O coração é mais mentiroso e traiçoeiro que qualquer outra coisa; o coração do homem é terrivelmente cheio de maldade. Não há ninguém capaz de saber até que ponto é mau e pecador o coração humano!
Nisto, quando Deus nos olha, Ele não vê nossos pecados, e sim nossas virtudes, aquilo que Ele, por amor, sonhou e criou. Deus ama o pecador. Ao olhar para um pecador, Deus vê não os seus pecados, mas a oportunidade de transformar esse pecador em um santo.
Deus está vivo e continua a falar ao CORAÇÃO do homem de diversas maneiras. A mais conhecida é a Consciência do homem. Mas Deus fala também através da Natureza, das Circunstâncias e sobretudo através da Bíblia Sagrada. No Evangelho, Jesus fala desta sementeira no CORAÇÃO dos homens, independentemente da sua condição.
Deus não se importa com nossa estatura, conta bancária ou se possuímos bens materiais. Ele vê nosso interior. Se Deus age a partir daquilo que levamos em nossos corações, devemos cultivar pensamentos sadios e um conceito positivo a respeito de nós mesmos.
Quais as características de um homem segundo o coração de Deus?
O homem, segundo o coração de Deus, é honrado. Se ele promete, cumpre. Se errou, assume. Seu nome e sua reputação são como que a assinatura de sua pessoa como um todo, sua palavra é sempre de honestidade.
Os sinais de Deus estão vivos e presentes no meio de nós: Sua Palavra, que é anunciada; Seu Corpo e Sangue, que são o nosso alimento; Seu Reino, que se instalou no meio de nós.
A forma como Deus melhor se comunica conosco é através de seu filho, Jesus (Hebreus 1:1-2). Deus sabia que não havia uma forma melhor de entendermos a profundidade de seu propósito para nós do que se tornando humano e vivendo entre nós.
Segundo a Bíblia, o coração é o cerne: o centro da vida física, o centro da memória, o centro da condenação e da salvação, o centro da ação de Deus e o centro da ação do diabo, o centro a partir do qual opera tudo que molda o mecanismo humano.
O Senhor Jesus nos fala que é do coração que provêm os maus pensamentos (cfr. Mt 15,19), fazendo o ser humano envolver-se nas trevas. O mal tende a esconder-se no espírito de seu ser interior. Se, pois, alguém ama Deus, também Deus o torna participante do próprio amor.
Deus se ocupa do que está em nosso coração. Isso significa que Ele se importa com pensamentos, paixões, atitudes e se confiamos nEle e amamos Seus caminhos. Ele não valoriza aparência, posição social ou financeira, ou qualquer medida exterior que o mundo considere importante.
Deus fala ao coração de cada um de maneira particular e única. Ele quer estar conosco a todo momento, uns o sentem mais próximo na oração, outros na alegria de estar em família ou mesmo nas tempestades, quando os dias ruins parecem não ter fim. Deus está sempre lá e quer falar ao nosso coração.
O coração humano apresenta quatro partes ou cavidades: na parte superior estão as aurículas, divididas entre a direita e a esquerda, na parte inferior estão os ventrículos, também direito e esquerdo. Na metade direita do coração só circula sangue venoso, na esquerda sangue arterial.
Quando o Senhor revela algo para alguém a faz ver ou entender algo que ainda não estava claro. Esse entendimento fortalece, renova, direciona, orienta. Por exemplo: a Salvação, a fé, a existência e o destino da alma são tipos de revelações.
Quando Ele fala, Suas palavras ecoam por muito tempo, e o que Ele diz se cumpre. “O que disse, executarei; o que concebi, realizarei” (Isaías 46,11). Deus é fiel ao que diz, e o que Ele fala fica gravado em nós, não se apaga, porque Sua voz ecoa em nossa existência.
Quando começam a florescer sentimentos como desapego, autoesquecimento e serenidade ou ausência de conflitos psicológicos, quando passamos a dar mais importância ao plano de Deus e às necessidades que se apresentam do que a nossa pessoa, é sinal de que a energia divina já está trabalhando conosco.
A Bíblia considera o coração como o centro da personalidade. Todas as ações da vida fluem dele, “o que o pensamos, sentimos e realizamos emana do coração. Dessa fonte jorra toda a expressão do nosso ser”1.
O coração segundo o coração de Deus é o coração que busca fazer a vontade de Deus. Não é da vontade de Deus que odiemos nem julguemos, muito menos condenemos, mas não é essa a vontade da maioria, que aproveita das suas redes sociais para fazer isso à vontade.
Deus pode falar conosco e nos direcionar através das circunstâncias de nossas vidas. Essa dinâmica ocorre quando Deus abre e fecha as portas da oportunidade. É fácil entender mal este princípio e pensar que sempre que nos deparamos com um obstáculo em nossas vidas, estamos fora da vontade de Deus.
Deus olha dos céus para a humanidade, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus. Todos se desviaram e igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem; nem um sequer.
A voz de Deus é condutora, assertiva e nunca nos direciona para injustiças, desobediências, fracassos ou desilusões. Quando Deus conduz pessoas interessadas em ouvir suas orientações e seguir seus conselhos, raramente ou quase nunca, consequências desabonadoras acontecem.