Entende-se por sociedade de consumo a era contemporânea do capitalismo em que o crescimento econômico e a geração de lucro e riqueza encontram-se predominantemente pautados no crescimento da atividade comercial e, consequentemente, do consumo.
A expressão Sociedade de Consumo designa uma sociedade característica do mundo desenvolvido, na qual a oferta geralmente excede a procura, os produtos são normalizados e os padrões de consumo massificados.
Sociedade de Consumo é um termo utilizado em economia e sociologia para designar o tipo de sociedade que se encontra em uma avançada etapa de desenvolvimento industrial capitalista e que se caracteriza pelo consumo massivo de bens e serviços, disponíveis graça a elevada produção dos mesmos.
O QUE É CONSUMISMO? O consumismo é a ação de comprar excessivamente e sem necessidade, sendo motivada por impulso ou desejo de comprar. Esse é considerado um comportamento destrutivo que impacta em diversos aspectos da vida cotidiana.
Como a sociedade de consumo pode ser definido como você está?
A sociedade de consumo pode ser definida como um modelo social e econômico onde tudo volta-se à aquisição de bens de consumo ou serviços, de modo que a vida e toda a economia gira em torno do consumo.
Entende-se por sociedade de consumo a era contemporânea do capitalismo em que o crescimento econômico e a geração de lucro e riqueza encontram-se predominantemente pautados no crescimento da atividade comercial e, consequentemente, do consumo.
A sociedade de consumo é um termo bastante utilizado para representar os avanços de produção do sistema capitalista, que se intensificaram ao longo do século XX notadamente nos Estados Unidos e que, posteriormente, espalharam-se – e ainda vem se espalhando – pelo mundo.
Hoje, o consumismo está presente em razão, dentre outros, da necessidade de participação de um grupo, de aceitação. A compra de bens supérfluos está ligada também, por exemplo, a aspectos de ansiedade. Muita gente, diante da ansiedade, pratica um ato de consumo.
Já o consumismo rompe essa relação de necessidade, o indivíduo está adquirindo algo que não precisa. O consumismo está veiculado ao gasto de produtos sem utilidade imediata, ou seja, supérfluos, como por exemplo: mais um sapato, um anel de ouro.
O consumismo define a relação de quebra entre a ação de comprar e a necessidade do que está sendo adquirido. Consumismo significa, basicamente, o ato de comprar muitas coisas que não são necessárias. Ouça o texto abaixo!
Consumo, em seu significado mais simples, é o ato de obter bens ou serviços por meio da compra, sendo necessária uma troca para isso acontecer. Essa “troca” acontece através do dinheiro. Traduzindo isso para o nosso cotidiano, o consumo envolve tudo: alimentação, higiene, energia, internet, serviços…
A expressão “sociedade de consumo” é usada por vários autores, dentre eles Baudrillard (2014), Bauman (2008), Debord (2003), Lipovetsky (2007) e Canclini (1997), para descrever as características destas sociedades, seu surgimento e suas transformações.
O conceito de sociedade de consumo é relacionado ao de economia de mercado, onde encontra o equilíbrio entre oferta e demanda por meio da circulação livre de pessoas, produtos e capitais, não havendo intervenção estatal e ao conceito de capitalismo.
A consequência econômica mais comum do consumismo é o endividamento. Motivado pelo impulso de comprar, o consumista não avalia a necessidade do produto, muito menos suas condições econômicas para comprá-lo. Desse modo, adquirem dívidas que comprometem o orçamento familiar.
Quais são os principais elementos que compõem a sociedade de consumo?
A sociedade de consumo, comumente é caracterizada, também por outros elementos como “socie- dade de consumidores”, “cultura de consumo”, “consumismo” e “cultura de consumidores”. Para Barbosa, estes termos não podem ser confundidos ou colocados na mesma esfera, mas pelo contrário é preciso diferenciá-los.
Uma sociedade de consumo se caracteriza pelas conexões entre as pessoas e seus hábitos, costumes e atitudes frente às demandas e necessidades do mercado. Ou seja, como os consumidores se comportam diante do processo natural de se relacionar com o mercado, seus desejos, necessidades e aspirações.
Uma pessoa pode ser considerada consumista quando dá preferência ao shopping a qualquer outro tipo de passeio, faz compras até que todo o limite de crédito que possui exceda, deixa de usar objetos comprados há algum tempo, não consegue sair do shopping sem comprar algo, se sente mal quando alguém usa um objeto mais ...
Trata-se de um modo de organização da sociedade que é amplamente marcado pelo desequilíbrio entre oferta e demanda. Mais precisamente esse desequilíbrio se apresenta como a oferta sendo muito maior que a demanda. Em uma economia estável, balanceada e utópica, haveria um equilíbrio perfeito entre produção e consumo.
O consumismo exagerado leva a outro grande problema praticamente universal: a destinação dos resíduos sólidos. Não apenas o Brasil sofre com a destinação dos resíduos, outros países subdesenvolvidos, e até mesmo desenvolvidos, também se deparam a situação.