Deus proíbe o adultério ao ordenar: “Não adulterarás” (Êxodo 20:14). Ele também expressa Seu repúdio contra o divórcio: “'Eu odeio o divórcio', diz o Senhor, o Deus de Israel, e 'o homem que se cobre de violência como se cobre de roupas', diz o Senhor dos Exércitos.
240 o chamado crime de adultério, cominando uma pena de detenção de 15 (quinze) dias a 6 (seis) meses para quem traísse o cônjuge, pena essa que também era aplicada ao amante, desde que ele soubesse da condição de casado do outro, é claro.
O que adultera com uma mulher é falto de entendimento; destrói a sua alma o que tal faz. Achará castigo e vilipêndio, e o seu opróbrio nunca se apagará. Porque furioso é o ciúme do marido; e de maneira nenhuma perdoará no dia da vingança. Nenhum resgate aceitará, nem consentirá, ainda que multipliques os presentes.
Sabemos que Judas foi aquele que entregou Jesus por trinta moedas de prata, preço equivalente a um escravo morto, segundo a narrativa bíblica (Ex 21,32). Ele se indignou com o gesto de Maria porque era ladrão e não por se preocupar com os pobres como quis mascarar-se de um discurso de caridade.
Pr Junior Trovão - NÃO IMPORTA QUEM VOCÊ É, DEUS TE ESCOLHEU
Como Deus perdoa o adultério?
É unicamente através dos méritos de Cristo que o pecador pode ser declarado justo, libertado da culpa e da condenação. O texto bíblico afirma: "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia" (Provérbios 28:13).
A mais importante consequência do adultério, é que o cônjuge que cometeu o ato, não terá direito à pensão alimentícia, pois a traição no casamento e na união estável representa descumprimento de dever conjugal e acarreta a aplicação de sanções ao infiel, conforme a decisão anteriormente citada.
A traição destrói a confiança entre os cônjuges, uma base essencial para qualquer relacionamento saudável. Em Provérbios 6:32, é dito que “quem comete adultério não tem juízo; todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói”.
Mateus 5:28-30 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Eu, porém, lhes digo que quem olhar para uma mulher com cobiça já cometeu adultério com ela em seu coração. Se o olho direito o leva a pecar, arranque-o e jogue-o fora. É melhor perder uma parte do corpo que ser todo ele lançado no inferno.
Lembrando que a superação do pecado do adultério exige um compromisso contínuo com a pureza, a fidelidade e o fortalecimento do relacionamento matrimonial. Busque a sabedoria de Deus, busque a restauração e trabalhe para reconstruir a confiança no casamento por meio de ações consistentes e amorosas.
Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera. Mas Deus julga os que estão de fora.
Onde está escrito que os adúlteros não entrarão no reino de Deus?
1Coríntios 6:9-11 Nova Almeida Atualizada (NAA) Ou vocês não sabem que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não se enganem: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem afeminados, nem homossexuais, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o Reino de Deus.
O que acontece com quem comete adultério segundo a Bíblia?
Além disso, em Provérbios 6:32, é dito que “todo aquele que adultera com uma mulher, faltando-lhe juízo; aquele que assim procede somente a si mesmo se destrói”. A Bíblia é clara ao afirmar que o adultério é um pecado, trazendo consequências tanto para a pessoa que comete o ato quanto para seu cônjuge.
Buscar ajuda de um psicólogo também é uma opção! Se o casal não sabe o que fazer depois da traição, pode tentar fazer terapia de casal. Durante as sessões, o psicólogo ajuda o casal a identificar pontos problemáticos no relacionamento, encontrar soluções e, ainda, ter conversas sinceras e respeitosas.
Existem 3 pecados que Deus não perdoa segundo a Bíblia: ➡ 1) Blasfêmia contra o Espírito Santo: Atribuir ao diabo aquilo que o Espírito Santo está fazendo. Mateus 12:31-32 ➡ 2) Não perdoar: A falta de perdão é um pecado que não tem perdão. Mc.
É tradicional a interpretação de que as passagens de Mc 3,28-29, Mt 12,31-32 e Lc 12,10 retratam a “blasfêmia contra o Espírito santo” como o pecado impossível de perdoar: o “pecado imperdoável”.
Quais as consequências do adultério diante de Deus?
O adultério traz muita dor e sofrimento, divide casais, pais e filhos. A família de Davi também foi pulverizada. Todos os homens, na Bíblia, que adulteraram, arranjaram um grande problema para suas vidas. O adultério também destruiu o ministério de vários pregadores, pelo mundo afora.
Jesus respondeu: — Quem vai me trair é aquele que come no mesmo prato que eu. Pois o Filho do Homem vai morrer da maneira como dizem as Escrituras Sagradas; mas ai daquele que está traindo o Filho do Homem! Seria melhor para ele nunca ter nascido!
Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas.