. Depois, o queijo deve ser virado e um nova camada de sal espalhada sobre a outra superfície.
Tábua maciça de madeira de Eucalipto, feitas a partir de árvores caídas naturalmente aqui no Sítio. Essa tábua é ideal para que possa fazer a cura do seu queijo. Ela permite que o queijo respire, viva, e passe pelo processo de maturação de forma igual.
Se você recebeu um queijo menos maturado e quer continuar o processo para que ele fique mais amarelinho e curado, saiba que é possível fazer em casa! Para isso, o queijo pode ser deixado do lado de fora da geladeira sobre uma tábua de madeira ou bandeja de prata, coberto com um pano fino e poroso.
Como conservar seu queijo curado ou meia-cura: - Deve ser guardado em local fresco e arejado. Geralmente, o melhor lugar é na geladeira, em uma vasilha de plástico com tampa e um pano seco no fundo.
Na Europa é muito usado o abeto (um gênero de coníferas também conhecido como pinho alemão, ou cipreste). As espécies de madeira com maior capacidade antimicrobiana seriam o pinho (deve ser usado, mas sem óleo e os nós), o cedro e o carvalho (apesar de seu peso).
5º Passo: O local de acondicionamento do Queijo, deve ser fresco e arejado evitando a exposição direta ao vento e sol, podendo ocasionar trincas e fendas na casca. Obs: Em estados com clima quente, a maturação deve ser feita num comodo onde possui ar condicionado.
Outros truques para favorecer o ataque da mosca do queijo são evitar ficar movendo as formas do pecorino e armazená-las em locais abertos. Após a incubação, as larvas usam suas enzimas para transformar a pasta de queijo pecorino em um creme macio.
Para garantir uma cura por igual, o queijo deve ser virado uma vez por dia, e principalmente nos estágios iniciais da cura, ainda fresco, pode ser lavado com água corrente uma vez a cada dois ou três dias.
O ideal é colocar o queijo em uma tábua ou vasilhame que absorva água. Existem caixas de cura de queijo, que já vem com telas de proteção que permitem que o ar circule sobre o produto e evitam a presença de indesejados mosquitos. Durante os primeiros dias de cura, o queijo pode eliminar água e óleo.
O queijo fica imergido em um tempo que pode variar de 10 minutos a 72 horas, a depender das características de cada processo, como o tipo, tamanho, formato e pH do queijo; bem como temperatura, concentração, agitação e pH da salmoura (Santos et al., 2022).
A adição de sal na massa deve ocorrer na proporção de 1,5% sob o peso da massa, logo após a mexedura e retirada parcial do soro (na faixa de 60,0% a 70,0% do volume inicial de leite). Assim como na salga no leite, os queijos estão prontos para consumo após refrigeração a 8,0 °C.
A maturação dos queijos é realizada na maioria das vezes, em câmaras frigoríficas com controle de temperatura e umidade. O tempo de maturação varia de acordo com o tipo de queijo, podendo variar entre poucas dias (caso do Queijo Coalho Artesanal, 10 dias) a muitos meses (caso do Queijo Parmesão, 12 a 18 meses).
A salga em salmoura para queijos artesanais consiste na submersão dos queijos em uma solução de água e sal com concentração na faixa de 18 a 20%. Esta condição somada a outros fatores como temperatura de salga e tempo irá permitir a absorção adequada na massa do queijo.
Se você quiser um queijo mais úmido (mole) ou firme, basta regular o tempo de mexedura (mexendo mais o queijo fica mais firme e mexendo menos fica mais macio). A massa deverá então, ser colhida com auxílio da concha e depositada na forma.
O queijo é produzido pela coagulação do leite. Dessa forma, o coalho é um dos ingredientes mais importantes para a constituição da característica física do queijo. Entretanto, a utilização de uma dose incorreta de coalho ou coagulante inadequado também pode causar o sabor amargo em queijos.
Geralmente os queijos são curados entre 7º e -14º graus, e dependendo do tipo produzido, pode haver etapas em que cada uma delas exige temperaturas específicas. Se o ar local de cura estiver muito seco, a casca do queijo pode secar rapidamente, podendo apresentar rachaduras posteriormente.
Queijos mais frescos, com bastante soro, como minas, cottage, burrata e ricota costumam durar em média 5 dias na geladeira. Os queijos mais duros ficam bem preservados de 15 dias a um mês quando estão refrigerados.