Como diferenciar o adjetivo do advérbio? Os adjetivos modificam um substantivo, atribuindo a ele características. Já os advérbios atingem uma classe maior de palavras, podendo modificar verbos, adjetivos, um outro advérbio ou uma frase inteira.
Ajuda a especificar a maneira como a ação dos verbos foi feita. São palavras como “bem”, “mal”, “melhor”, “pior”, “devagar”, “rápido”, entre outras. Quando se acrescenta o sufixo –mente a muitos adjetivos, estes passam a ser advérbios de modo.
Como, por exemplo, na frase “A flor é linda” – neste caso, o “linda” é um adjetivo utilizado para descrever a flor. O advérbio, conforme sugere seu próprio nome, está relacionado ao verbo. Além de modificar verbos, esse tipo de palavra pode também modificar adjetivos, outros advérbios ou até mesmo orações inteiras.
Nesse caso a palavra deve estar ligada a um verbo, advérbio ou adjetivo, como por exemplo, em “Eles comem bastante” e “Elas são bastante queridas”. Como adjetivo, a palavra “bastante” é variável, indicando “suficiente”, devendo vir na frase logo após um substantivo com que deve concordar.
Como diferenciar o adjetivo do advérbio? Os adjetivos modificam um substantivo, atribuindo a ele características. Já os advérbios atingem uma classe maior de palavras, podendo modificar verbos, adjetivos, um outro advérbio ou uma frase inteira.
ADJETIVO x ADVÉRBIO: COMO IDENTIFICAR A DIFERENÇA? - Profa. Pamba
Como saber quando é um advérbio?
O advérbio não admite variação em sua forma e sua principal função é modificar o verbo. Basicamente, podemos afirmar que advérbio é a palavra que modifica o sentido do verbo, acrescentando-lhe uma circunstância. Pode também se referir a um adjetivo ou a outro advérbio, ou, até mesmo, a uma oração inteira.
Dentro de uma oração, os adjetivos sempre acompanharão o substantivo, podendo flexionar em gênero, número e grau. Em gênero, flexionam em masculino ou feminino; em número, flexionam em singular ou plural, e em grau, flexionam comparativo ou superlativo.
Os advérbios de modo mais comuns são: bem; mal; melhor; pior; assim; aliás; depressa; devagar; como; sobretudo; quase; assim; ao léu; às claras; às pressas; à toa; à vontade; às escondidas; aos poucos; desse jeito; desse modo; etc. A maioria das palavras também são terminadas em – mente.
Também é possível transformar muitos adjetivos em advérbio de modo acrescentando o sufixo -mente ao final da palavra. Veja: Você acabou rapidamente. Tudo ficará melhor.
Alguns advérbios de negação são “não” e “nem”. Em contextos específicos, palavras como “negativo”, “nenhum”, “nunca”, “jamais”, entre outras, podem ser classificadas como advérbio de negação, mas é necessário atenção aos casos.
Vamos estudar um pouco sobre advérbios, locuções adverbiais e o sentido que eles desempenham no texto? Os advérbios são palavras invariáveis que modificam ou intensificam o sentido dos verbos, dos adjetivos, de outro advérbio ou até de frases inteiras.
Os advérbios funcionam para os verbos de forma semelhante a como os adjetivos funcionam para os substantivos, ou seja, o advérbio tem a função de agregar mais detalhes ao verbo ao qual ele está relacionado.
Os adjetivos modificam um substantivo, atribuindo a ele características. Já os advérbios atingem uma classe maior de palavras — podem modificar verbos, adjetivos, um outro advérbio ou uma frase inteira.
O adjetivo é uma classe de palavras variável, pode flexionar-se em relação ao gênero (biforme ou uniforme), ao número (singular e plural) e ao grau (comparativo e superlativo). Sua principal função é acompanhar o substantivo, dando-lhe características ou apresentando algo que o particularize.
Adjetivos são a classe de palavra que serve para caracterizar seres e coisas. Podem ser classificados como simples, compostos, primitivos, derivados ou pátrios. Flexionam em gênero, podendo ser uniformes ou biformes.