A desigualdade no México permanece alta. A maior parte dessa desigualdade advém da desigualdade de renda do trabalho. De fato, verificamos diferenças de renda consideráveis entre os níveis educacionais, o que pode contribuir para uma alta desigualdade de renda do trabalho.
Quais são os principais problemas sociais do México?
Apesar da grande ascensão social, o país ainda enfrenta muitos problemas, tais como desigualdade, marginalização, corrupção, falta de infraestrutura, entre outros.
O México tem a segunda maior economia da América Latina, uma das 15 maiores do mundo e é um grande exportador de petróleo. Mas a prosperidade não chega a todos e a pobreza é alta nas zonas rurais e periferias das zonas urbanas.
Com um território que abrange quase 2 milhões de quilômetros quadrados, o México é o quinto maior país das Américas por área total e o 14.º maior país independente do mundo. Com uma população estimada para 2020 de 126 milhões de habitantes, é o 11.º país mais populoso do mundo e o mais populoso país da hispanofonia.
Quais são as características socioeconômicas do México?
A economia do México é diversificada, incluindo indústrias de alta tecnologia, produção de petróleo, exploração de minerais e indústria transformadora. De acordo com os últimos dados do Banco Mundial, a agricultura representa 4% do PIB do México e emprega 12% da população ativa do país.
Assim é a VIDA no MÉXICO: 30 curiosidades do país mais LINDO da América do Norte
Qual é a desigualdade social do México?
A desigualdade no México permanece alta.
A maior parte dessa desigualdade advém da desigualdade de renda do trabalho. De fato, verificamos diferenças de renda consideráveis entre os níveis educacionais, o que pode contribuir para uma alta desigualdade de renda do trabalho.
O Produto Interno Bruto (PIB) do México registrou um crescimento de apenas 0,3% no primeiro trimestre em relação ao quarto trimestre de 2023, segundo dados oficiais divulgados ontem. Apesar de marcar a décima alta trimestral consecutiva da economia, os analistas qualificaram o número como decepcionante.
O México é uma democracia pluripartidarista que nos últimos 13 anos teve duas alternâncias de governo á nível federal e múltipla alternância a nível estatal e municipal.
O país apresenta uma população de 130.262.000 habitantes, de acordo com dados das Nações Unidas para 2021. A densidade demográfica do território mexicano é de 67 hab./km², sendo a região central do país, de relevo menos acidentado, a que concentra o maior número de habitantes.
O México possui um dos maiores parques fabris da América, além disso, é um dos principais centros do turismo mundial. O território mexicano possui belas paisagens naturais, um vasto litoral e praias de clima tropical. É um dos países mais populosos do mundo e um dos principais atores geopolíticos da América.
A desigualdade social se refere à distribuição desigual de recursos e oportunidades entre diferentes grupos da sociedade, como renda, educação, saúde e emprego.
Morar no México é perigoso devido ao tráfico de drogas ser muito assíduo em algumas regiões do país, mas não especificamente na Cidade do México, que é a capital, por exemplo. São em cidades específicas onde o problema é maior, como no caso da cidade de Tijuana, a região que faz fronteira com os Estados Unidos.
O Espanhol é a língua oficial do México. Mas também se falam mais de 60 linguas indígenas em diversas regiões. Nos lugares turísticos é comum encontrar pessoas que falam inglês.
Durante a época pré-hispânica muitas civilizações evoluíram e suas culturas se tornaram ainda mais complexas, entre essas civilizações temos: olmeca, asteca, teotihuacan, maia, zapoteca, mixteca e outras... A partir daí, já da para perceber as misturas deliciosas que se tornaram típicas mexicanas né?
Fonte: Instituto Nacional de Estadística e Geografía (INEGI), 2015. A população mexicana que se considera afrodescendente é 1.2% de um total de 119.530.753 pessoas.
Perto de 47% da população mexicana (ou 59 milhões de pessoas) são descendentes (total ou parcialmente) de imigrantes europeus e são classificados como "brancos" (maioria espanhóis, italianos, alemães, etc). Mais de dois milhões e meio de mexicanos são classificados como negros e outros um milhão são asiáticos.
Quais são as condições de trabalho no México? A semana de trabalho padrão no México é de 48 horas, composta por seis dias de oito horas cada e um dia de descanso. Se um funcionário trabalhar mais de 48 horas por semana, ele terá direito a receber um pagamento adicional e proporcional pelas horas extras trabalhadas.
Dentre muitas culturas desenvolvidas ao longo do território mexicano, as produções que mais se destacam são: milho (principal produto), feijão, algodão e café. Na pecuária, a principal criação é de bovinos, o país conta com um rebanho de aproximadamente 30 milhões de cabeças.
Os Estados Unidos Mexicanos são uma república federal democrática e laica, cujo governo está concentrado em um sistema presidencialista, ou seja, o Presidente da República é o chefe de Estado e o chefe de governo, simultaneamente.
Na economia, o mexicano vai levando a melhor. O banco de investimentos Jefferies fez as contas e concluiu que o país governado por André Manuel López Obrador acaba de superar o Brasil como a maior economia da América Latina, usando como comparação o PIB convertido em dólares correntes.
O país é divido em 31 estados e é a maior economia da América Latina, com um PIB de US$ 1 trilhão. A economia mexicana destaca-se pela exploração de minérios e à indústria, sendo o maior produtor de prata do mundo, além de estar entre os dez maiores produtores de petróleo do mundo.
Os Estados adotaram, para seu regime interior, a forma de governo republicano, representativo, popular, tendo como base da sua divisão territorial e da sua organização política e administrativa o município livre (Art. 115 Constituição Política dos Estados Mexicanos). O país se divide em 31 estados e o Distrito Federal.