Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa.
Qualidade é o valor percebido pelos clientes, que possuem requisitos e necessidades diferentes. Influenciados pelo que o seu cliente/público alvo procura e deseja, e interfere de forma decisiva na competividade e aumento da produtividade das empresas.
Simplificando, a qualidade trata-se de atender às necessidades do cliente. Um sistema de gestão da qualidade inclui todas as atividades da gestão global que determinam a política de qualidade, objetivos e responsabilidades, além de sua implementação.
O objetivo da qualidade está relacionado ao fato de onde se quer chegar e o que deseja-se alcançar, por isso, devem ser mensuráveis. Mensuráveis quer dizer que o objetivo deve possuir metas concretas, que podem ser medidas.
São eles: foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo, melhoria, tomada de decisão baseada em evidência e gestão de relacionamento.
A qualidade de projeto pode ser considerada um conjunto de três aspectos que se desenvolvem ao longo do processo de definição do produto: a qualidade da pesquisa de mercado, a qualidade da concepção do produto e a qualidade das especificações.
Para conseguir construir esses pilares é necessário desenvolver métodos, técnicas e ferramentas para melhorar seus resultados visando sempre a Qualidade Total.
Qualidade diz respeito ao cumprimento de requisitos de um processo, produto ou serviço. Empresas precisam estar atentas ao nível de qualidade se quiserem se manter competitivas e satisfazer seus clientes. A qualidade é um conceito comum para empresas de todos os ramos.
As qualidades são os bons aspectos que uma pessoa possui em sua personalidade e atitudes. Em oposto aos defeitos, as qualidades das pessoas são os pontos de sua personalidade que são apreciados, por seguir os bons valores e princípios, além de manter o bom relacionamento com o próximo.
O conceito de qualidade pode ser definido como a totalidade de características de um produto ou serviço que possuem a capacidade de satisfazer uma certa necessidade de um determinado cliente.
Um serviço de qualidade, portanto, deve ser associado a um preço justo, para o negócio e para o cliente, gerando a percepção dos benefícios que ele irá trazer aos clientes.
A moderna gestão de qualidade contempla princípios básicos de satisfação dos clientes, prevenção ao invés de inspeção, responsabilidade da gerência, melhoria contínua e processos alocados dentro de fases. É preciso entender que todo sistema produz exatamente os resultados para os quais está programado para produzir.
O gerente de qualidade é o profissional cuja principal função é definir a diretriz do setor de gestão da qualidade e segurança. Assim, ele atua principalmente na coordenação da equipe, gerindo todos os processos de qualidade.
Gestão da Qualidade é um conjunto de estratégias e ações que as empresas adotam de forma coordenada e sistematizada com o objetivo de melhorar de forma contínua seus produtos e processos.
O setor de qualidade de uma empresa conta com uma grande quantidade de atribuições. Estabelecer padrões de produção, checar o que está sendo realizado e corrigir falhas são alguns exemplos disso. Exatamente por isso, ele contribui de diversas formas com o sucesso da empresa.
As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.
O setor da qualidade possui um papel fundamental em uma indústria, garantindo a satisfação dos clientes e a conformidade dos produtos, unidade central da existência de uma indústria.
Qual é a importância da gestão da qualidade para uma empresa? A gestão de qualidade é importante para organizar e padronizar os processos de produção ou execução do produto ou serviço, além de manter a alta performance no atendimento, o que gera satisfação e fidelização do cliente e destaque no mercado.