O jaleco branco é considerado o uniforme dos profissionais da enfermagem e cuidadores, uma vez que é visto pelos colegas como um símbolo de respeito e está diretamente ligado à ideia de higiene e limpeza no ambiente clínico e hospitalar.
Os jalecos masculinos costumam ser mais compridos, chegando até a altura dos joelhos. Já os modelos femininos podem ser mais curtos, com o comprimento variando entre a altura do quadril e dos joelhos. Outra diferença entre os jalecos masculinos e femininos está na gola.
Além do uso de luvas, óculos, máscara, gorro, a desinfecção das superfícies, o uso de materiais descartáveis, a esterilização dos equipamentos, entre outros, também é fundamental que o jaleco seja muito bem cuidado pelo profissional e usado corretamente.
O comprimento deve ser abaixo dos joelhos, com mangas longas, fechamento frontal com botões, até a altura do pescoço: Deve ser confeccionado em tecido de algodão ou misto, não inflamável.
O bordado no jaleco pode ser uma forma discreta, porém eficaz, de destacar a identidade profissional e criar um diferencial em relação a outros profissionais da mesma área. Por isso, é importante investir em um bordado bem feito e com uma fonte clara e legível, para que possa ser facilmente identificado.
TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O USO DO JALECO NO CURSO TECNICO DE ENFERMAGEM
Precisa bordar o nome completo no jaleco?
O bordado do nome e sobrenome no peito do jaleco é importante para estabelecer uma conexão rápida e precisa entre o profissional e seus pacientes, colegas de trabalho e demais pessoas presentes no ambiente de trabalho.
Bordar o jaleco é uma maneira sofisticada e prática de identificação do profissional em sua área de atuação. Além disso, ser identificado num ambiente em que praticamente todos estarão vestidos da mesma forma é fundamental.
O Brasão do curso Técnico de enfermagem é bordado na manga esquerda do jaleco, o bordado ficará conforme apresentado na imagem acima. Os produtos personalisados (jalecos ou pijamas hospitalares) como nome + profissão ou brasão não são elegíveis para troca ou de reembolso.
Ele deve ser confortável, conforme a sua altura e compleição física, sem exceder ou faltar no tamanho. Deve ter a manga comprida e, mesmo que esteja sentindo calor, a recomendação é de que você não deve subir sua manga, pois a proteção do braço é mais importante que o conforto.
O tecido ideal para a confecção de jalecos conta com diversos fatores, como a durabilidade, conforto, resistência a manchas e até mesmo o estilo. Dois dos tecidos mais conhecidos são a Gabardine e o Oxford, mas além disso, também temos a Sarja, tecidos de Microfibra e Poliéster.
Para escolher a cor do seu jaleco você deve considerar: o seu ambiente de trabalho; o nível de concentração para realizar suas tarefas; como as cores se combinam o se anulam (por exemplo: o laranja neutraliza o azul e vice-versa; o verde neutraliza o vermelho e vice-versa; a violeta neutraliza o amarelo e vice-versa);
Um projeto de lei que proíbe o uso de jaleco e aventais por profissionais da saúde fora de hospitais, clínicas e laboratórios em todo o Estado de São Paulo foi sancionado pelo governador Geraldo Alckmin na quinta-feira (9 de junho). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, com o decreto nº 14.466/11.
Uma lei proíbe o uso de jalecos fora do hospital já foi sancionada em diversos estados e cidades do Brasil. O principal objetivo da lei é evitar a contaminação do ambiente hospitalar com bactérias e outros micro-organismos que podem ser carregados pelos jalecos.
O jaleco branco é considerado o uniforme dos profissionais da enfermagem e cuidadores, uma vez que é visto pelos colegas como um símbolo de respeito e está diretamente ligado à ideia de higiene e limpeza no ambiente clínico e hospitalar.
O Azul e o verde, de acordo com o círculo cromático, são escolhidas porque são opostas ao vermelho. Como os médicos, enfermeiros e a equipe técnica passam muito tempo olhando para sangue e órgãos, isso tira a sensibilidade da visão para as nuances róseas do interior do corpo.
Leve em conta o ambiente em que você trabalha antes de escolher. Por exemplo: ambientes gastronômicos são normalmente quentes, então o recomendado é usar roupas leves por baixo para evitar o suor. Da mesma forma, ambientes médicos são frios, então recomenda-se roupas mais grossas por baixo para manter o calor corporal.
Observação: Como padrão institucional, recomenda-se bordar o símbolo do curso e o nome do aluno no bolso esquerdo do jaleco e o símbolo da instituição na manga direita do referido EPI.
Enquanto o nome não couber, deve-se seguir abreviando a penúltima palavra, sempre deixando sua primeira letra. O último sobrenome e o primeiro nome nunca devem ser abreviados.
De acordo com a referida Resolução, o Símbolo da Enfermagem é representado pela lâmpada a óleo (forma de uma lamparina grega) acesa, uma cobra e a cruz vermelha, donde juntas representam a profissão do zelo, do cuidado e do respeito: a Enfermagem.
📚 Antigamente (e até hoje em alguns tipos de jalecos) havia um cinto ajustável com botões ou fivelas. Portanto, o objetivo era ajustar o jaleco ao corpo não deixando que o tecido solto atrapalhasse o procedimento quando o profissional se inclinasse.
Como deve ser o jaleco de um estudante de enfermagem?
Devem ser confeccionado de material impermeável para garantir barreira de material biológico, e assim, ser considerado equipamento de proteção individual (EPI).
Para você escolher um bom jaleco será necessário considerar alguns aspectos, como: durabilidade, estética, custo, conforto, resistência. Confira logo abaixo algumas descrições dos tecidos. Oxford: É um tecido mais grosso e não desbota facilmente, porém, o branco pode amarelar mais rápido.
A resposta é sim, é errado. Profissionais de saúde não podem usar jaleco fora do ambiente de trabalho, e isso inclusive virou Lei, devido ao grande número de trabalhadores que fazem uso desse EPI em ambientes nada higiênicos, o que pode aumentar os riscos de contaminação para os pacientes e os próprios profissionais.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) não adota nenhuma norma específica sobre o assunto, mas indica como boa prática da utilização do jaleco que ele seja usado apenas pelo médico que está no exercício da profissão. Se você não está trabalhando em uma instituição de saúde, não deve utilizar a peça.