Alguns medicamentos, antes da incineração precisam de neutralização, por isso é fundamental mantê-los na embalagem. Como descartar os medicamentos líquidos ou manipulados? No caso de líquidos ou cápsulas manipuladas, devemos mantê-los no frasco de vidro ou plástico.
Onde e como descartar remédios e medicamentos vencidos de forma correta? Farmácias de várias cidades oferecem pontos de coleta para remédios sem uso. Alguns postos de saúde também oferecem pontos de coleta. Remédios vencidos, suas embalagens, frascos e cartelas de comprimidos devem ser separados do lixo comum.
Quanto tempo o remédio manipulado pode ficar fora da geladeira?
Ele pode ficar fora da geladeira por algumas horas ou dias? Assim que receber seus medicamentos, retire-os do isopor e coloque-os na geladeira. Os produtos mantêm sua eficácia e estabilidade por um período de até 15 dias antes de abertos. Portanto, podem ficar algumas horas ou dias fora da refrigeração.
Diversas drogarias, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e até supermercados realizam a coleta adequada de medicamentos vencidos, frascos, além de materiais cortantes e pontiagudos.
Também não devem ser descartados ou diluídos na pia ou vaso sanitário, pois eles podem contaminar as águas, já que o processamento da água de esgoto não consegue destruir vários dos componentes desses medicamentos.
O grupo alerta que as pessoas frequentemente fazem o descarte de remédios no vaso sanitário, na pia ou no lixo comum. Sendo que o sistema de saneamento básico não está preparado para filtrar esses tipos de substâncias, o que leva à contaminação de lençóis freáticos.
Os medicamentos não devem ser levados de qualquer maneira pela população às UBSs ou às farmácias. O ideal é que os produtos sejam mantidos nas embalagens originais, como as populares cartelas de comprimido, por exemplo.
Muitas farmácias fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos, frascos e materiais cortantes e pontiagudos, assim como várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) e supermercados.
A prática de jogar medicamentos em desuso no lixo ou na descarga de casa pode gerar danos aos solos e aos mares. Uma vez descartado no lixo comum, o medicamento pode soltar substâncias químicas nocivas aos solos, afetando também os animais ou qualquer pessoa que entre em contato com o local afetado.
Uma portaria de 2020 do Governo Federal regulamenta o descarte correto de medicamentos: drogarias e farmácias terão de disponibilizar e manter, em seus estabelecimentos, pelo menos um ponto fixo de recebimento a cada 10 mil habitantes.
Outra desvantagem dos medicamentos manipulados se refere ao prazo de validade. Diferentemente dos industrializados, a janela de vencimento é mais curta. Sendo assim, a depender da duração do tratamento, o paciente pode acabar tendo que desembolsar um valor maior para mandar fazer novas doses.
O medicamento manipulado é produzido de forma personalizada, ou seja, para atender a uma necessidade particular de um paciente e para uso imediato. Por isso, não se atribui a ele um prazo de validade e sim uma data limite para o uso (prazo de uso), que pode variar de alguns dias até poucos meses.
O consumo de medicamentos vencidos não é aconselhável. Pode ser perigoso ou menos efetivo, pois suas características físico-químicas podem estar alteradas. Tomar medicamentos fora de validade, como antibióticos, pode levar a doenças mais graves e também ao aumento de resistência das bactérias.
Quais são os impactos do descarte incorreto de medicamentos?
Alguns medicamentos podem contaminar água e solo, afetando a vida selvagem e a cadeia alimentar. Além disso, o descarte inadequado de medicamentos pode permitir que substâncias perigosas sejam consumidas ou entrem em contato com a pele, o que pode ser perigoso para a saúde humana.
Desde 2020, com o Decreto n.º 10.388, o Governo Federal regulamenta que o descarte correto de medicamentos deve ser feito em farmácias e drogarias com pontos de coleta para logística reversa.
Como deve ser realizado o descarte correto dos medicamentos?
O descarte de medicamentos deve ser feito em locais adequados, evitando os riscos de contaminação do solo e da água, levando-se em consideração o preconizado na Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 222, de 28 de março de 2018 - Regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde e dá ...
Por que não podemos descartar medicamentos de qualquer jeito?
A orientação correta é não descartar o medicamento vencido ou em desuso no lixo comum ou no vaso sanitário, já que o material acaba alcançando o meio ambiente, o que pode causar a poluição do solo e das águas, comprometendo a qualidade de vida e a saúde da população.
O que é indicado fazer com os resíduos de medicamentos?
Conte para amigos e familiares que existem pontos de coleta como farmácias e drogarias espalhadas pela cidade que fazem o descarte ambientalmente correto dos medicamentos vencidos. Há também os postos de doação.
Outra forma de descartar seus suplementos é entrar em contato com o serviço de gestão de dejetos da sua localidade. A maioria coleta e descarta os suplementos e frascos para você.
De acordo com o Decreto nº 10.388/2020, o descarte correto de medicamentos pode ser realizado nos pontos de coleta, principalmente em drogarias e farmácias.
Você sabe o que fazer com remédios vencidos? A solução não é jogar esses medicamentos na pia, no lixo comum ou na privada, já que eles podem ser levados pelo encanamento e contaminar os lençóis freáticos. Aprenda com o dr. Drauzio como descartar remédios que não serão mais usados.
De modo geral, o consumidor final faz o descarte de medicamentos líquidos em pias e vasos sanitários e, de produtos sólidos, como comprimidos e cápsulas, no lixo doméstico. Bisnagas e frascos vazios ou com sobras são jogadas diretamente no lixo.