Para compressas calcule 5 gotas de óleo essencial para diluir a cada 200 - 300ml de água. Assim que a argila já estiver com a consistência ideal para para ser aplicada no rosto, dilua 3 gotas de óleo essencial - se preferir também coloque 1 gota de óleo vegetal -, misture e aplique.
Os óleos essenciais são solúveis em óleo. Eles não são solúveis em água . Em outras palavras, óleos essenciais e água não se misturam corretamente. Portanto, não é aconselhável colocar essencial na água do banho sem primeiro diluí-los em um óleo veicular.
Quantas gotas de óleo essencial para 100 ml de água?
Sim, você pode usar óleo essencial no Aromatizador Elétrico, pois o aparelho é seguro, tem sistema de controle de temperatura e não danifica os óleos. No Difusor Ultrassônico Via Aroma, adicione 1 a 2 gotas de OE para cada 100ml de água, ligue o aparelho e configure como preferir.
O carreador nada mais é do que um produto compatível para diluição de óleos essenciais, que são altamente concentrados e agressivos à sua pele. Ou seja, ele é a forma mais segura e prática de utilizar os óleos essenciais de maneira tópica.
Dica de uso: Acrescente 400 ml de água utilizando o medidor que acompanha o produto e dicione de 6 a 8 gotas do Óleo Essencial de sua preferência. Ao colocar o seu Difusor de Aromas na tomada, selecione o tempo de uso. Você pode programar direto no aparelho ou utilizando o controle remoto. Visite o nosso site!
Mergulhe uma toalha na água e aplique na área afetada. Dilua o óleo essencial em água e álcool em um frasco spray. Agite bem antes de usar. Adicione algumas gotas de óleo essencial em uma tigela com água quente recém-fervida.
Exagerar na dose ou fazer uso de óleos essenciais na pele sem diluição pode causar queimaduras, desconfortos e alergias. Alguns óleos apresentam um risco significativamente maior de gerar reações cutâneas, como a canela, o cravo, o tomilho e o orégano.
O óleo de rosa e o de hortelã pimenta são exemplos de aromas que ofuscam os outros quando utilizados em sinergias. Alguns óleos são conflitantes quando combinados, como o óleo de rosa com o de limão, que acabam produzindo um aroma desagradável.
Para uma massagem, deve ser usada uma diluição de 2%, que serão 50 gotas de Óleos Essenciais para 100 ml de Óleo Vegetal, também chamado de carreador. Em torno de 20 minutos após o início da massagem, os óleos começam a ser absorvidos, propiciam limpeza e sensação de relaxamento.
Você sentirá uma sensação de calma e tranquilidade, reduzindo o estresse e facilitando o adormecer. Você pode diluir algumas gotas em um óleo vegetal carreador e aplicar nas têmporas ou adicionar algumas gotas ao seu difusor de aromas elétrico antes de dormir.
Então, você deve usar 2 gotas de óleo essencial para cada 10ml de óleo vegetal (ou 10g de creme neutro). Enquanto isso, o mesmo OE pode ser usado em uma proporção diferente para uma massagem corporal, usando cerca de 6 gotas para cada 10ml de óleo vegetal (ou 10g de creme neutro).
O método mais utilizado no mundo para extração de óleos essenciais é a destilação a vapor. Nela, o vapor d'água passa pelos tecidos da matéria prima vegetal e extrai o óleo “por arraste”.
Uma dica de Aromaterapia torna ainda mais refrescante esse hábito: pingue 3 gotas de Óleo Essencial de Menta Brasileira em um litro de água. Sirva-se e refresque-se! A menta, além de ser extremamente refrescante, também combate náuseas, azia e mau hálito. Clique aqui para saber mais sobre o produto.
Quais são as contraindicações dos óleos essenciais?
O uso de óleos essenciais é contraindicado para crianças, gestantes, idosos, pessoas que tomam medicações via oral de uso contínuo, pessoas hipertensas ou com epilepsia.
Os óleos essenciais podem ser utilizados para diversos fins. Combinados ou utilizados isoladamente, eles podem ser aplicados em aromatizadores e difusores de aromas, utilizados em massagens ou banhos de imersão. Aliás, há muitas pessoas que utilizam a aromaterapia para dormir.
É possível fazer a diluição dos óleos essenciais em tecidos. Bata diluir 6 gotas de óleo essencial, com 1 colher de álcool líquido para 4 colheres de água. O poder da natureza agora sempre com você em todas as formas.
Ao ser diluído no óleo vegetal, como o de coco ou gergelim, é muito utilizado para tratar candidíase. Mas a prática não deve substituir tratamento médico. “Também vale pingar uma ou duas gotas na água e passar no chão para desinfetar, ou misturar um pouco com álcool 70% para aumentar o poder de higienização”, sugere.
Na Aromatização: para aromatizar o ambiente, adicione 5 gotas de óleo essencial no aromatizador ou, 20 gotas em um borrifador com 500 ml de água. Agite sempre antes de usar. Em aromatizadores com velas ou resistência, coloque uma colher de sopa de água morna com algumas gotas de óleo essencial.
Sempre faça a diluição em um óleo vegetal carreador. Óleos essenciais são muito concentrados em suas propriedades e portanto a utilização pura na pele pode aumentar o risco de causar reações de irritação, sensibilidade, alergia ou dermatite.
Você também pode diluir a essência em álcool de cereais e borrifar-lá em pontos estratégicos, como almofadas, tapetes e cortinas, garantindo o cheirinho de casa limpa por muito mais tempo!
💧 Borrifador de ambiente = utilize a proporção de 10 ml de álcool de cereais + 10ml de água mineral para cada 5 gotas do óleo essencial de sua preferência. Misture e borrife no ar, cortinas e roupas de cama, dependendo da intenção de uso.