O nome do gênero tem sempre a inicial maiúscula e é escrito primeiro; o epíteto específico segue o nome do gênero e é sempre escrito todo em minúsculas.
33.1.2 Gênero e espécie. O nome científico é uma combinação binária: nome do gênero seguido do epíteto específico (ambos em itálico). O gênero deve estar com inicial maiúscula, e o epíteto específico com inicial minúscula.
Gêneros textuais – O que são Gêneros Textuais (Entenda Agora Mesmo)
O que é gênero e subgênero?
Subgénero é uma categoria taxonómica, imediatamente abaixo de género, utilizada nos sistemas de classificação biológica dos seres vivos. É escrita com a inicial maiúscula e fica posicionada entre parênteses no meio do género e do epíteto específico, de acordo com o Código Internacional de Nomenclatura Zoológica.
Os nomes científicos devem sempre ser grifados ou em itálico ou, se escritos manualmente, sublinhados. Para completá-los, o nome do botânico que registrou a descoberta da planta deverá acompanhar o binômio, escrito porém em letras normais. O binômio é composto pelo nome genérico e pelo específico.
O que é filo classe ordem família gênero e espécie?
A classificação básica dos seres vivos é, em ordem decrescente: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, e espécie. Em muitos casos, há tantas especializações que esta classificação não é suficiente. Por isso foram criadas algumas subdivisões dentro de ordem, classe, e espécie.
- Todo nome científico de espécie é composto por dois nomes (daí o nome: nomenclatura binomial). O primeiro nome deve ter sua inicial maiúscula e diz respeito ao gênero. O segundo nome é o epíteto específico e deve ser escrito com inicial minúscula.
Na subespécie se adiciona um terceiro nome sempre em minúsculo, com o nome do gênero em primeiro lugar ( em maiúsculo) e o nome da espécie em segundo lugar ( em minúsculo ). A abreviatura quando usada é recomendado o uso de subsp. para algas, fungos e plantas e ssp. para bactérias, animais e protozoários.
Diferente do que usamos hoje, um gênero poderia referir-se a qualquer agrupamento, e uma espécie a membros desse agrupamento. Então, por exemplo, a ordem Chiroptera poderia ser um gênero, e as famílias Phyllostomidae e Vespertilionidae espécies dentro desse gênero, segundo a definição de Aristóteles.
Em nomenclatura científica, os nomes de espécies são escritos em itálico. O nome do gênero tem sempre a inicial maiúscula e é escrito primeiro; o epíteto específico segue o nome do gênero e é sempre escrito todo em minúsculas. Não há exceção a isso.
Uma regra de nomenclatura é uma especificação de como nomear instâncias de uma determinada classe, tais como recursos, pessoas e sistemas. Regras de nomenclatura contêm um conjunto de atributos necessários a fim de nomear um determinado recurso.
para a espécie, com nomenclatura binominal, o primeiro nome, género, deve ser escrito com inicial maiúscula e o segundo nome, restritivo ou epíteto específico, só com minúsculas, seguidos do nome do autor que primeiro descreveu e designou a espécie (com inicial maiúscula, sem itálico nem sublinhado, por extenso ou ...
Quais são as regras para escrever o nome científico de uma espécie?
- A primeira letra do nome científico deve ser apresentada em maiúsculo e a primeira letra do epíteto específico, em minúsculo; - A partir da segunda vez que se escreve o nome de determinada espécie, o Gênero pode se apresentar abreviado. Ex: Cachorro - Canis familiaris - C. familiaris.
As bases são compostos inorgânicos que, em meio aquoso, liberam como único ânion o hidróxido (OH-), e seus cátions variam, sendo, geralmente, metais. A nomenclatura desses compostos baseia-se nessa sua formação, em que sempre se escreve primeiro “hidróxido de” seguido do nome do cátion.
Nomenclatura é o sistema organizado de nomes dados aos organismos biológicos bem como dos princípios que presidem a essa categorização . O termo vem do latim nomen (nome) e calare (chamar), o que literalmente significa “chamar pelo nome”.
O que é filo classe ordem família gênero e espécie?
A classificação dos seres vivos organiza a biodiversidade em categorias hierárquicas em reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie com possíveis subdivisões para detalhar relações evolutivas. Exemplo: Homo sapiens (humano) é classificado no reino Animalia, filo Chordata, classe Mammalia.
Quando escrevemos o nome de uma espécie, utilizamos normalmente dois termos: o gênero e o epíteto específico. Algumas vezes, no entanto, observamos a nomenclatura trinomial, como é o caso da ave: Haematopus ostralegus occidentalis.
Quando a espécie ainda não foi identificada, o nome do gênero é seguido de sp. (abreviatura de espécie) ou de spp. (abreviatura de espécies). Nesse caso, o gênero (que não pode ser abreviado) é grafado em itálico, e as abreviaturas sp.