Removendo a oxidação de metais com água morna e bicarbonato:
Coloque as joias oxidadas sobre o papel alumínio dentro da tigela. Cubra com bicarbonato e depois com a água quente. Aguarde alguns minutos. Retire as joias, lave em água corrente e seque com um pano macio.
Em uma tigela cheia de vinagre, deixe suas joias de molho por 2 horas. Não há necessidade de esfregar, pois o vinagre é corrosivo o suficiente. A seguir, você pode enxaguar com água limpa e secar delicadamente.
A mistura de 2 colheres de sopa de detergente, meio copo de vinagre branco e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, é uma boa aliada nesse caso. Para limpar a bijuteria, você deve preparar a solução e deixar o acessório de molho por aproximadamente quinze minutos nela.
Novo Método Para Limpar Joias de Moeda Antiga Idêntica ao Ouro 18k (com 1 Dica Extra)
O que é bom para tirar ferrugem de anel?
Outra opção é utilizar o vinagre branco, que é um excelente removedor de ferrugem. Basta mergulhar o objeto enferrujado em um recipiente com vinagre por algumas horas ou durante a noite. Em seguida, esfregue a superfície com uma escova ou pano para remover a ferrugem solta.
Evite o uso de produtos de limpeza agressivos ou abrasivos, pois podem danificar a superfície. Evite mergulhar em água salgada: A exposição prolongada da aliança de prata à água salgada pode acelerar o processo de oxidação. Evite usar a joia ao nadar no mar ou em piscinas com cloro.
* É importante lembrar que a oxidação das peças é apenas uma camada externa da jóia que não danifica, nem prejudica a qualidade da mesma. * A melhor maneira de manter as jóias bonitas, é usar e lavá-las sempre, pois o contato com a pele retarda a oxidação.
Mergulhe as bijuterias em uma tigela com meio litro de água morna. Acrescente uma colher (sopa) de sabão em pó, esfregue suavemente as peças e em seguida deixe-as de molho por pelo menos 12 horas. Depois, retire as peças e seque-as com uma flanela.
A perda da coloração originária é uma reação ao contato deste elemento com outros, como por exemplo o próprio oxigênio no ar. A prata sofre uma reação química com produtos externos, o que a faz perder sua cor e acaba tornando-se mais escura (daí o nome: oxidação).
Não deixar a joia exposta a umidade: Mantenha suas joias de prata longe da umidade, pois a umidade pode acelerar o processo de oxidação. Existem práticas comuns como colocar giz junto com a joia, pois o giz absorve a umidade. Não colocar sabonete para dar cheiro ao porta joia, pois o sabonete causa umidade na joia.
Cubra o fundo de uma tigela com bicarbonato e adicione vinagre até que comece a espumar. Coloque suas peças de prata na mistura e deixe de molho por quinze minutos. Esfregue suavemente e enxágue bem. Essa técnica de limpar prata com vinagre pode ajudar a remover a oxidação e restaurar o brilho das suas peças.
Para limpar ouro amarelo, basta submergir a joia durante 15 minutos em água com detergente para lavar louça. Se esfregar suavemente uma escova de dentes com cerdas macias, poderá remover as marcas mais difíceis. Por fim, basta enxaguar a joia com água quente e secá-la com um pano para polir.
O bicarbonato de sódio é um bom aliado na hora de limpar peças muito oxidadas, mas, por ser um produto mais abrasivo, pode desgastar as camadas mais superficiais. Por isso, evite usar em peças de valor mais alto.
Umedeça um pano com vinagre e passe-o sobre a mancha de ferrugem e com uma lixa comece a remover a mancha. Quanto mais ferrugem tiver, mais vinagre terá de aplicar. Se não tiver ou não quiser usar a lixa, junte sal ao vinagre, para conseguir o mesmo efeito. No final, é só passar água.
Encha o recipiente com água e 1 colher de sopa de sabão em pó da sua marca preferida; Mergulhe a peça de bijuteria na mistura; Deixe a solução pernoitar (aproximadamente 12 horas); Coloque as peças limpas em uma toalha e seque-as utilizando um secador na menor potência.
Bicarbonato de Sódio: o bicarbonato de sódio é conhecido por sua eficácia de limpeza em diversos produtos diferentes. Se você quer saber como limpar bijuterias usando apenas bicarbonato de sódio, basta fazer uma massa consistente do produto com água e esfregar suavemente.
A dica limpar bijuteria dourada com pasta de dente, ou também de outras cores, é usar um cotonete ou uma escova de dente – aquela velhinha que já estava na hora de jogar fora – colocar um pouco do creme e esfregar cada item com cuidado.
Feito esporadicamente, o processo não danifica as peças. Basta acrescentar uma colher de chá de bicarbonato e o suco de meio limão em um litro de água fria e misturar bem. Depois disso, é só deixar as correntes escurecidas de molho, por um período de dois a cinco minutos, dependendo da intensidade da mancha.
– Se perceber que sua joia começou a oxidar, esfregue-a em uma flanelinha com pasta de dente. Isso removerá facilmente a oxidação. – Não use escovas com cerdas duras, nem esponjas de aço na sua joia. Elas tendem a riscar a peça e remover o brilho.
E muita gente quando usa o anel, até mesmo a aliança, fica com o dedo verde. Para evitar essa mancha na pele a dica é simples. Basta passar esmalte transparente no interior dos anéis.
A marca esverdeada nos dedos é normal, principalmente nas primeiras semanas de uso. Isso é um sinal de que a prata está se acostumando com o contato com sua pele ou então algo em sua pele (como suor, água ou creme hidratante) reagiu com a prata.
O ar que respiramos é composto por oxigênio, a água é composta por oxigénio e hidrogénio que quando entram em contacto com o ouro ou a prata faz com que haja oxidação do metal, tornando a jóia escura.
As joias podem ter acabamento em prata polida ou prata oxidada. O acabamento de prata polida deixa a peça na cor da prata tradicional com um leve brilho. Já o acabamento de prata oxidada deixa a joia com uma coloração mais escura e opaca.
Coloque as peças em um recipiente com água fervente e adicione pedaços de papel alumínio. Deixe ferver por cerca de vinte minutos ou quando a prata clarear. Aguarde alguns minutos até que as peças estejam claras, retire, lave com água corrente e seque bem, polindo com um pano macio se desejar mais brilho.