Sem contar que a sujeira atrai insetos, baratas e ratos. Por isso nunca jogue o óleo de cozinha em ralos, pias ou no solo. O correto é guardar o óleo usado em garrafas de refrigerante (PET) e fazer o descarte em locais próprios para a coleta.
Qual a forma correta de descartar o óleo de cozinha?
Descarte correto
Para eliminar os efeitos do descarte incorreto, o óleo de cozinha deve ser armazenado em um recipiente com tampa, como uma garrafa PET ou uma embalagem de vidro, para somente depois ser destinado à coleta seletiva. Atualmente, o resíduo é reaproveitado na produção de sabão e de biodiesel.
Depois de usar o óleo de cozinha na fritura, passe a armazená-lo em garrafas PET até juntar algumas garrafas. Depois disso, busque por instituições ou empresas que prestam coleta seletiva para que esse material seja descartado corretamente e utilizado para produção de biodiesel, tintas a óleo e até sabão. Viu só?!
O óleo, quando entra no processo de decomposição, libera gás metano e causa mau cheiro, agravando ainda mais o problema do aquecimento global. O SAAE recomenda que o óleo doméstico não seja jogado nos ralos e vasos sanitários dos imóveis. O melhor jeito de armazenar óleos e gorduras usados é mesmo em garrafas pet.
O que pode ser feito com o óleo de cozinha usado e descartado corretamente?
O ideal é, inicialmente, resfriar o material, filtrá-lo, colocá-lo em uma garrafa PET e encaminhá-lo ao descarte correto. Procure saber com a prefeitura de sua cidade a respeito dos pontos de coleta próximos a sua casa. Outra opção é reciclar o material.
Utilidade Pública: Como Descartar Óleo de Cozinha | TV Gazeta (15/03/2022)
Como se livrar de óleo usado?
Junte o máximo de óleo que conseguir e coloque-o em um recipiente com tampa — uma garrafa PET, por exemplo. Procure o ponto de coleta mais próximo, caso contrário, coloque a garrafa junto do lixo para ser coletado. Assim, os riscos de contaminação dos solos e dos recursos hídricos são reduzidos.
A resposta é simples: ele deve ser armazenado em um recipiente com tampa. Você pode optar por uma garrafa PET ou uma embalagem de vidro. Outra questão que pode surgir é onde descartar óleo de cozinha usado. Quando não mais servir para cozinhar, o destino deve ser a coleta seletiva do seu município.
O óleo de cozinha não pode ser jogado fora na rede de esgoto, em primeiro lugar, porque a substância é altamente poluente. Segundo uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o máximo de óleo vegetal que se pode descartar em um corpo d'água é 50 mg (cerca de 0,05 ml) por litro de água.
Com o tempo, o óleo pode formar placas e grudar no encanamento. Isso pode causar entupimento e acúmulo de sujeira. O óleo causa danos ao meio ambiente. Como ele fica na superfície da água, parte da luz é bloqueada e a quantidade de gases que entra e sai da água é alterada.
Lembre-se que 50 mg de óleo de cozinha provocam a poluição de mais de 25 mil litros de água. Mesmo que você utilize uma pequena quantidade de óleo de cozinha, é importante armazenar na garrafa PET, e não descartá-lo na pia, ralo ou bueiro.
Deixe o óleo esfriar, depois despeje toda a gordura em um recipiente que pode ser jogado fora. Quando estiver cheio, coloque-o em um saco plástico para evitar vazamentos e jogue-o no lixo orgânico.
2) Destinar as garrafas à Coleta Seletiva (Lixo que não é Lixo); 3) Armazéns da Família que participam do programa de coleta de óleo de cozinha; 4) Lojas Condor.
O que as empresas fazem com o óleo de cozinha usado?
Realizam a destinação ambientalmente adequada do óleo de cozinha usado, encaminhando-o para as recicladoras que transformam em biodiesel, a destinação ambiental mais nobre, além do seu uso na fabricação de tintas, vernizes e sabão, garantindo um novo recomeço para esse produto pós-consumo e evitando impactos negativos ...
Ainda há muitas dúvidas em relação ao descarte correto do óleo de cozinha após o seu uso, porém a solução é muito simples. Basta guardar os resíduos em recipientes apropriados e levar a um posto de coleta mais próximo da sua casa. Um litro de óleo descartado de forma incorreta pode contaminar até 25 mil litros de água.
A reciclagem pode transformar o óleo em resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, produtos de agropecuária e biodiesel. Cerca de 80% do óleo de cozinha usado é convertido em biodiesel. O biodiesel é uma alternativa de combustível que agride menos o meio ambiente.
Após cada fritura, você pode coar o óleo e mantê-lo em um pote de vidro. Em alguns casos, a lixeira é a única opção disponível para se livrar do óleo de cozinha.
Como descartar de forma correta o óleo de cozinha?
Sem contar que a sujeira atrai insetos, baratas e ratos. Por isso nunca jogue o óleo de cozinha em ralos, pias ou no solo. O correto é guardar o óleo usado em garrafas de refrigerante (PET) e fazer o descarte em locais próprios para a coleta.
Quando descartado na no ralo, privada ou quintal, o óleo pode contaminar o solo, os rios, mares e represas. Para se ter uma ideia, é necessário apenas 1 litro de óleo para contaminar 25 mil litros de água, de acordo com a Sabesp.
Essa reciclagem do óleo de cozinha usado pode ser feita em casa mesmo ou podemos levá-lo para postos de coleta que os destinarão a associações e empresas que farão a sua reciclagem. Em casa, podemos fazer essa reciclagem por meio da fabricação de sabão.
Para eliminar os efeitos do descarte incorreto, o óleo de cozinha deve ser armazenado em um recipiente com tampa, como uma garrafa PET ou uma embalagem de vidro, para somente depois ser destinado à coleta seletiva. Atualmente, o resíduo é reaproveitado na produção de sabão e de biodiesel.
Pode jogar óleo na pia? Não, o ideal é sempre evitar descartar óleo na pia, principalmente quente. Além de danificar seriamente sua tubulação e seus canos, você atrai bichos e insetos e tem maiores chances de destruir o meio ambiente.
O que devo fazer? Verifique se os alimentos estão secos antes de iniciar a fritura. Se não estiverem, retire o excesso de água e gelo com muito cuidado agitando o alimento a ser frito até que ele fique seco.
Sim, pode parecer a opção mais fácil, mas é apenas uma das piores maneiras de descartar o óleo de cozinha. Há três coisas que você nunca deve fazer com óleos de cozinha: despejar na pia; jogar no vaso sanitário e colocar diretamente no lixo.
Qual a forma correta de descarte de óleo lubrificante?
Ele deve ser entregue ao respectivo revendedor ou coletador para que o óleo contaminado possa ter o destino adequado. Caso haja lubrificante em sua casa leve até uma oficina ou centro automotivo que estes revendedores podem receber este óleo.