O tímido. Já os tímidos temem o que o outro possa vir a dizer. “Eles têm vontade de socializar, mas não conseguem porque há um preocupação muito grande com a opinião e a reação do outro. É alguém que é inseguro e prefere ficar nos bastidores, não na linha de frente.
A timidez parece ser caracterizada por três eventos interiores: predisposição, forte consciência da reação de medo e a experiência de embaraço (vergonha). Para exemplificar, a reação de timidez implica que a pessoa tenha predisposição para sentir medo diante de novas experiências.
As características de uma pessoa tímida variam de acordo com o tipo de sua timidez. “O comportamento difere da pessoa que possui timidez situacional, crônica e proposital. Porém, em todas elas, é possível perceber a inibição e o desconforto ao relacionar-se com outros, que são as características mais comuns.
A timidez é uma emoção que afeta a forma como as pessoas sentem e se comportam face aos outros. A timidez pode significar que a pessoa se sente desconfortável, envergonhada, nervosa ou insegura. Às vezes, a timidez pode fazer as pessoas corar, ficar sem palavras ou mesmo tremer em situações sociais.
É alguém que é inseguro e prefere ficar nos bastidores, não na linha de frente. O medo de desaprovação do tímido chega a ser patológico, porque a pessoa pode desenvolver algum tipo de ansiedade, crise de pânico ou depressão em função disso”, afirma. No trabalho, o tímido será alguém bastante observador.
COMO AJUDAR UMA PESSOA TÍMIDA (com Minutos Psíquicos)
Qual a diferença entre vergonha e timidez?
Enquanto a timidez é um traço de personalidade desenvolvido com o tempo, a vergonha é uma emoção ligada à dificuldade de se expressar em determinadas situações. Em alguns casos também pode ser o sentimento gerado por uma ocasião embaraçosa.
Pessoas fechadas podem enxergar alguém que tenha disponibilidade emocional como “dramática” ou “intensa” — e frequentemente pode chamar sua atenção e duvidar de seus sentimentos. Na verdade, elas lutam muito para terem empatia.
A principal característica definidora da timidez é um medo do que as outras pessoas irão pensar do comportamento próprio, resultando em medo de fazer ou dizer o que quer que seja por temor de ser ridicularizada, humilhada, criticada ou rejeitada.
Esse tipo de pensamento existe porque tememos nos machucar ainda mais falando de nossos problemas como se evitando tocar no assunto fôssemos deixar de nos sentir para baixo.
Criança tímida e introvertida. Continua com a mesma personalidade e a ser bastante atenta e empenhada na realização de tarefas. Pouco comunicativa e participativa mas auxilia os colegas quando necessário. Esta criança demonstra constantemente ser portadora de muitos conhecimentos como no início do ano lectivo.
Uma criança ou adolescente tímido é mais calado e, frequentemente, reluta em participar de atividades em grupo. Quando é solicitado que apresente algo diante da turma, pode ficar nervoso e até apresentar sinais físicos, como tremores, rubor facial e falhas na voz.
São crianças quietinhas, que parecem até estar com um certo medo de experimentar a vida. Não cumprimentam as pessoas, demoram para conseguir brincar com outras crianças e, quando possível, se escondem atrás dos pais para evitar qualquer contato.
Já a timidez, explica a autora, "é o medo de que as pessoas nos julguem" em praticamente qualquer situação social. "Os tímidos ficam incomodados e angustiados em interações sociais, especialmente se estiverem com pessoas que não conhecem bem", afirma.
Quais são as características de uma pessoa tímida?
Vergonha: a pessoa tímida fica envergonhada com facilidade, por isso, procura evitar situações que despertem essa emoção; Necessidade de validação: necessidade de perguntar a opinião de indivíduos de confiança antes de tomar decisões; Medo de rejeição: uma das principais características da timidez.
Dessa forma, esse sentimento pode ser definido como um medo ou receio extremo quando nos deparamos com situações de exposição. Ou seja, quando sentimos o medo de sermos julgados pelas outras pessoas. Porém, existem certas pessoas que sofrem com esse sentimento constantemente.
A timidez pode ser causada por vários fatores, como o medo de não ser aceito, insegurança, habilidades sociais baixas (dificuldade de interagir, falar em público, iniciar e manter conversação...), perfeccionismo, enfim. Pode estar relacionada a ansiedade por conta das questões envolvidas (acima citadas).
Segundo psicólogos, a timidez na psicologia é definida como uma característica da personalidade, e isso implica que é uma tendência inerente à nossa maneira de ser e agir.
Qual a diferença de uma pessoa tímida para uma pessoa vergonhosa?
A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.
A timidez pode ser trabalhada em psicoterapia, através de uma processo de autopercepção que te ajuda a nomear seus pensamentos e emoções, para aí sim a mudança dos comportamentos que te atrapalham, entender a circularidade das relações também é um passo importante nesse processo de conhecimento.
Algumas formas para vencer a timidez, como evitar a autocrítica, filtrar as críticas recebidas e conhecer os pontos fortes, são estratégias que ajudam a aumentar a autoconfiança e a autoestima, e a diminuir os medos e as inseguranças diante das interações sociais.