Um profeta verdadeiro é sempre escolhido por Deus e chamado por meio da autoridade correta do sacerdócio (ver Regras de Fé 1:5). Os santos dos últimos dias apoiam a Primeira Presidência e os Doze Apóstolos como profetas.
Eram escolhidos por Deus e tinham enorme autoridade religiosa e influência. Normalmente, eles eram tidos como conselheiros e instrutores da Lei de Deus. Além de escrever e transmitir as mensagens de Deus, o israelita ou judeu neviim (porta-voz, profeta) muitas vezes encenava parábolas proféticas em sua vida.
Os profetas recebem orientação de Deus para ajudar as pessoas a enfrentar os desafios e as circunstâncias da vida. Na Bíblia, os profetas exortaram o povo a se arrepender e predisseram o nascimento, a morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Hoje em dia, os profetas continuam a testificar de Jesus.
Muitas vezes os profetas eram chamados “homem de Deus”, como em Deuteronômio 33.1 e 1Reis 13. O uso desse termo enfatiza a diferença de caráter entre o profeta e as demais pessoas.
O próprio Deus é quem nos chama a sermos profetas. O chamado é divino, mas a resposta é humana. Deus nos confia a missão de profetizarmos às nações, mas também nos dá a liberdade de aceitarmos ou não esse chamado.
Russell M. Nelson é o presidente e profeta atual da Igreja. Os membros acreditam que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a Restauração da Igreja originalmente estabelecida por Jesus Cristo durante sua vida mortal. Parte dessa restauração inclui profetas e apóstolos vivos.
A Bíblia nos ensina que os apóstolos originais de Jesus Cristo foram Pedro; Tiago; João; André; Filipe; Judas Iscariotes; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Bartolomeu; Judas Tadeu; e Simão, o Zelote. Pedro, Tiago, João, André e Filipe eram todos pescadores quando foram chamados para serem apóstolos.
Mas Jesus lhes disse: “Só em sua própria terra e em sua própria casa é que um profeta não tem honra”. E Marcos 6:4 – Jesus lhes disse: “Só em sua própria terra, entre seus parentes e em sua própria casa, é que um profeta não tem honra”.
Um "profeta" é um homem que fala a mensagem de Deus ao povo. Uma mulher que faz isso é chamada de uma "profetisa". Geralmente os profetas advertiam o povo a desviarem-se dos seus pecados e obedecer a Deus. Uma "profecia" é a mensagem que o profeta fala.
“Caso vocês digam em seu coração: 'Como poderemos saber se a profecia vem do SENHOR ou não? ', aqui está a resposta: Se aquilo que o profeta anunciar não acontecer, essa palavra não vem do SENHOR. Aquele profeta falou com soberba e inventou a mensagem.
Dentre os dons, descritos na Bíblia, podem ser citados: Em Bíblia (Rm 12:3-8): ➢ Profecia, ➢ Ministério De Servir (No Sentido Geral), ➢ Ensinar, ➢ Exortar, ➢ Generosidade, ➢ Liderança ➢ Misericórdia. Em Bíblia (1 Co 12:8-11):
Sua missão não consiste em anunciar o futuro, mas em compreender o presente. Porque para compreender um momento do tempo é indispensável a visão do tempo em sua totalidade.
Ser profeta é transbordar a experiência de Deus que nos tocou, anunciando, primeiramente com a vida e o testemunho e depois com as palavras e os dons, aquilo que o Senhor fez em nós!
No relato bíblico, Samuel aparece o fundador do reino e o legítimo ofertante de sacrifícios nos altares. De fato, I Crônica 6:28 faz dele um descendente levíta. De acordo com I Samuel 9:9, os profetas que precederam Samuel foram chamados videntes, enquanto parece que ele foi o primeiro a ser conhecido como profeta.
Quem foi o primeiro profeta a pregar a palavra de Deus?
Introdução. Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicou a ele que havia sido preordenado a ser profeta para as nações do mundo e pregar arrependimento ao reino de Judá, ao sul. O povo havia rejeitado o Senhor e estava adorando a outros deuses.
ao ensinar através de parábolas e histórias, ele mostrou como a verdade é revelada tanto em mistério quanto em simplicidade (por exemplo: Mateus 13); ao estender a mão para curar e abençoar, ele mostrou sua compaixão de maneiras que não seriam possíveis usando apenas palavras (por exemplo: Mateus 8:3 e Marcos 10:16);
Os falsos profetas, ontem como hoje, são aqueles que mostram uma face sedutora, mas carregada de hipocrisia e engano. Eles amam se esconder por trás da Palavra de Deus, mas pronunciam somente palavras humanas. Jesus nos ensina uma maneira de combatê-los: vendo que frutos eles produzem.
Jesus escolheu doze Apóstolos para liderar Sua Igreja. Ele orou a noite toda para poder escolher os homens certos. Na manhã seguinte, ordenou doze homens, dando-lhes o sacerdócio e a autoridade para serem Apóstolos.
Onde a Bíblia diz que Deus capacita os escolhidos?
É Deus quem nos capacita e a vocês a permanecermos firmes em Cristo. Ele nos ungiu e nos identificou como sua propriedade ao colocar em nosso coração o selo do Espírito, a garantia de tudo que ele nos prometeu.
Segundo a Bíblia, há profetas hoje em dia. A Bíblia não diz em lugar algum que o dom de profecia era temporário. Os verdadeiros profetas de hoje não acrescentam doutrinas novas à igreja. A Bíblia nunca trata o dom de profecia como algo temporário.
Na Bíblia aparecem os profetas maiores que são quatro: Isaías, Jeremias (que também escreveu Lamentações), Ezequiel, Daniel. Os menores são doze: Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
O dom de profecia é um dom dado gratuitamente por Deus por meio do Espírito Santo para edificar (construir), exortar (chamar próximo) e consolar (animar) (1 Coríntios 14: 3). O propósito da profecia é encorajar a Igreja, dar visão e estimular as pessoas a viverem seus destinos divinos!