Regue sua planta de duas a três vezes na semana, durante os períodos mais quentes do ano. No inverno, uma vez por semana é o suficiente. Se notar que a zamioculca flor amarelando ou com folhagem verde, mas sem brilho, é sinal de excesso de água. Portanto, diminua o número de regas até a plantinha se estabilizar.
Por conta dessa resistência, a zamioculca deve ser regada somente quando a terra já estiver bem seca. "Faça o teste do palitinho, se a terra ainda estiver úmida, espere para regar outro dia", explica a jardinista.
“Em dias quentes, no verão, cultivada em vaso, você pode regar de 15 em 15 dias. No inverno pode ser até de 6 em 6 semanas. Se essa planta receber muita água, as folhas perdem o vigor e ficam amareladas.
A Zamioculca não é muito exigente quanto à adubação, mas para garantir as folhas bonitas e sadias, você pode aplicar fertilizante NPK 10-10-10. Antes da aplicação, dilua 1 copo americano desse adubo sólido em 2 litros de água. E use essa água com o adubo diluído na rega da planta, duas vezes ao mês.
Ela é perfeita para os iniciantes em jardinagem, já que não precisa de muitos cuidados. Uma recomendação importante: se você acha que a zamioculca gosta de sol, na verdade, é o contrário. Como na natureza ela vive sob a copa das árvores, em casa, deve ficar na sombra. O solo deve ser poroso.
FAZ FLORIR CRESCER BROTAR SUCULENTAS CACTOS PLANTAS.
Qual o melhor lugar para deixar zamioculca?
No seu habitat, a planta zamioculca se desenvolve embaixo das copas das árvores, porque não gosta de sol direto. Logo, após plantar a espécie no vaso da sua casa, deixe-a em locais com luz difusa e indireta. O excesso de luz solar pode provocar queimaduras nas folhas.
Deve ser cultivada em ambiente interno. Não pode receber Sol direto. Deve-ser manter em ambiente com temperatura acima de 15ºC, preferencialmente por volta de 25ºC. Irrigar 2 vezes por semana, com a medida de uma xícara de chá.
já vamo usar esses dois adubo em dois litro de água, eu vou ensinar aqui pra você fazer. cê vai pegar dois litro de água. temperatura ambiente, vai pegar aqui gente, duas colher de borra de café que cê jogar fora. e esse daqui é o mais importante, duas colher de açafrão, açafrão em pó vamo misturar tudo aqui.
O NPK 10x10x10 é um tipo de fertilizante químico que exerce papel fundamental em qualquer tipo de plantação e cultura. Para quem visa a produtividade e a qualidade, o fertilizante NPK 10x10x10 pode ser uma excelente estratégia de manutenção para a nutrição da cultura.
Passe um pano úmido, se necessário, para retirar qualquer poeira da folhagem. Também é importante saber como cuidar de zamioculca com folhas amarelas. Para isso, a ação mais primordial é verificar se elas estão sendo expostas à luz solar forte.
Pode sim, substituir a areia pela perlita. No entanto, eu não recomendo que você colocar aqui. a casca de arroz carbonizada, porque é uma matéria orgânica que vai fazer o quê, vai deixar o solo. muito encharcado e vai acabar prejudicando.
Portanto, essa planta se adapta bem em ambientes que lembram uma estufa: abafados, protegidos do sol, vento e chuva direta. Apesar de gostarem de umidade, deve-se tomar cuidado com o excesso de regas, pois o solo encharcado prejudica o seu desenvolvimento.
- A Zamioculca não deve ser exposta à luz forte e intensa. - A planta é resistente à seca, por isso, deve ser regada, no máximo, 3 vezes por semana. - Garanta que o solo esteja seco por pelo menos 3 centímetros de profundidade.
Porque sai gotas de água nas folhas da zamioculca?
Quando o solo está muito encharcado, saturado de água, fazendo o líquido acumulado em excesso dentro da planta acaba saindo pelas bordas da folha. É um processo natural que acontece também com muitas outras espécies.
Uma tentativa para salvar a planta é cortar a parte podre e colocar para enraizar na água ou diretamente no solo. Este processo irá demorar pois a Zamioculca é uma planta que tem crescimento muito lento.
Outra opção é não utilizar vasos, e sim manter a zamioculca na água. Para isso, corte a haste da planta e coloque em um vaso de vidro transparente. Onde houve o corte, a verdinha vai criar raízes e crescer. As plantas cultivadas somente na água ficam adaptadas a esse meio e nunca devem ser replantadas no vaso.
Retire as folhas com cuidado • Plante diretamente na terra ou deixe enraizando na água para depois plantar • use terra vegetal com húmus de minhoca •Mantenha o substrato levemente úmido. Não deixe ficar seco por dias! em 1 mês poderão nascer raizes . aproximadamente 8 meses p/ brotar folhas . . . . .
A casca do ovo é rica em cálcio, magnésio e potássio. Esses nutrientes são fundamentais para o desenvolvimento de plantas e você pode usar a casca de ovo para fazer adubo.
A Zamioculca, em condições ideais, pode produzir flores durante a primavera e o verão. No entanto, é importante observar que a floração da Zamioculca não é tão frequente em ambientes internos quanto em seu habitat natural.
É feito com os restos de alimentos como cascas de ovos, frutas e legumes, serragem, restos de folhas e até esterco. Não devem ser utilizados restos de comida (arroz, legumes cozidos, carne, etc) para evitar mau cheiro e a fermentação do composto.
O que fazer quando a zamioculca está ficando amarela?
Quando as raízes da zamioculca ficam muito lotadas no vaso, elas podem começar a sufocar e, consequentemente, provocar o amarelamento das folhas devido ao estresse. Solucionar isso é super fácil, afinal, basta você fazer o replantio para outro vaso maior. De novo: use um solo fresco e bem drenado.
A regra geral para regar a Zamioculca é "menos é mais". Deixe o solo secar completamente entre as regas. Isso geralmente significa regar a planta a cada 2-3 semanas, mas a frequência pode variar dependendo das condições ambientais.
Como uma planta de ambientes internos, a zamioculca aceita bem ficar sem luminosidade. Por isso, se tiver um cantinho com sombra para deixá-la, será melhor, afinal, ela não deve receber luz solar diretamente.
As plantas do género Sansevieria e a espécie Zamioculcas zamiifolia são duas plantas de interior do tipo CAM e excelentes opções para ter no quarto. Não só pela particularidade acima descrita, como também por serem plantas muito fáceis de cuidar, tolerantes a alguma neglicência e por produzirem muito poucos detritos.