Características: Espécie de baixa estatura, 3-5 m, copa baixa e densa, com o tronco medindo entre 15 e 25 cm de diâmetro, revestido por cascas com ritidoma reticulado. Suas folhas são simples, pecioladas, membranáceas, glabras e com 8-11 cm de comprimento. As flores são róseas e reunidas em inflorescências terminais.
Características botânicas: Árvore ou arbusto perene, medindo de 3-8 m de altura. Folhas simples, alternas, longamente pecioladas, glabras, levemente cordiformes a ovalado-lanceoladas, grandes, medindo de 8-20 cm de comprimento. Flores brancas ou levemente róseas, dispostas em panículas terminais.
Quanto tempo leva para um pé de urucum começar a dar?
O lançamento de flores ocorre depois de 6 a 10 meses do plantio no local definitivo. A segunda floração se dará aproximadamente entre 12 e 15 meses depois do estabelecimento do cultivo.
Quanto ao ambiente adequado para o cultivo do Urucum Colorau, ele se adapta bem a climas tropicais e subtropicais, com temperaturas médias entre 20°C e 30°C. Além disso, a planta requer um solo fértil e bem drenado para um crescimento saudável.
Suas plantas podem chegar a mais de seis metros de altura, mas geralmente alcançam pouco mais de três metros, apresenta raiz pivotante com ramificações secundárias terciárias.
Nome Científico: Bixa orellana (Bixaceae), Urucum. Características: Espécie de baixa estatura, 3-5 m, copa baixa e densa, com o tronco medindo entre 15 e 25 cm de diâmetro, revestido por cascas com ritidoma reticulado. Suas folhas são simples, pecioladas, membranáceas, glabras e com 8-11 cm de comprimento.
Os tocotrienois presentes no urucum, por sua ação antioxidante potente, ajudam na redução do colesterol ruim que é responsável por formar placas de gordura nas artérias e, assim, esta planta ajuda a prevenir e reduzir o risco de doenças cardiovasculares como aterosclerose, infarto ou derrame cerebral.
O clima propício para o cultivo de urucum é o tropical, com temperaturas entre 24 e 30ºC (Revilla, 2001) e plantio, geralmente, efetuado no início do período chuvoso.
Esse processo deve ser feito com 20 dias de antecedência do plantio. A melhor época para plantar, inclusive, é sempre no inicio da estação mais chuvosa do ano. É bom lembrar que o urucum pode ser plantado tanto em balainhos quanto em canteiros.
A colheita das cachopas de urucum deve ser realizada de forma manual e quando, aproximadamente, 3/4 (três quartos) dos frutos estiverem maduros. A identificação do ponto de maturação das cachopas é importante, pois influencia na qualidade final do produto.
No Brasil, as cultivares de urucum que são mais indicadas para os cultivos comerciais são: Bico-de-Pato, Peruana Paulista, Piave Vermelha e a Peruana Pará.
Uma das formas de se aproveitar as propriedades do urucum é ingerindo a iguaria em forma de chá. A bebida pode ser preparada com as folhas ou sementes do fruto, possuindo um modo de preparo diferente em cada um dos casos.
“O urucum, cientificamente chamado de Bixa orellana, é uma planta que produz corantes naturais. Seu arbusto chama a atenção pelo colorido de suas flores. Cultivado em diferentes regimes climáticos, ele pode chegar a 9 metros.
O Urucum, planta tipicamente brasileira, ajuda a reduzir a gordura do fígado. É o que diz uma nova pesquisa realizada pela faculdade de engenharia de alimentos da Universidade de Campinas. Os pesquisadores descobriram que o extrato da semente diminui a inflamação do fígado, e ajuda, inclusive, a controlar o colesterol.
Urucum, também grafado urucu, é o fruto do urucuzeiro ou urucueiro (Bixa orellana), arvoreta da família das bixáceas, nativa na América tropical, que chega a atingir altura de até seis metros.
No geral, não costuma ser prejudicial às pessoas, mas alérgicos a quaisquer componentes da fruta devem estar atentos. Os sinais clínicos que indicam alergia são coceira, inchaço, pressão arterial baixa, urticária, dor de estômago e sintomas da Síndrome do Intestino Irritável.
O urucum serve também para o acabamento de objetos tradicionais, com pontas de flecha e cestos. Alguns indígenas, saindo em viagem pela mata, habitualmente esfregam a tinta de urucum no corpo, ou apenas nas pernas e coxas, para afastar pulgas e outros insetos.
Proteção Espiritual e Afugentamento de Energias Negativas: O urucum é utilizado na Umbanda como uma forma de proteção espiritual. Acredita-se que sua cor intensa e brilhante tenha a capacidade de afugentar energias negativas e influências indesejadas.