Como descrever o funk?
O funk (pronúncia: [fânc]) é um gênero musical que se originou em comunidades afro-americanas em meados da década de 1960, quando músicos afro-americanos criaram uma nova forma de música rítmica e dançante através da mistura de soul, jazz e rhythm and blues.O que expressa o funk?
“O funk é tudo isso, mistura musical, poesia que expressa a realidade das pessoas e é também festa, é música feita pra dançar, é corpo, é uma forma de lidar com o corpo e com a sexualidade”, conta.Qual é o gênero do funk?
Funk: conheça os subgêneros
- Funk carioca.
- Funk ostentação.
- Funk consciente.
- Funk pop.
O que é um estilo funk?
O funk surgiu como uma “mescla” entre os estilos R&B, jazz e soul. No início, o estilo era considerado indecente, pois a palavra “funk” tinha conotações sexuais na língua inglesa. O funk acabou incorporando a característica, tem uma música com um ritmo mais lento e dançante, sexy, solto, com frases repetidas.5 dicas de mixagem de FUNK para DJ na DDJ 400 (Rio / SP)
O que quer dizer a palavra funk?
Significado de funk em inglêsa style of music, usually for dancing to, with a strong rhythm based on jazz and a tune that repeats: James Brown is the master of funk.
O que o funk transmite?
O Funk é um estilo muito em alta atualmente, ele abrange várias temáticas, porém geralmente transmitem sentimentos de descontração, por isso é tão popular. O Pagode, apesar de ser igualmente descontraído, ele tende a retratar os assuntos amorosos, seja de decepção ou de alegria.Por que o funk é cultura?
Resumo. O funk é hoje considerado uma das maiores manifestações culturais de massa do Brasil e está diretamente relacionado aos estilos de vida e experiências da juventude oriunda de favelas, portanto ele reflete a vida cotidiana em morros e comunidades do Rio de Janeiro.Quem inventou o funk?
Fernando Luís Mattos da Matta, conhecido como DJ Marlboro, foi o principal responsável por fazer o gênero se tornar o que é hoje. Ele quem introduziu a bateria eletrônica no gênero musical, recurso esse que perdura até os dias atuais. No final da década de 1980, o DJ lança seu primeiro disco, intitulado “Funk Brasil”.Como a sociedade vê o funk?
Para as comunidades, o funk é uma maneira de expor as vivências do cotidiano. Ao mesmo tempo em que o funk é visto como uma forma de manifestação cultural, pode também ser responsável pela inserção dos jovens no meio artístico e no ativismo social.Qual o contexto do funk?
O início de tudoInspirado no soul, no jazz e no rhythm and blues (R&B), o funk americano surgiu entre o final da década de 1950 e início da década de 1960, representado por grandes nomes como Miles Davis e James Brown, no centro do movimento negro do país, e desde então, continuou em evolução.
O que o funk influência?
Nesse contexto, o funk, como produto cultural, determina o modo de ser jovem, reforça valores, envolve-o nas representações identitárias, ligadas a um desejo simultâneo de autoafirmação, de liberdade, de inclusão e de resistência.Quais temas o funk aborda?
O funk aborda os mais variados temas: orgulho e apologia ao tráfico de drogas, paixões juvenis, a rotina das baladas, injustiça social, frases de comando, obscenidades e incitação à violência...Quais são os costumes do funk?
Correntes de ouro, bonés, óculos estilo juliet e tênis compunham o visual dos funkeiros. E as letras sobre esse estilo, evidenciando coisas como as roupas de marca e os cordões de ouro super caros, ficaram conhecidos como “funk ostentação”.Quais são as principais características do funk?
De fato, as características desse estilo musical são: ritmo sincopado, a densa linha de baixo, uma seção de metais forte e rítmica, além de uma percussão (batida) marcante e dançante.Por que o funk é bom?
O funk nos ajuda na tarefa de reconceituação da noção de estética, permitindo defender seus usos transculturais, a despeito de sua associação com a estética ocidental (Ingold, 1994), que por tanto tempo reinou sozinha, impávida, dizendo o que era o certo, o belo e o bom.Quais os pontos positivos do funk?
O funk é uma forma de introduzir temas como empoderamento feminino, liberdade e desigualdade. Também de falar de duras realidades com outras perspectivas, com novos olhares e novas formas de lidar.O que é a cultura do funk?
O funk é um estilo musical brasileiro, criado no ano de 1970 e até então, ele é consumido por diversas classes sociais, desde bailes de favela até festas de luxo. O funk tem raízes das músicas negras norte americanas, que desde sempre mostra a sua força e resistência!Por que o funk é alvo de discriminação?
Tal segmento do funk, modernamente também conhecido como “Trap” trata de questões como a violência, a desigualdade, o racismo, o preconceito e a política. Letras mais fortes e com ritmos mais agressivos vem com o intuito de fazer o ouvinte não apenas curtir o som mas principalmente refletir sobre a realidade social.Por que o funk faz tanto sucesso?
O segredo do sucesso do funk“O funk é muito popular entre os jovens e isso acontece pois ele consegue fazer algo que é muito difícil, trazer uma identificação cultural que faz com que os ouvintes se sintam participantes do movimento ao mesmo tempo em que se mantém atual e se une às tendências musicais”.