Trânsito rápido: Caracterizada por acessos com trânsito livre, sem interseções em nível, travessia de pedestres, cruzamentos ou semáforos. ...
Arterial: Caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros, vias secundarias e locais.
São divididas em dois tipos: estradas e rodovias. A diferenciação é feita apenas pela existência ou não de pavimentação. Assim, as rodovias são as vias rurais pavimentadas ou com acabamento em pedras e as estradas são as vias rurais sem pavimento, ou seja, de areia ou terra.
As vias urbanas são separadas em quatro tipos: vias de trânsito rápido, coletora, arterial e local. Cada uma possui suas especificações e limites de velocidade, segundo a lei brasileira de trânsito.
São elas as avenidas, ruas e caminhos para a circulação pública. Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), elas são divididas em quatro partes: via coletora, via local, via rápida e via arterial.
Classificação das Vias Urbanas e Rurais e Velocidade das Vias + SIMULADO DETRAN 2022
Como se define as vias?
De acordo com o Anexo I do CTB, via é a “superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista, a calçada, o acostamento, ilha e canteiro central”. Sua classificação, conforme artigo 60, leva em consideração o fim a que se destina, bem como o espaço geográfico em que se situa.
As vias arteriais são as avenidas que ligam duas regiões de uma cidade. O CTB define que elas são controladas por semáforos e que possuem interseções em nível, o que possibilita acesso a lotes e outras vias. No caso das vias coletoras, elas têm a função de coletar e redistribuir o trânsito pela cidade.
Como saber a velocidade máxima de uma via? Em geral, as vias apresentam placas indicando a velocidade máxima permitida. Quando não houver, prevalecem as determinações do Art. 61 do CTB, cujo primeiro inciso transcrevemos abaixo.
Para que serve o conector 4 vias? Esse conector tem a finalidade de fazer a ligação de sistemas de som grandes. O conector 4 vias com terminais importado é universal, portanto é adequado para sistemas de som de todas as marcas.
Uma das evidências para saber se a via é de mão dupla ou não é observar a cor da faixa que divide a pista e as orientações no chão e nas placas da via. A faixa amarela indica que a via é de sentido duplo – ou seja, mão e contramão. Já, se for branca, indica sentido único.
No Brasil, os limites de velocidade estabelecidos são: 30 Km/h nas vias locais, 40 Km/h nas vias coletoras, 60 Km/h nas vias arteriais e 80 Km/h nas vias de trânsito rápido. Já nas rodovias de pista dupla, 110 Km/h para automóveis, camionetas e motocicletas, 90 Km/h para os demais veículos.
Resposta rápida e direta: as vias rurais se distinguem tão somente pela existência ou não de pavimentação. Sendo assim, quando as vias rurais são pavimentadas estamos falando sobre rodovias. E quando as vias rurais são estão pavimentadas denomina-se estradas.
Qual a velocidade mínima de uma via de trânsito rápido?
De acordo com o Artigo 62 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a velocidade mínima de uma via não pode ser inferior à metade da velocidade máxima estabelecida. Ou seja, em uma rodovia onde se permite por lei a velocidade máxima de 120 km/h, o condutor deve trafegar na velocidade mínima de 60 km/h.
Para vias urbanas: 80 km/h nas vias de trânsito rápido, 60 km/h nas vias arteriais, 40 km/h nas vias coletoras e 30 km/h nas vias locais; Para rodovias: 110 km/h para automóveis, camionetas e motocicletas; Para estradas: 60 km/h para todos os veículos.
Segundo o CTB, as vias de trânsito rápido são caracterizadas por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.
Existem diferentes tipos de vias de trânsito urbanas, cada uma projetada com características específicas para atender a diferentes necessidades de transporte. As vias urbanas possui divisão em quatro grupos, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB): via rápida, via local, via arterial e via coletora.
As válvulas de 4-vias têm 4 portas; Pressão (P), Tanque (T), Avanço (A) e Retração (B). As 3 posições são usadas para controlar o avanço, retração e retenção da ferramenta ou cilindro. As válvulas de 4-vias são projetadas para operar ferramentas e cilindros hidráulicos de dupla ação.
Temos no caso, então uma válvula de 4 vias e 3 posições, podendo ser chamada de 4/3 vias. No físico, essa válvula é representada da seguinte maneira: Se você pegar essa válvula na mão vai ver duas portas, além das vistas na imagem, portanto 4 vias. Essa, em particular, tem acionamento por alavanca, com trava.
§ 2º O órgão ou entidade de trânsito ou rodoviário com circunscrição sobre a via poderá regulamentar, por meio de sinalização, velocidades superiores ou inferiores àquelas estabelecidas no parágrafo anterior.
Em qual via os veículos têm prioridade de trânsito?
Em resumo, quando há vias que se cruzam sem sinalização, a preferência é do veículo que estiver à direita do condutor. No caso de rotatórias, a preferência será daquele motorista que já estiver circulando por ela. E quando o fluxo for proveniente de uma rodovia, a preferência será de quem já estiver circulando por ela.
Coletora: É destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais. A velocidade máxima permitida nessa via é 40 km/h; Local: Caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada ao acesso local ou áreas restritas.
Este sinal é comumente usado para criar espaço para veículos de emergência, áreas de estacionamento e áreas de trabalho. Também é usado para indicar que os veículos devem desviar para a direita ao passar por zonas de trabalho.