Medicamentos podem ser descartados em qualquer posto de saúde. Já os veterinários, venenos e inseticidas devem ser levados para o departamento de Controle de Zoonoses.
No caso de ingestão, a melhor forma consiste em fazer lavagem gástrica no hospital; No caso de inalação, deve-se tentar remover a vítima do ambiente contaminado para um local seguro e bem ventilado, tendo o cuidado do socorrista também estar seguro e não inalar a substância tóxica.
Em caso de intoxicação, ligue para o Disque-Intoxicação: 0800-722-6001. A ligação é gratuita em todo território nacional e você será atendido e orientado por um profissional de saúde especializado.
Os resíduos de raticidas devem ser acondicionados separadamente das embalagens vazias, identificados e retornados através programa de logística reversa devendo ser devolvidos aos estabelecimentos onde foram adquiridos ou em postos/centrais de recebimento.
Apesar de proibido, chumbinho é responsável por muitas mortes no Brasil
Onde jogar fora chumbinho?
Medicamentos podem ser descartados em qualquer posto de saúde. Já os veterinários, venenos e inseticidas devem ser levados para o departamento de Controle de Zoonoses.
Leve as embalagens até postos de reciclagem especializados. Além de cooperativas de coleta seletiva, redes de supermercado possuem estações que dão o destino correto para esse tipo de lixo.
O chumbinho possui uma ação quase imediata e mata rapidamente, enquanto os venenos anticoagulantes podem levar algumas horas e até dias para levarem ao quadro de intoxicação e morte.
Os sintomas típicos de intoxicação por 'chumbinho' são as manifestações de síndrome colinérgica e ocorrem em geral em menos de 1 h após a ingestão, incluindo náuseas, vômito, sudorese, sialorréia (salivação excessiva), borramento visual, miose (contração da pupila), hipersecreção brônquica, dor abdominal, diarréia, ...
O descarte das embalagens de agrotóxicos limpas e prontas para devolução deve ser feito em postos de recebimento indicados pelo revendedor no corpo da nota fiscal.
No hospital, se for confirmada a intoxicação por chumbinho, a equipe médica poderá fazer uma lavagem gástrica, usar soro para eliminar o veneno do corpo mais rápido, e remédios contra hemorragia, convulsões e carvão ativado para evitar a absorção das substâncias tóxicas que ainda estão no estômago.
Se eu tocar no chumbinho e logo após lavar as mãos corro risco de envenenamento? Jamais manipule qualquer tóxico sem os equipamentos de proteção e segurança adequados. Nossa pele tem alto poder de absorção.
O comércio, distribuição, embalagem, fracionamento e fabricação de “chumbinho” caracterizam-se como infração sanitária por violar a Lei Federal nº 6360/1976, a Lei Estadual nº13.
Coloque o veneno em locais de passagem e abrigo dos roedores, como cantos escuros e paredes, longe de alimentos e protegido da umidade. Cada raticida deve ficar a, no máximo, 1,5m de distância um do outro. Substitua as iscas mata ratos a cada 7 dias, caso verifique que elas foram consumidas.
Pessoas ou animais que ingerem o chumbinho sentem fortes dores, anseiam vômitos e também perdem o sistema imunológico, além de prejudicar células e tecidos. Estudos comprovam que seu uso como raticida não é eficiente. Apesar do rato, após comer o veneno, morrer bem próximo ao alimento envenenado.
Os músculos da face se contraem, há manifestação de tremores, fraqueza e, depois, paralisia. Podem ocorrer convulsões, desencadeando em insuficiência respiratória e morte, em diversos casos. Percebe, assim, o sofrimento que um indivíduo intoxicado se submete.
O chumbinho causa danos aos sistemas nervoso, respiratório, cardiovascular e digestivo. Após a ingestão, os batimentos cardíacos diminuem e o paciente sente dor abdominal, distúrbios neurológicos e dificuldade de respirar. A contaminação pode ocorrer após respiração ou contato com a pele.
Níveis muito elevados de chumbo no sangue podem causar alterações de personalidade, dores de cabeça, perda de sensibilidade, fraqueza, um sabor metálico no sangue, instabilidade na locomoção, problemas digestivos e anemia. O diagnóstico baseia-se nos sintomas e em um exame de sangue.
Ele age no sistema nervoso, aumentando a produção de secreções, levando a dificuldade respiratória, diarreia, vômitos, salivação, tremores musculares, contração da pupila, bradicardia, broncoespasmo (fechamento de vias aéreas), convulsões, alteração de estado mental, depressão respiratória e morte.
Podemos ter desde uma simples irritação até mesmo intoxicações que podem levar à morte. Irritação dos olhos, nariz, garganta, pulmões ou pele, geralmente causada por produtos que se apresentam na forma de gases ou vapores, como os vapores de ácidos, amoníacos, solventes (removedores), cimento, poeiras, etc. Asfixia.
Estes venenos são anticoagulantes, absorvidos por via oral (ingestão) e atuam na corrente sanguínea do roedor. Para isso, eles inibem as enzimas da vitamina K responsáveis pelo ato de coagulação. Eles geralmente matam o roedor devido ao sangramento abundante espontâneo dentro de 2 a 4 dias após a ingestão.
Os líquidos perigosos devem ser descartados em sua embalagem original, ou em galões de plástico rígido e resistente, devendo sua tampa estar totalmente vedada.
O passo a passo – As latas de alumínio devem ser separadas do lixo comum, no lixo seco/reciclável ou no cesto destinado a metais (quando houver), separado do orgânico. Depois, é preciso esvaziar o conteúdo não ingerido e amassar as latinhas para facilitar o transporte.