A cabeça do recém-nascido deve ficar descoberta durante o sono e os pés encostados na borda inferior do berço, de maneira que o bebê não consiga escorregar para baixo das cobertas.
Qual a forma correta de colocar o bebê para dormir?
Por isso, reforçamos: a melhor posição para o seu bebê dormir até essa idade é a de barriga para cima. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), já alertou: colocar o bebê para dormir de barriga para cima pode reduzir em até 70% o risco de morte súbita.
O ideal mesmo é sempre com a cabeceira mais alta. Eles normalmente se viram durante a noite ( com mais idade) e nada vai mudar. Não se esqueça de colocar para arrotar pelo menos 15 minutos.
“Coloque-o em sua cama, de barriga para baixo, movimentando a cabeça para cima e para os lados – é bom para o desenvolvimento neurológico e evita que a cabeça fique deformada na parte de trás por ficar sempre de barriga para cima.
Normalmente, com o tempo e com o movimento livre da cabeça do bebé, esta vai ficando arredondada durante as primeiras semanas de vida e os ossos do crânio unem-se no decorrer do primeiro ou segundo ano de vida.
COMO EVITAR QUE A CABEÇA DO BEBÊ FIQUE ACHATADA | MACETES DE MÃE
Quando devo me preocupar com o formato da cabeça do bebê?
Se notar qualquer assimetria na cabeça do seu bebê é fundamental comentar com o pediatra, que irá avaliar a fontanela (conhecida popularmente como moleira) e o perímetro da cabeça para ver se está de acordo com a idade. Se tudo estiver normal, não há nada com o que se preocupar.
Alternar diariamente a posição da cabeça do bebê na hora de dormir, colocando-o em lados diferentes do berço. Posicionar um móbile do lado de fora do berço para atrair o olhar para outro lugar (funciona para crianças que já movimentam sozinhas a cabeça).
- Deixe a criança dormir do lado direito para não comprimir o estômago após a amamentação. Isso evita as golfadas e, consequentemente, a sufocação por engasgo; - Vigie a criança enquanto ela dorme para que as medidas de socorro possam ser tomadas em tempo hábil caso ocorra algum acidente.
A posição ideal para o bebê dormir, indicada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), é de barriga para cima, a fim de evitar a morte súbita, que pode ocorrer em bebês recém-nascidos. Por volta dos 5 meses, o próprio bebê já será capaz de se virar e escolher a posição mais confortável para dormir.
após o mamá, seu neném vai precisar de alguns minutos para eliminar o ar e o leite em excesso no corpinho dele. por isso, é muito normal o bebê regurgitar um pouco nesse momento. para isso, é fundamental deixar o bebê em pé ou com a cabeça bem elevada, por pelo menos 15 minutos.
A cabeça do recém-nascido deve ficar descoberta durante o sono e os pés encostados na borda inferior do berço, de maneira que o bebê não consiga escorregar para baixo das cobertas.
Isso acontece pois, quando o bebê dorme de barriga para baixo, recebe menos oxigênio ou elimina gás carbônico com menos eficiência. Além disso, a posição de lado é muito instável e eles podem rolar ou ficar de barriga para baixo, o que pode ser perigoso pois bebês recém-nascidos não sabem rolar e nem desvirar.
Por que não é recomendado deixar o bebê chorando? Recentemente estudos mostraram que a dor da separação dos bebês de seu cuidador estimula as mesmas áreas do cérebro que a dor física, ou seja, a separação equivale à dor física e funciona como um sinal de alarme para uma situação de perigo iminente.
Mas, afinal, existe idade certa para dormir sozinho? A Associação Americana de Pediatria orienta que o bebê passe a noite no quarto dos pais durante o primeiro ano de vida, para facilitar a observação.
Entre três e seis meses de idade, muitos bebês começam a dormir a noite toda. É improvável que seu filho durma 10 horas de uma vez, mas provavelmente dará início a um sono longo e sem interrupções, acordando para mamar apenas uma vez durante a noite. Aos três meses, deverá dormir de 9 a 10 horas por noite.
Qual a melhor posição para o bebê dormir de acordo com a sociedade brasileira de pediatria? Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os bebês devem dormir de costas com a barriga virada para cima. Dessa forma, o risco de morte súbita diminui em até 70%.
Até quando o bebê deve dormir de barriga para cima?
Pediatras reforçam recomendações para o sono seguro. Menores de um ano devem dormir de barriga para cima em um berço com superfície rígida e não inclinada e sem objetos fofos como travesseiros, “naninhas”, cobertas e lençóis soltos.
Brinquedos, cobertores, travesseiros, roupas de cama macias, posicionadores de sono ou protetores de berço, não devem estar no berço com o bebê, pois ele pode ficar presos por esses itens e sufocar. O local onde o bebê dorme deve ter inclinação menor do que 10 graus. Anteriormente, a recomendação era até 30 graus.
Qual a melhor posição para o bebê dormir para não se engasgar?
Para diminuir esse risco, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que a criança seja colocada no berço de barriga para cima, tanto para o cochilo durante o dia, quanto para o sono da noite. Nessa posição, a criança respira melhor e tem menos risco de engasgo.
Vómitos en lactantes são muito frequentes, principalmente se mamam à noite e estão um pouco congestionados . Neste caso ,sendo sem febre e tratando-se de um episódio esporádico provavelmente não seja nada que requeira tratamento. De qualquer forma é sempre bom consultar ao pediatra.
Faz mal colocar o bebê para dormir em cima da mãe?
Embora a AAP desaconselhe dormir na mesma cama, a entidade orienta que o bebê deve dormir no mesmo quarto em que os pais —pelo menos nos primeiros seis meses de vida —em uma superfície plana e firme.
A pediatra Magda Lahorgue Nunes, da SBP, diz que estudos comprovam que bebês que dormem de barriga para cima têm 70% menos chance de morte súbita, uma das principais causas de mortes de crianças menores de um ano. "A maioria dos pediatras, em torno de 90%, orienta os pais a colocarem o bebê para dormir de lado.
O tratamento consiste em utilizar um capacete ortopédico feito à medida para tirar partido do crescimento da cabeça e assim corrigir a deformidade. O tratamento requer uma série de visitas regulares ao especialista, que fará modificações no capacete, em função do crescimento do crânio.
O especialista explica que a moleira facilita a passagem do bebê durante o parto normal. Depois do nascimento, o fechamento da fontanela acontece gradualmente, sendo que a posterior fecha até o segundo mês e a anterior, entre 9 e 18 meses.