Um bom trabalho escolar/acadêmico deve conter os seguintes elementos:
- capa;
- sumário;
- introdução;
- desenvolvimento do assunto;
- conclusão;
- bibliografia consultada.
Qual a forma correta de fazer um trabalho acadêmico?
Estabeleça um plano e familiarize-se com as principais normas acadêmicas
- Faça um planejamento do seu trabalho. ...
- Siga as normas técnicas e confira os requisitos da sua instituição de ensino. ...
- Use fontes compatíveis com textos longos e mantenha um equilíbrio textual. ...
- Simplifique informações com tabelas, quadros e figuras.
Como deve ser a estrutura de um trabalho acadêmico?
A estrutura de um trabalho acadêmico compreende os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.O que contém em um trabalho acadêmico?
Embora cada trabalho acadêmico apresente suas próprias características, ele costuma apresentar a seguinte estrutura: elementos pré-textuais — sumário, resumo, folha de rosto, capa, listas (abreviaturas, tabelas de ilustrações etc.);Como fazer um trabalho bem feito?
Pesquisar sobre o tema, usar fontes confiáveis e organizar as informações são práticas que otimizam a escrita acadêmica.
- Conheça a estrutura. ...
- Pesquise sobre o tema. ...
- Use fontes confiáveis. ...
- Organize as informações. ...
- Revise o texto.
Trabalho de conclusão de curso - 3 DICAS PRÁTICAS PARA FAZER AGORA
O que um trabalho tem que ter?
Um bom trabalho escolar/acadêmico deve conter os seguintes elementos:
- capa;
- sumário;
- introdução;
- desenvolvimento do assunto;
- conclusão;
- bibliografia consultada.
Como se faz a introdução de um trabalho?
A definição mais simples é que a Introdução deve apresentar o tema, de forma geral, do conteúdo do TCC e introduzir o leitor ao assunto principal da pesquisa, trazendo seus objetivos e metodologia. A boa introdução vai motivar o leitor a virar a página, a se interessar pelo trabalho todo.Como fazer um trabalho de acordo com as normas da ABNT?
Passo a passo para formatar o trabalho seguindo as regras da ABNT
- Margens.
- Fonte Arial ou Times New Roman, com tamanhos específicos para cada finalidade.
- Cor da fonte deverá ser preta em todo o trabalho.
- Colocar o texto justificado.
- Espaçamento de 1,5 no texto.
- Espaçamento de 1,0 para citação longa.
- Parágrafo de 1,25.
Quais são as regras do ABNT?
Formatação geral: Papel tamanho A4, margens de 3cm superior e esquerda, e 2 cm para inferior e direita, fonte padrão tamanho 12 (recomenda-se Arial ou Times New Roman), espaçamento 1,5 entre linhas, alinhamento justificado, parágrafo com recuo de 1,25 cm, numeração de página (no canto superior direito).O que colocar na introdução de um trabalho acadêmico?
A introdução deve incluir contextualização, relevância e justificativa da pesquisa, fundamentada em referências relacionadas ao objetivo do artigo, descrição do problema, objetivo geral e contribuições. A introdução não deverá possuir registros de resultados ou conclusões.Quais são os 4 elementos textuais?
- Introdução.
- Desenvolvimento.
- Conclusão.
O que é obrigatório em um trabalho ABNT?
“Elemento obrigatório, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores conforme ABNT NBR 6028”. (NBR 14724, p. 7).Quais são os elementos para enriquecer o texto acadêmico?
São elementos para enriquecer o texto acadêmico: as citações, as notas de rodapé, as alíneas, as ilustrações, tabelas e gráficos. Citação é a menção, no texto, de informação extraída de outra fonte para esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado, podendo aparecer no texto ou em notas de rodapé.Qual é o espaçamento entre parágrafos ABNT?
A primeira linha de cada parágrafo deve ter recuo de 1,5 cm da margem esquerda para o corpo do texto. Os parágrafos de citações diretas longas devem ter recuo de 4 cm da margem esquerda.Quando usar negrito ABNT?
Negrito: somente para títulos de capítulos, tópicos, tabelas/gráficos e para destacar palavras. Sublinhado: não deve ser utilizado para destacar palavras ou frases. Itálico: somente para palavras estrangeiras, títulos de livros, jornais, artigos, teses etc. quando apresentados no corpo do texto.Quais são os tipos de citações?
Os tipos de citação incluem citação direta, citação indireta e citação indireta livre.Como montar o sumário?
Crie o sumárioClique em Referências > Sumário e escolha um estilo Sumário Automático na lista. Observação: Se você usar um estilo de Sumário Manual, o Word não usará os títulos para criar um sumário, e não será possível atualizá-lo automaticamente.
Como fazer uma lauda passo a passo?
Olha só quais são as principais regras:
- Formato do papel: A4.
- Tamanho da letra: 12.
- Tipo de letra: Times New Roman ou Arial.
- Espaçamento entre linhas: 1,5.
- Margem superior: 3,0 cm.
- Margem esquerda: 3,0 cm.
- Margem inferior: 2,0 cm.
- Margem direita: 2,0 cm.
Que palavras usar para iniciar uma introdução?
Confira algumas opções:
- “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
- “Muito se discute a importância de …”
- “Pode-se afirmar que, em razão de …”
- “Observando o cenário…”
- “É de conhecimento geral que…”
- “Em face do cenário atual…”
- “Segundo a pesquisa…”
- “Tendo em vista que…”.
Como iniciar um parágrafo de conclusão?
Como começar uma conclusão exemplos?
- Em virtude dos fatos mencionados.
- Levando-se em consideração esses aspectos.
- Em vista dos argumentos apresentados.
- Dado o exposto.
- Tendo em vista os aspectos observados.
- Em virtude do que foi mencionado.
- Por todos esses aspectos.
- Pela observação dos aspectos analisados.