Acredita-se que a formação docente deve ter uma sólida formação teórico-prática. Portanto, a Didática se caracteriza como modelo de mediação entre a teoria científica e prática. Assim, acredita que o professor aprende refletindo sobre si, os alunos, os conhecimentos, as práticas, entre outros.
O conhecimento transmitido pelo educador deve ir além de instrução, mas que possa ser aplicado na vida cotidiana do educando. Por isso a didática deve proporcionar o mínimo de conhecimento para que o professor recrie o seu modo de ensinar, descobrindo outras maneiras de se aprender.
O que é necessário para que o professor tenha uma boa didática?
Uma boa didática passa pela aquisição de um método teórico geral visando à resolução de uma série de problemas concretos e práticos. E concentra-se naquilo que eles têm em comum e não na resolução específica de um entre eles.
O que é mais importante na didática de um professor?
Há uma variedade de elementos que compõem a didática pedagógica sendo a metodologia, o planejamento e a avaliação os mais importantes. Todos sujeitos a flexibilização, uma vez que cada indivíduo tem uma maneira diferente de entender, ao tempo em que a prática docente encontra-se em constante processo de mudança.
A Didática é de suma importância para a formação do professor, pois deve proporcionar o desenvolvimento de sua capacidade crítica e reflexiva, possibilitando que o professor faça uma análise de forma clara sobre a realidade do ensino, proporcionando situações em que o aluno construa seu próprio saber.
Uma ótima maneira de melhorar a didática e gerar interação e entendimento é criar situações e histórias que tenham vínculo com as pessoas com as quais você precisa se relacionar. Ou seja, quando existe identificação com algo, você consegue prender a atenção do seu público.
O papel principal da didática seria ajudar a construção do conhecimento, desenvolvendo o processo de interpretação e organização do aluno, não algo como dado, mas sim, desenvolvido cognitivamente.
A Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.
Então, o bom professor tem duas características essenciais: capacidade de pensamento e de ação. Educar de forma adequada e inteligente e, ao mesmo tempo, agir de forma assertiva e eficaz contribui em muito para superar desafios e obstáculos dos processos de ensino e aprendizagem.
Todo professor que une didática ao seu planejamento de ensino tem maiores possibilidades de alcançar o objetivo ao lecionar a sua disciplina. Um educador primeiramente domina o conteúdo que vai ensinar. Associa a teoria com exemplos práticos. Ora, tem boa prática porque domina a teoria e sabe a teoria porque a prática.
O professor deve compreender quem são as famílias de seus estudantes e estabelecer diálogo com as mesmas, estreitando relações e criando vínculos que fortaleçam o processo educativo dos estudantes. Ele também deve levar em consideração todo o tempo em que o aluno está na escola, e não só na sua sala de aula.
O sistema educacional clássico, em sala de aula, pode ser modelizado pela relação entre três elementos: o professor, o aluno e o conteúdo a ser aprendido.
É papel de o professor planejar a aula, selecionar, organizar os conteúdos de ensino, programar atividades, criar condições favoráveis de estudo dentro da sala de aula, estimular a curiosidade e criatividade dos alunos, ou seja, o professor dirige as atividades de aprendizagem dos alunos a fim de que estes se tornem ...
Qual o objetivo da didática na prática do professor?
A disciplina didática é importante na elaboração de estratégias de ensino tendo em vista que ela causa uma transformação da teoria à prática pedagógica, ou seja, relacionado à teoria com a prática. Utilizar a didática de forma eficácia propicia um alcance dos objetivos previamente estabelecidos para o ensino.
Ou seja, uma boa didática será aquela que, segundo Glynn (1991) e Almeida (2014), incentiva a produção do conhecimento, colocando o aluno no centro deste processo como um ser ativo e reflexivo em seu processo de aprendizagem, não permitindo que o aluno seja um mero ser passivo do processo de ensino e de aprendizagem.
Considera-se, ainda, que a Didática em sua temática central tem a proporcionalidade de guiar ou mesmo instrumentalizar o processo ensino – aprendizagem em que estão envolvidos alunos e professores.
A Didática Freiriana é uma provocação epistêmico-metodológica para que os educadores assumam uma postura pedagógica libertadora e dinamizadora dos ambientes educativos, tomando essa metodologia como referência para sua práxis.
LIBÂNEO, 1998 Didática é uma disciplina pedagógica. Tem como objeto o ensino como mediação da relação ativa dos alunos com o saber sistemático. Preocupa- se com os processos de ensino e aprendizagem em sua relação com as finalidades educacionais.
A didática surgiu com a finalidade proporcionar o desenvolvimento do processo de ensino, mas ainda se percebe a compreensão acerca desta como um mero instrumento didático e pedagógica. Palavras-chave: Didática, Formação docente, Aprendizagem. Pedagogia pelo ISEC, [email protected].
A didática nos dias atuais procura estimular o pensar sobre a direção do aprendizado, pois às vezes os alunos vão à escola e não aprendem o suficiente, por vezes o interesse nem sempre está relacionado ao aprender, o que dificulta ainda mais a interação aluno e professor.