Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira. Além de amaciar, essa mistura também deixa a carne com um ótimo tempero!
Elegrande aliado na missão de amaciar a carne. Sua acidez contribui para a quebra das fibras da carne. Para usar o vinagre como amaciante, faça uma marinada com vinagre, azeite, alho, sal e pimenta. Deixe a carne imersa nessa mistura por, pelo menos, uma hora.
Para isso, basta misturar uma quantidade adequada de água, vinagre e/ou suco de limão, azeite, temperos, ervas e especiarias de sua preferência. Deixe a carne descansar no sumo por no mínimo 30 minutos. Além de amaciar a carne, a marinada deixa o seu preparo ainda mais saboroso.
Para deixar a carne mais macia e suculenta, aposte nos temperos! Faça uma misturinha com ervas aromáticas, alho, óleo, vinagre, sal e especiarias de sua preferência e unte a peça. Deixe a carne descansar por pelo menos 1 hora antes de cozinhá-la de acordo com a receita.
Sim, o vinagre amacia carne por causa do ácido acético, substância com alta capacidade para “romper” a ligação das fibras. Essa reação química, por sua vez, é conhecida pelo processo de desnaturação das fibras da carne.
E quem pensa que a única função do vinagre na cozinha é temperar salada, se engana e muito! Ele também é ótimo para temperar carne vermelha, frango e porco. No caso de peixes e frutos do mar, é preciso ter cuidado na quantidade, já que eles absorvem os temperos muito mais rápido.
Esse ingrediente, por ser mais ácido, é capaz de atuar sobre as ligações proteicas da carne, melhorando a sua textura. Inclusive, você já pode preparar a marinada com outros temperos de sua preferência, como azeite, alho, cebola e ervas finas.
Existem muitas maneiras de amaciar a carne dura antes de cozinhá-la, que incluem triturar, bater, ou mergulhar em uma marinada e polvilhar tudo com um amaciador de carne em pó. Todos esses métodos têm o mesmo objetivo em mente: quebrar as fibras musculares densas e resistentes e a proteína que as une.
Quais são as formas de amaciar a carne? É possível amaciar a carne com suco da casca de abacaxi, limão e vinagre, mamão, cerveja, bicarbonato de sódio, leite, entre outras formas.
Qual o melhor amaciante de carne? A melhor opção é o amaciante natural que, por causa do alto nível de enzima das frutas, nutre a carne de maneira integral, deixando a peça mais suculenta e macia.
Outro item que também te ajuda muito a amaciar a carne é o bicarbonato de sódio. Despeje um pouco na peça que irá para a churrasqueira e deixe descansando por aproximadamente 2 horas. Depois do tempo de descanso lave a carne brevemente em água corrente para tirar o excesso de bicarbonato.
A acidez presente nessa bebida, aliada ao açúcar, desempenha um papel crucial na quebra das fibras da carne, resultando em uma textura mais macia. Ao deixar a carne marinar no refrigerante por aproximadamente 10 minutos, o processo confere à carne maciez, sem comprometer seu sabor natural.
Para preparar o amaciante de carne caseiro, vamos utilizar o suco de uma fruta muito comum: o abacaxi. Ela ajuda a deixar a carne mais macia porque é rica em bromelina, uma enzima que quebra as proteínas das fibras musculares e do tecido conjuntivo da carne, deixando o alimento mais fácil de mastigar.
Assim, para amaciar a carne numa vasilha, adicione-a e salpique bicarbonato de sódio dos dois lados. Para cada 500g de carne, utilize 1 colher de sopa desse elemento químico.
Coloque o pedaço de carne em uma travessa, adicione vinagre de vinho e azeite de oliva, feche com plástico filme e deixe descansar na geladeira por 2h. Depois, é só temperar e cozinhar normalmente. Além de amaciar, o sabor fica incrível!
O processo para utilizar as opções naturais, também conhecidas como amaciantes caseiros, é bem simples. Basta bater as frutas com um pouco de água no liquidificador e, em seguida, deixar a proteína imersa nesse líquido por alguns minutos, ou até mesmo, horas.
Deixe a carne descansar: Após cozinhar a carne, deixe-a descansar por alguns minutos antes de cortar. Isso permite que os sucos se redistribuam pela carne, deixando-a mais macia e suculenta. Corte a carne contra as fibras: Ao servir a carne, corte-a contra as fibras musculares.
O abacaxi é uma fruta deliciosa que possui uma enzima chamada bromelina, que é conhecida por sua capacidade de quebrar as fibras da carne, tornando-a mais macia. Outra opção natural para amaciar carnes é o mamão papaia.
O bicarbonato de sódio possui propriedades que desintegram as estruturas fibrosas da carne, deixando-as muito mais macias. Outra vantagem de usar o ingrediente para essa finalidade é que ele retém a umidade da peça, evitando que a carne fique seca depois do cozimento.
Para usar os amaciantes naturais em casa, basta usar as frutas que contêm a enzimas. Por exemplo, dá para fazer um amaciante batendo 1/2 mamão papaia verde com temperos. A mistura vai formar um creme espesso que você aplica em 1 kg de carne de segunda e a deixa marinando por, no máximo, 10 minutos.
O que fazer para amaciar a carne depois de pronta?
O que fazer com a carne que ficou seca? Se a carne ficou seca após o cozimento, você pode tentar: Cozinhá-la em molho: Adicione a carne a um molho ou guisado para hidratar e amaciar.
“Na verdade, o limão, quando usado no tempero, amacia a carne, mas se marinar por muito tempo, pode deixar a carne dura. Isso porque a acidez faz a carne perder água e desidratar”, diz.