Cefaleia primária em facadas é um tipo de dor de cabeça descrita como episódios de dor aguda localizada, que ocorrem na região da face ou cabeça, sentidos como uma pontada única ou em série, com duração de poucos segundos. Esta cefaleia tem frequência variável podendo durar de um a poucos dias e desaparecer.
Depende em que parte do corpo. Com um tiro de 9mm na cabeça a vítima não tem nem tempo de saber que foi baleada. Se for no pé, aí ela vai berrar de dor. Facada é uma desgaça, porque depende do tipo de faca, da força com que o golpe é desferido e se a arma é retirada do corpo ou deixada nele.
"Depende do tamanho da faca, ou do tamanho da bala. O tiro pode não sangrar nada externamente", diz Poggetti. Contudo, traumas penetrantes lesionam órgãos, podem atingir vasos importantes e causam sangramento dentro do corpo, que não vemos.
Um dano contundente no coração é um golpe no peito que fere os músculos cardíacos, lacera (rompe) as paredes do coração ou danifica uma válvula cardíaca. As pessoas podem sentir que seu coração está batendo forte ou que está acelerado, sentir falta de ar ou apresentar pressão arterial perigosamente baixa.
Rafael Noronha Cavalcante diz que o risco é menor quando a facada atinge, por exemplo, músculos, tendões e ossos. "Mas se atingir uma grande artéria de condução, como a da perna, o paciente corre risco tanto de sangramento quanto de perda de membro", observa.
ESSA É A SENSAÇÃO DE LEVAR UMA FAC4DA 😲 | CANAL DO EDU | CIÊNCIAS
Qual sensação de uma facada?
A dor é sentida de forma inesperada, descrita também como agulhada, solavanco, pontada e até como “furador de gelo”. A localização da dor pode variar entre uma crise e outra.
A maioria das lesões sérias pode causar sangramento volumoso com choque e, por vezes, morte. O sangramento decorrente de uma lesão abdominal é predominantemente interno (dentro da cavidade abdominal). Quando existe uma lesão penetrante, pode surgir uma pequena quantidade de sangramento externo através da ferida.
É importante entender que uma pessoa baleada não pode beber água naquele momento pois se a pessoa tiver grande perda de sangue, ela estará com a consciência reduzida e a água pode acabar indo para seus pulmões levando ao engasgo.
O que acontece se uma pessoa levar uma facada no coração?
Uma lesão contundente no coração pode causar diversos sintomas. A maioria das pessoas manifesta dor e, frequentemente, apresenta manchas roxas ou outras lesões ao redor do esterno ou das costelas. Algumas pessoas têm sintomas de insuficiência cardíaca, como falta de ar. As pessoas podem entrar em choque.
Mesma coisa nos membros inferiores e superiores", afirma Noronha Cavalcante. "O abdome tem órgãos vitais e, quando a facada atinge órgãos como o fígado, baço ou artérias importantes, pode ocasionar morte", completa Marco Felipe Ariette.
Depende das localizações das facadas. Se perfurar uma artéria importante pode demorar uns 5 minutos. Caso as facadas não atinjam regiões com grandes artérias, pode nem morrer.
Os ferimentos de facada são dolorosos, sangrentos e potencialmente fatais. É preciso realizar tratamento imediato para conter o sangramento e estabilizar a vítima até que ela possa ser examinada por profissionais.
Facada é uma desgaça, porque depende do tipo de faca, da força com que o golpe é desferido e se a arma é retirada do corpo ou deixada nele. Uma facada na virilha, por exemplo, que corte a artéria femoral profunda, será sentida como uma leve picada, pois o jorro de sangue encobrirá qualquer sensação de dor.
Nesse caso, a água pode ser fatal. “Um dos sintomas de hemorragia interna é a sede. Caso o sujeito ingira água, a hemorragia irá progredir mais rápido, levando a pessoa a óbito”, conta o profissional.
Se não diagnosticada, pode complicar com hemorragia abdominal, choque e até infecção. Se diagnostica no ato, o tratamento pode ser conservador em casos não sintomáticos; ou laparotomia em casos de hemorragia ou sinais de infecção a fim de corrigir a laceração uterina ou de outros órgãos abdominais atingidos.
Além disso, cortes mais profundos podem causar, além da infecção, lesão vascular séria, lesões de nervos (alterando a função sensitiva da mão), bem como lesões de tendões, levando ao prejuízo de mobilidade dos dedos e punho.
Popularmente conhecida como 'dor de facão' ou de lado, ela é uma das queixas mais comuns entre corredores, principalmente os iniciantes. A causa da dor ainda não é compreendida completamente, mas pode estar ligada a diversos fatores, entre eles respiração inadequada, fadiga muscular e superaquecimento do corpo.
Cefaleia primária em facadas: é um dor de cabeça catacterizada por pontadas agudas e breves em um lado da cabeça. Mais comum em pessoas com mais de 40 anos.