Como devo me dirigir a uma juíza?

Gramaticalmente, são chamadas de vocativos. Servem para que você CHAME O JUIZ (a). Ex.: Ao entrar ao gabinete/vara, fala-se: “Meritíssimo/ Excelentíssimo, posso entrar?" VOSSA EXCELÊNCIA/SUA EXCELÊNCIA: Ambos são pronomes de tratamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como se referir a juíza?

O documento afirma que "vossa excelência" é a forma de tratamento mais adequada, especialmente na redação de atos oficiais, mas o vocativo "senhor (a)" também é compatível quando alguém fala com um juiz. Já o "excelentíssimo" deve ser usado para chefes de poder, como o presidente da República e do Congresso Nacional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em noticias.uol.com.br

Qual a forma de tratamento para juiz?

As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo: Senhor Senador, Senhor Juiz, Senhor Ministro, Senhor Governador, Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnj.jus.br

Como me devo dirigir a um juiz?

"Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Pode chamar o juiz de você?

Se o Projeto de Lei do Senado 332/2017 for aprovado, os magistrados — e outras autoridades — poderão ser chamados de “senhor” ou simplesmente “você” ou “tu”. Se projeto for aprovado, ministros do Supremo Tribunal Federal poderão ser chamados de "senhor" ou "você" e "tu".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Como se dirigir a um Juiz?

Como se dirigir a uma juíza?

Meritíssimo; Excelentíssimo; Vossa Excelência; Sua Excelência e Excelência. Quando usar cada um deles sem cometer erros. Via, antes mesmo de entrar na Universidade, diversos operadores do Direito utilizarem as palavras acima, em diversos contextos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É correto endereçar ao juízo?

A legislação anterior prescrevia que o endereçamento era ao juiz. Porém, o novo CPC de 2015, em seu artigo 319, inciso I, diz que a petição inicial será endereçada ao juízo. Dessa forma, o endereçamento deve ser feito “Ao Juízo da… Vara (…)” ou “Ao Juízo da Presidência do Tribunal (…)”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.kuriertecnologia.com.br

Como direcionar a petição ao juiz?

282, constava que a petição inicial indicaria o juiz ou tribunal a que seria dirigida a petição inicial. Perceba que deveria constar o juiz, sendo correto o uso do endereçamento: EXCELENTÍSSIMO SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE VESPASIANO/MG.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como eu faço para falar com o juiz?

A forma de comunicar com o judiciário é através de petição. Essa é a regra, trata-se de uma formalidade legal. Sempre peticione informando a situação de urgência, relate o pedido no processo. Feito isso, vá até o gabinete do juiz.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como abreviar Meritíssima Juíza?

Podemos concluir que as informações sobre a abreviatura de Meritíssimo podem nos servir de base para abreviar Meritíssima. É possível, portanto, usar MM. para os dois gêneros (feminino/masculino), ou optar por M.ma/Mma., para o gênero feminino.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em bd-login.tjmg.jus.br

Como se dirigir ao juízo?

4) Com esses esclarecimentos, fazem-se as seguintes ponderações: a) um tratamento como Meritíssimo destina-se às pessoas dos juízes, e não aos órgãos de atuação por eles ocupados; b) para os juízes, o tratamento é Vossa Excelência, Excelentíssimo e Meritíssimo; c) para um tribunal, considerado em seu todo, emprega-se o ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Como saudar uma juíza?

Em uma audiência, se a intenção é se referir ao magistrado de maneira solene, é correto tratá-lo por “Excelência” ou por “Meritíssimo juiz”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em epd.edu.br

Como se diz para um juiz?

Meritíssimo e excelência são os vocábulos mais comumente utilizados e os dicionários comuns chegam a atribuir a meritíssimo o sentido de sinônimo de juiz.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como abreviar juíza?

Juiz´ e `Mm. ª Juíza´ [o e a em índices superiores].
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ciberduvidas.iscte-iul.pt

Como se dirigir a um juiz na petição?

"Em geral, costuma-se utilizar nas petições judiciais dirigidas ao juiz o vocativo 'Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito'. No entanto, o Manual de Redação da Presidência da República entende que o pronome de tratamento excelentíssimo só deve ser empregado em relação a altas autoridades.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

É correto falar Excelentíssimo juízo?

319, I, a expressão "juízo a que é dirigida". Nesse sentido, doravante, ao endereçar uma petição esqueça a autoridade e o faça ao juízo, que, nesse caso, não é excelentíssimo, mas meritíssimo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual a autoridade de um juiz?

Embora o juiz e o desembargador estejam inseridos no sistema judiciário, há diferenças em suas funções e autoridade. O juiz atua na primeira instância, tomando decisões iniciais em casos judiciais. Ele avalia provas, emite sentenças e gerencia processos judiciais em tribunais de primeira instância.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

Como devo me referir a uma juíza?

Do Poder Judiciário

O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjsc.jus.br

E obrigado chamar juíza de excelência?

Não! Ninguém é obrigado à chamar ninguém de excelência, doutor, senhor, mestre, milorde, sanctus dominus, amo, alteza, majestade, eminência, magnificência, vossa onipotência (essa eu particularmente nem conhecia) etc.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual é a forma feminina de juiz?

O feminino de juiz é juíza. Os substantivos terminados em –z são, em geral, comuns de dois, à excepção de palavras como andaluz, aprendiz, juiz e petiz, que têm forma feminina: andaluz – andaluza; aprendiz – aprendiza; juiz – juíza; petiz – petiza.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ciberduvidas.iscte-iul.pt

O que acontece se eu xingar um juiz?

Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br