É preciso, então, que o professor seja dinâmico e criativo ao prepara e ministrar uma aula. Cada aluno, cada turma, possui suas especificidades. É preciso que o professor esteja atento às necessidades particulares de cada aluno ou grupo.”
Ser professor é se reinventar, se adaptar às mudanças, evoluir constantemente e compartilhar o melhor de si com cada um que assiste e participa das aulas, impactando positivamente a vida de seus alunos.
Um bom professor deve encontrar formas de incentivar a motivação de seus alunos. Para desenvolver as habilidades analíticas dos alunos, os educadores devem incentivá-los a considerar o “por quê” de todas as coisas e aceitar que seus julgamentos não precisam sempre coincidir com os do professor.
Cursar Pedagogia. O curso de p edagogia tem uma duração média de 4 anos, e em algumas grades curriculares, é necessário realizar um estágio ao final da graduação para se formar. ...
O QUE NÃO TE CONTAM SOBRE SER PROFESSOR | Dicas para professores iniciantes | Experiência docente
Qual é a função do professor hoje?
O papel do professor na sociedade é fundamental para o desenvolvimento e educação de crianças, jovens e estudantes de diversas faixas etárias. O docente atua como mentor, orientador e educador para seus alunos, incentivando-os a desenvolver habilidades, conhecimentos e competências.
A prática docente requer adaptação às demandas atuais para ensinar as novas gerações e lidar com os desafios, buscando constantemente novos conhecimentos e desenvolvendo novas habilidades. Para tanto, o professor precisa assumir uma postura flexível, adaptativa e centrada no aluno.
Consciente, porque ele sabe o que está fazendo, como a gente diz :"ele tem consciência do que faz". Responsável porque tem consciência de suas obrigações como homem, por exemplo: estudar, trabalhar, jogar, etc. Portanto, agimos entendendo e entendemos agindo.
Então, o bom professor tem duas características essenciais: capacidade de pensamento e de ação. Educar de forma adequada e inteligente e, ao mesmo tempo, agir de forma assertiva e eficaz contribui em muito para superar desafios e obstáculos dos processos de ensino e aprendizagem.
Além da atenção aos seus alunos e da capacidade de inovar na sala de aula, um ótimo educador também deve se manter flexível no ambiente escolar. Diante de desafios e situações especiais, é preciso buscar alternativas saudáveis e construtivas para auxiliar os seus alunos.
De forma resumida, o papel do professor é muito maior do que o de transmissor de conhecimento: ele é um facilitador do aprendizado, um guia e um modelo para os alunos, contribuindo enormemente para o progresso e o sucesso educacional deles. Esse é um papel valioso e que exige muita responsabilidade.
Ser professor é ter a honra de ser lembrado, reconhecido pela inspiração e pela possibilidade de marcar a vida e o futuro das novas gerações. Sem dúvida, uma profissão que envolve amor e constante adaptação e que merece nosso respeito, admiração e valorização não só nesta data, mas todos os dias.
Para ser professor nos dias atuais é necessário se reinventar, se adaptar as inúmeras mudanças tecnológicas que surgem a cada dia. Estar atento a isso fará com que o professor inove sua forma de ensinar. É importante relacionar os conteúdos ensinados aos alunos com a vida fora do ambiente escolar.
Os professores de hoje não são detentores da informação como outrora eram seus colegas de docência de 20, 30 anos atras. Mas são eles que ensinam, orientam e preparam o aluno para encontrar a informação, avaliar o conteúdo. Não são os donos da verdade, mas são os que dizem o que realmente é verdadeiro.
(2012) citam características de um bom professor, que deve possuir domínio do conteúdo, ou seja, ter conhecimento e experiência, uma boa didática, capacidade de despertar o interesse. Um docente ideal também é aquele que é paciente, possui um bom relacionamento com os discentes e é disposto a ajudar.
É ele que acompanha o aluno, medeia o conhecimento, faz parte do processo pedagógico efetivamente. É ele que enfrenta as dificuldades de aprendizagem do aluno, as carências afetivas destes, e principalmente sabe como adequar os conhecimentos prévios dos educandos aos conteúdos curriculares da escola.
Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo.
Como deve ser o perfil do professor na atualidade?
Ser professor na atualidade é sim ser de tudo um pouco, é entender além de práticas educativas e de conteúdos mais também de vida, de ser humano, é ser capaz de parar conteúdos importantes para falar de acontecimentos reais que de certa forma impactam a sociedade.
Ser um bom professor requer paixão, empatia, adaptabilidade, comunicação eficaz e um compromisso constante com a aprendizagem. Se você possui essas qualidades, está no caminho certo para fazer a diferença na vida de seus alunos e na educação como um todo.
Ou ainda formação em educação infantil direcionada a crianças com até 4 anos de idade. Independentemente da formação, o professor deve apresentar basicamente o seguinte perfil: amar a profissão, ser comunicativo, ter facilidade de se relacionar com o outro, ter equilíbrio emocional, ser criativo e empático.
O bom professor e uma boa professora precisa ter uma prática reflexiva para ser capaz de aprimorar seus planejamentos, seu entendimento do contexto no qual está inserido, compreender o seu aluno e sua aluna e, principalmente, ser capaz de ensiná-lo(a) a fazer mais perguntas do que apenas dar respostas prontas e ...
O docente tem que cuidar de sua própria conduta, vigiar seus pensamentos, zelar pela relação entre o que é dito e o que é feito, é compromisso sem rivalidades de educadores e intelectuais educacionais críticos.
Assim, Freire descreve que a escola deve estar pautada em um modelo de “pedagogia fundada na ética, no respeito à dignidade, à própria autonomia do educando” (FREIRE, 2010, p. 16). Nas palavras de Freire, o professor deve exercer a prática docente para que os alunos tenham autonomia para aprender sem pressões.
I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; II – elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; III – zelar pela aprendizagem dos alunos; IV – estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; V – ministrar ...
A prática docente exige um vínculo ideológico muito específico com o conhecimento e com as pessoas com quem ele é compartilhado. Não se trata apenas de ensinar, de transmitir conhecimentos, de passar ao/à outro/a o que se sabe em certo campo específico do saber, como poderia pensar o senso comum sobre essa profissão.