Os banheiros de avião são equipados com um sistema de sucção a vácuo. Quando você pressiona o botão de descarga após usar o vaso sanitário, uma válvula se abre e o vácuo entra em ação, sugando os resíduos para fora do vaso.
O sistema utiliza água potável pressurizada proveniente do tanque de água da aeronave. Em solo, uma bomba de vácuo gera a sucção necessária para a descarga”, contou Panagio.
Ao contrário do que alguns dizem, as fezes não são descartadas em pleno voo: os reservatórios armazenam os dejetos até o fim da viagem. Quando o avião chega a terra firme, eles são esvaziados através de uma mangueira de um caminhão especial, que suga toda urina e fezes.
Quando você for no banheiro (aliás, vá antes das refeições sempre que possível pra evitar fila e bagunça), lembre que o papel higiênico deve ser jogado no vaso (inclusive, na Europa, por exemplo, o costume tambem é esse.
A empenagem é também conhecida como seção de cauda e, na maioria das aeronaves, consiste de um cone de cauda, superfícies fixas e superfícies móveis. O cone de cauda serve para fechar e dar um acabamento aerodinâmico à maioria das fu- selagens.
É simples: no fundo são nuvens que se formam pelo ar quente e húmido que sai dos motores e que entra em contacto com temperaturas muito frias, a alta altitude. E há também outro rasto branco que podemos ver sair das asas do avião: a velocidade a que vai é tão grande que forma pequenos tornados de ar com aquele efeito.
Em resumo, os resíduos humanos produzidos durante os voos são armazenados em tanques especiais localizados na parte traseira da aeronave. O xixi é descartado durante o voo, enquanto o cocô é armazenado até que a aeronave pouse e seja submetida a um processo de manutenção em terra.
Curiosidades. Um Airbus A330 possui dois tanques com 400 litros cada. Já um Boeing 777 tem três tanques, enquanto um 747 possui quatro desses reservatórios de dejetos.
papel toalha. e a lixeira fica abaixo da pia nessa portinha tá bom. aqui nesse botão temos a descarga. não se assuste que ela é um pouco barulhenta mesmo.
A sujeira é sugada, passando por canos que ficam embaixo do piso do avião, da qual chega em um reservatório bem longe dos passageiros. No entanto, a capacidade do reservatório é de até 250 litros. Para os aviões que fazem trajetos intercontinentais, há dois reservatórios instalados.
Para esvaziá-lo, uma extremidade de um tubo de esgoto é conectada a uma abertura no tanque e a outra extremidade é conectada ao esgoto. Um botão do ônibus é apertado para abrir o tanque, permitindo que o formaldeído, a urina e as fezes saiam de dentro dele. Tudo passa pela mangueira e cai direto no esgoto.
Ao contrário do que alguns dizem, as fezes não são descartadas em pleno voo: os reservatórios armazenam os dejetos até o fim da viagem. Quando o avião chega a terra firme, eles são esvaziados através de uma mangueira de um caminhão especial, que suga toda urina e fezes.
Ela possui dois fluxos: um que libera três litros de água para dejetos líquidos e outro que libera seis litros para dejetos sólidos. Essa tecnologia proporciona uma economia de 30% de água por ciclo de descarga.
Considere trocar a fralda logo antes de embarcar no avião. Um bebê seco é um bebê feliz. Felizmente, quando você precisa trocar uma fralda durante o voo, muitos aviões têm trocadores de banheiro.
Em outro vídeo, Brenda ensina a passageiros a nunca usar o papel higiênico dos banheiros do avião, mas sim os lenços de papel no compartimento acima do vaso. "Quando acontece turbulências e meninos 'estão mirando' [o vaso], eles miram e atingem toda a parte.
O saquinho de descarte é um produto destinado para o descarte de absorvente íntimo, de modo higiênico, seguro e discreto. Assim, o sanitário permanece com o aspecto de limpo e bem cuidado, transmitindo maior cuidado para seus clientes e funcionários.
Você pode transportar embalagens destes artigos com até 100 ml (3.4 oz.) cada, dentro de um saco plástico transparente de até 1 litro (34 oz.) com sistema de abertura e fechamento que permita ver o conteúdo. Cada passageiro pode levar, no máximo, um (1) saco plástico contendo as embalagens.
Segundo ela, o melhor momento para ir ao banheiro no avião é logo após o embarque, mas antes de a aeronave levantar voo. Assim, você utiliza o banheiro mais limpo, afinal todo avião é higienizado antes de cada nova viagem. Além disso, este momento também tem a vantagem de evitar algum chacoalhão da viagem.
Os banheiros comuns possuem ao menos uma alça (PQP, como era apelidado nos Fuscas). Todos os anos temos incidentes de pessoas machucadas por turbulência, alguma vez alguém já leu que um piloto se machucou em turbulência? Claro que não, porque os pilotos JAMAIS soltam o cinto de segurança.
O avião voa por causa do formato das asas e de outras partes, como turbinas e pás, que geram impulsos. Além disso, os caminhos que o ar percorre por todo o comprimento do avião geram diferenças de pressão que permitem o vôo.
Todos nós já vimos aquelas listras brancas que ficam atrás dos aviões, criando listras no céu azul. Essas linhas são chamadas de rastros e aparecem quando o vapor de água se condensa e congela em torno do tubo de escape de um avião, de acordo com a Corporação Universitária para Pesquisa Atmosférica.
A fumaça que você vê saindo das aeronaves em grandes altitudes é chamada de trilha de condensação ou contrail em inglês. Ela é formada principalmente pela condensação do vapor de água presente nos gases de escape dos motores dos aviões.