Para Exu e Pomba Gira, diga laroixu, laroiê, Pomba Gira, boa noite moço OU boa noite moça, existem três formas de cumprimentar eles, primeiro, assim, cruzando os dedos, depois cruzando as mãos. e o terceiro simplesmente abaixou. Também repita aquele abraço de três vezes do caboclo.
— significa: Olhe por mim". Mojubá é uma saudação da língua iorubá, falada em determinadas partes da Nigéria e de países como Togo e Benim. A própria expressão "Laroyê, Exu" é originada dessa mesma língua.
A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.
A expressão MOJUBÁ ou EXÚ MOJUBA é uma “saudação de encontro” ou a própria saudação,proveniente do Candomblé convida à compreensão, ao diálogo e a permanência dos encontros.
Toques de saudação e respeito com os Exus e Pombo Giras
Além de saudarmos os Exus e Pombo Giras quando entramos no terreiro, com as mãos cruzadas e palmas viradas para o chão, que é a saudação primeira e quase que obrigatória, nós os saudamos quando um ponto é cantado para eles.
Ele fala com a voz e com o corpo ao mesmo tempo. Por ser puro movimento, Exu dança. Não basta dizer que ele se expressa pelo corpo. É algo mais: sua força atravessa os corpos em todos os sentidos, movimentando-os.
A clássica saudação utilizada tanto para os Exus como para Pombagiras, é um termo que tem sua origem no grupo africano étnico-linguístico nagô-iorubá, e remete a algo como 'Salve o mensageiro', 'Olhe por mim Exu' e 'Me guarde'.
Todo médium deve firmar o seu exu e a sua pomba-gira em casa. Pensem no seguinte: Para que a casa fique harmonizada precisamos de um pólo irradiador (altar) e um pólo absorvedor (tronqueira pessoal). O médium vive em choque com energias negativas, então a firmeza de exu servirá como um ponto de descarrego pessoal.
Dar itens de melhor qualidade para Exú, uma entidade da umbanda, é uma prática que visa demonstrar respeito e gratidão, buscando sua proteção e auxílio. É importante realizar oferendas de forma responsável, consultando líderes espirituais para orientações específicas.
Ao chegar no terreiro, todas as vezes, você deverá fazer saudações às firmezas e lembra-se de que esta num lugar sagrado. Ao entrar, saudar a casa de Exu “SARAVA EXU, SUA LICENÇA”.
Exu é nosso cúmplice, amigo fiel, quando estamos esforçando-nos para melhorarmos intimamente. Em contrário, fantasias mirabolantes, aspirações de soluções mágicas sem esforço individual, desejo ardiloso de ganho fácil se aproveitando da inocência dos outros, isso tudo não atrai a ação cósmica de Exu, afastando-o.
Esse novo e-book é como uma conversa íntima com o Orixá mais humanamente possível, onde nós conversamos sobre a vida em suas esferas, emocionais, espirituais, falamos sobre o nosso dia a dia e o quanto Exu se faz vivo em tudo.
Já os Exus e as Pombogiras gargalham não apenas por alegria. Suas gostosas gargalhadas são também potentes mantras desagregadores de energias deletérias, emitidos com o intuito de equilibrar especialmente pessoas e ambientes.
Para Exu e Pomba Gira, diga laroixu, laroiê, Pomba Gira, boa noite moço OU boa noite moça, existem três formas de cumprimentar eles, primeiro, assim, cruzando os dedos, depois cruzando as mãos. e o terceiro simplesmente abaixou. Também repita aquele abraço de três vezes do caboclo.
Laroyê é uma forma de saudação específica para Exu, é um chamado para ele falar, um convite para comunicar, vem da língua Yorubá e pode significar aquele que fala. Pronunciar “Exu Laroyê”, também traz o sentido de chamar Exu para lhe ajudar, lhe amparar, para ele “levantar”! .
"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.