Você só precisa de água quente e sal grosso (ou bicarbonato de sódio). Primeiramente retire o excesso de papel manualmente com auxílio de um saco plástico e jogue no lixo depois.
Coloque o saco de lixo na tampa do vaso para vedar qualquer entrada de ar. Se for usar plástico filme, enrole-o na tampa para realizar a vedação. Dê a descarga e aguarde alguns segundos. O vácuo criado pela falta de ar vai empurrar a água com mais força, forçando também a obstrução a descer pelo cano.
Água e sabão em pó Caso a água quente não seja suficiente para desentupir, é possível adicionar um pouco de sabão em pó para quebrar as partículas dos resíduos que possam estar dificultando o fluxo no vaso sanitário. Para isso, adicione 1 xícara de chá de sabão em pó, diluído na água quente e deixe agir por 30 minutos.
Esse fenômeno é influenciado pela afinidade das fibras de papel com a água, que supera a afinidade fibra/fibra, resultando na dissolução do papel durante o processo de contato com água.
O que é bom para desentupir vaso entupido com papel higiênico?
A soda cáustica é uma opção de produto para desentupir vaso. Em um balde cheio de água, coloque duas colheres de soda cáustica e duas colheres de sal. Depois, despeje o conteúdo no vaso. Existem outros produtos químicos específicos para quem quer saber como desentupir o vaso sanitário.
Por que o papel higiênico pode causar entupimento? O papel higiênico pode causar entupimento dos encanamentos porque ele não se dissolve completamente na água. Ele pode formar nós ou bolhas que podem obstruir as tubulações.
O Destop Líquido Desentupidor de Vasos Sanitários é um desentupidor de alta performance. Desentope e previne entupimentos com facilidade. Seu uso é indicado para pias e vasos sanitários. Para entupimento causado por papel higiênico, gordura e resíduos alimentícios.
Outra opção caseira é lançar mão do desentupidor, ou ainda de um cabo de aço com manivela. Empurre o cabo de aço e tente puxar o objeto. Se perceber que não deu certo, pare de insistir, caso contrário, poderá empurrar o item para o fundo, piorando ainda mais o entupimento.
Uma opção comum é despejar água fervente diretamente no vaso. O calor pode ajudar a dissolver bloqueios causados por gordura ou outros resíduos. Outra estratégia envolve o uso de água sanitária, despejando cerca de uma xícara no vaso e deixando agir por alguns minutos antes de dar descarga.
Despeje o sal grosso no vaso sanitário: para uma limpeza eficaz, utilize de 1 a 2 colheres de sopa de sal grosso e espalhe diretamente no vaso, especialmente nas áreas mais sujas ou propensas a acumular resíduos. Deixe agir: para que o produto atue de forma eficaz, deixe-o agindo por pelo menos 20 minutos.
Nesse caso, despeje quatro colheres de sopa de detergente + 1 litro de água quente, aguardando 20 minutos antes de dar descarga, Caso nada disso funcione, o ideal é entrar em contato com um profissional que resolva esse tipo de problema.
Geralmente, esse problema ocorre quando a fossa está cheia e o sistema de tubulações não consegue dar vazão a água. A falta de vazão reduz a velocidade da descarga para encher o vaso e, assim, ele não tem força o suficiente para fazer os dejetos descerem.
Forre toda a parte da louça da abertura do vaso com três ou quatro camadas de papel-filme. Certifique-se de que está bem vedado. Feche a tampa, sente-se no vaso ou coloque um peso e dê a descarga. A pressão da água deve ajudar a liberar o encanamento e mandar embora o que está fechando a passagem de água.
É correto jogar papel higiênico dentro do vaso sanitário?
Também é importante frisar que papel higiênico jogado no vaso sanitário pode levar mais de 100 anos para se desintegrar em aterros sanitários, prejudicando o meio ambiente. Por isso, algumas ONGs e movimentos sociais recomendam evitar a prática e optar pelo descarte no lixo.
Pode jogar papel higiênico no vaso onde tem fossa?
E a questão é que o papel higiênico pode entupir as fossas, prejudicando o processo. Já para quem tem rede coletora de esgoto, jogar papel na privada só está liberado em prédios, que têm mais pressão da água para empurrar o papel por aí. Se você mora em casa precisa conhecer bem o encanamento.
Se a causa do entupimento tem relação com excrementos ou papel higiênico, um balde com água quente pode ajudar, visto que ela auxilia no derretimento do material. Para que a técnica dê certo, entretanto, após despejar o líquido é preciso aguardar 5 minutos antes de dar descarga.
0Líder global em higiene e saúde, a Essity está lançando no Brasil, por meio de sua marca Tork®, o SmartOne Universal, papel higiênico com capacidade de se desintegrar rapidamente, que, além de não entupir a tubulação, reduz o consumo em até 40%.
O que fazer quando o vaso sanitário entope com frequência?
Usar misturas com água é uma boa forma de começar a desentupir o vaso sanitário de forma amadora. A água apresenta poucos riscos às tubulações e à estrutura do vaso sanitário. Portanto, utilize o líquido dissolvido com vinagre e bicarbonato, em uma proporção de 100ml para cada 500ml de água.
Materiais como papel e papelão se decompõem muito mais rápido. Em condições adequadas, leva apenas algumas semanas ou meses para que esses produtos se desintegrem no oceano.
No entanto, a causa mais comum de entupimento, de acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é o descarte irregular de lixo. Mas a Companhia não recomenda que o papel higiênico seja jogado na privada.
Se o morador descarta lixo no vaso sanitário como papel higiênico, fraldas, cabelo, preservativo ou absorvente, o encanamento pode entupir. O serviço para consertar a tubulação é caro e o prejuízo é certo”, alerta o gerente da Sanepar em Curitiba e Região Metropolitana, Celso Thomaz.