Na verdade, você vai despachar. aquele material que foi utilizado na oferenda, a bebida, a água, a champanhe, o marafo, a pinga, o whisky que seja, você vai apanhar e despachar na água corrente, na pia mesmo da sua casa.
Coloque os pãezinhos de mel em um prato de papelão com a figa ao centro. Acender as velas e pedir a Cosme e Damião que mantenham o dinheiro em sua carteira todo o ano. Quando as velas terminarem de queimar colocar a figa na carteira e só retirar no ano seguinte.
Para isso, o alguidar pode ser substituído por uma folha de mamona”, explica Pai Nilton D'Ogum. “A folha é uma coisa da natureza, como você tá entregando na terra, então não tem problema nenhum, a entidade não vai comer a louça”, completa Karla.
Dependendo do horário que você depositou a oferenda. cê só vai conseguir retirá la no dia seguinte. Não há problema. No dia seguinte você faz todo esse ritual. de fazer o despacho, como disse a irmã, jogar fora.
Embaixo de uma árvore, deixar na natureza o melhor local. Se você prefere deixar em casa você pode deixar assim, porém a sua casa, ela tem que estar preparada para receber sua oferenda, tá. a energia de Erê, energia da invejada, é uma energia muito boa, muito bonita. e ela merece ser respeitada.
na encruzilhada ou no cemitério. Por exemplo, as pessoas que limpam as ruas. ou as pessoas que limpam o cemitério. vão apanhar aquilo ali de qualquer jeito, vão jogar no lixo misturado com todos os outros lixo, com todas as outras coisas que estão dentro da caçamba.
O mesmo pode-se dizer dos doces de Cosme e Damião: não trazem em si nenhum bem nem mal; não há neles nenhuma “mágica” benéfica ou maldição. Portanto, tanto faz comê-los ou não! Mas São Paulo bem sabia que nem todos os cristãos tinham o mesmo nível de conhecimento.
Nos rituais, os erês costumam se comportar como crianças que desconhecem os padrões de comportamento vigentes. Fazem perguntas inapropriadas, pedem doces e se expressam com a dificuldade típica de uma criança que ainda aprende a falar. Simbolicamente, os erês representam a pureza e a inocência de espírito.
A melhor forma pra saber se uma oferenda foi aceita. é através do jogo de obi e de urubu. Ali você consegue o contato direto com o orixá, você faz o jogo, sai as caídas. e lá vai mostrar se tá tudo certo ou se não.
As grandes oferendas são, geralmente, compostas por comidas salgadas, vários animais e outros quitutes e os doces aparecem como um elemento extra, algo que é além do pedido, que ultrapassa a obrigação e reforça os afetos e a crença com e nos orixás.
e. não ataque direcionado a você moça, mas é muito importante. Você só não pode comer o. o que é a entrega do Erê, o resto que tem na mesa. bolo, doce.
Depois de realizar a oferenda, rezar e fazer seus pedidos oferecendo a Exú, acenda uma vela branca e quando a vela apagar o ideal é que você leve em uma encruzilhada e deixe lá, ou então nos pés de uma árvore frutífera bem bonita em alguma praça, aconselho que deixe lá apenas o que for orgânico e o restante você deve ...
É possível levar sua oferenda no meio do mar através de um barco, deixar os presentes na colônia dos pescadores, para depois serem entregues em alto-mar, coloca-las à beira d'água ou joga-las na mesma.
Oferendas: as oferendas a Exú devem ser realizadas em encruzilhadas, ou seja, em cruzamentos de ruas ou lugares semelhantes. Isso porque estes lugares representam a conexão entre dois pontos diferentes. Cores: vermelho e preto são as cores que representam essa entidade e devem ser usadas em seus trabalhos.
No caso de Ebó, usa-se dizer levar o carrego do Ebó, cujo local deverá ser designado pelo jogo de búzios no mar, rio, mata etc. É um procedimento que não é exclusivo das classes mais baixas, tendo esse expediente sido usado por políticos de renome.
Não existe perigo de atrair espíritos inferiores ao acender velas em casa, pois estes não têm força para permanecerem no ambiente, a menos que sejam invocados. Pense bem: imagine a quantidade de espíritos que circulariam no seu lar, cada vez que sua energia fosse interrompida; ela seria inabitável.
Nos ajuda a recordarmos da infância, pois eles gostam de guloseimas, refrigerantes, brinquedos de criança e adoram fazer traquinagens. É muito comum pedir aos Erês ajuda aos filhos e resolução de problemas, mas nunca pedir o mal, pois eles não atendem esses pedidos.