A placa de petri com materia orgânica (contaminada, com bactérias) como voce comenta, deve sim, antes de seu descarte no lixo infectante passar por descontaminação (ou desinfecção) na autoclave.
Como deve ser feito o descarte de material biológico?
O item que deve ser jogado fora é colocado antes dentro dos sacos e submetidos ao processo de autoclavação para prévia inativação microbiana. Após este processo o saco com os produtos devem ser colocados em sacos de lixo especiais para lixo infectante (saco branco).
A Placa de Petri é um recipiente plano e geralmente redondo que é usado na microbiologia para crescer ou cultivar bactérias e outros microorganismos. As placas são feitas de vidro ou plástico e geralmente têm um diâmetro de 9 a 10 cm.
Portanto, garanta que as placas de petri estejam limpas e desinfetadas antes de utilizadas. Para limpeza, pode-se utilizar água e sabão ou álcool 70%, bem como para a desinfecção, pode-se utilizar glutaraldeído ou formaldeído.
-Armazenar as placas de Petri no refrigerador impede que a água dentro das placas evapore (bactérias necessitam de um ambiente úmido para crescer). Ele também permite que a superfície do ágar endureça um pouco, o que impede qualquer rompimento quando transferir suas amostras de bactérias.
Qual a cor do saco de lixo para resíduos biológicos?
Os sacos de lixo biológico, que abrigam resíduos de natureza biológica que não apresentam riscos específicos, costumam ser identificados pela cor azul. Essa tonalidade permite uma distinção rápida e eficiente, contribuindo para práticas seguras de descarte e facilitando a coleta e tratamento adequado desses resíduos.
As sobras de amostras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos, podem ser descartadas diretamente no sistema de coleta de esgotos, desde que atendam respectivamente as diretrizes estabelecidas pelos órgãos ambientais, gestores de recursos hídricos e de saneamento competentes.
Se possível, coloque os perfuro-cortantes dentro de um recipiente resistente: Garrafas PET vazias, caixas de leite, latas e até caixa de papelão podem ser utilizados como forma de proteção.
Já os resíduos perfurocortantes com risco químico, como aqueles materiais contaminados por quimioterápicos, antirretrovirais, hormonais dentre outros, são acondicionados em caixas na cor laranja com símbolo de risco tóxico. “Esses são recolhidos da unidade geradora e encaminhados direto para o abrigo final diariamente.
estabelecimento para estabelecimentos próximos, como unidades básicas de saúde, consultórios médicos, consultórios odontológicos e farmácias, como local de armazenamento intermediário.
Como deve ser feito o descarte de materiais perfurocortantes?
Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes de paredes rígidas, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, resistentes ao processo de esterilização, com tampa, devidamente identificados com o símbolo ...
O melhor método geral para esterilizar culturas é autoclavar a 121º C pôr 30 minutos (Pressão de 15 libras/pol²). após autoclavação é necessário acondicionar em "descartex" pois as placas são de vidro e torna-se perfurocortante!.
Deve ser descartado em caixa laranja resíduos perfurocortantes contaminados com produto químico perigoso como ponteiras, seringas, lâminas e vidro quebrado.
É um material 100% virgem. O saco plástico para lixo infectante é encontrado, geralmente, na cor branca e deverá seguir todas as recomendações sugeridas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Feitos com plástico de alta qualidade e fundo reforçado, trazem toda a força e resistência que você precisa para o seu dia a dia. Composição: Polietileno de alta densidade, polietileno de baixa densidade linear e pigmento azul.
Sacos para lixo com fundo super reforçado, o que garante mais resistência e segurança. Com aprovação padrão Inmetro, são resistentes aolevantamento, à queda livre, à estanqueidade e perfuração estática.
SACO BRANCO (LIXO BIOLÓGICO) - algodão, gaze, luva, seringa (sem agulha) ou qualquer outro material que contenha sangue ou fluidos corpóreos, curativos, resíduos de cirurgias, moldagens e kits para exames.
· Colocar as placas de petri descartáveis em sacos para autoclavagem. · Autoclavar por 25 minutos e desprezar em local apropriado. · Retirar do álcool. · Colocar em água sanitária 70% por 3 horas.
-Dimensões Precisas: Medindo 90x15mm, oferece uma área generosa de crescimento de 57.5 cm², proporcionando um espaço amplo e adequado para o desenvolvimento de culturas.
Armazenar entre 10-30ºC, em ambiente seco, em sua embalagem original bem fechada. Utilizar antes da data de validade informada no rótulo ou até que a evidência de sinais de deterioração ou contaminação sejam evidentes. Descarte: Não descartar em esgotos e lixos domésticos.