– dores de cabeça e na face que muitas vezes se confundem com dores de ouvido, sinusites ou até mesmo como dores de dente; – marcas na parte interna das bochechas e na língua; – zumbido no ouvido; – dores e estalos ao abrir e fechar a boca.
Isso provoca o surgimento de sintomas como dor nas articulações da mandíbula ou dor de cabeça ao acordar, além de causar desgaste e amolecimento, trincas ou até fraturas dos dentes. Esse problema pode surgir de forma voluntária ou semivoluntária, durante o sono ou quando o paciente passa por situações de estresse.
Características da dor de cabeça atribuída à ATM: Dor na região das têmporas e no rosto; Desconforto que piora com movimentos da boca, como mastigar; Dor que se intensifica ao apertar os dentes e piora com a palpação na região das têmporas.
Medicamentos como gabapentina e buspirona são indicadas em alguns casos e o uso de relaxantes musculares e benzodiazepínicos podem ser usados somente por períodos breves, por questões de segurança.
COMO ALIVIAR A DOR NA MANDÍBULA (ATM), BRUXISMO, ZUMBIDO E NA CABEÇA - Fisioprev
Qual o melhor calmante para bruxismo?
Existem certos medicamentos que podem ser usados como tratamento de Bruxismo. Estamos falando de remédios como gabapentina e buspirona, por exemplo. Além desses medicamentos, a aplicação de toxina botulínica também vem sendo usada no tratamento de Bruxismo, bem como de Disfunções da ATM.
Massagem facial: a massagem facial reduz a tensão muscular na mandíbula e no pescoço. Isso pode levar a uma diminuição dos sintomas do bruxismo. Técnicas de relaxamento: meditação, yoga e respiração profunda são técnicas eficazes de relaxamento.
Em alguns casos, o cirurgião dentista pode solicitar exames complementares, como uma radiografia ou polissonografia (que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral durante o sono), para avaliar a origem precisa da disfunção na articulação. O tratamento do bruxismo está condicionado à sua origem.
Ao dentista, o tratamento indicado é o uso diário, por tempo indeterminado, de placas para bruxismo, que ajudam a relaxar os músculos e também a evitar desgastes e fraturas nos dentes.
Provoca dor constante e não pulsátil, normalmente de intensidade baixa ou moderada, não sendo na maioria das vezes incapacitante da rotina diária e não agravando com esforço físico, semelhante à chamada "moinha constante"
Qual a melhor posição para dormir para quem tem bruxismo?
As posturas que permitem a posição de repouso da mandíbula durante o sono são a postura dorsal com apoio cervical e dos joelhos e a postura lateral envolvendo o apoio do crânio e das extremidades supe- riores.
O bruxismo ocorre quando os dentes entram em contato de maneira forçada, quer esse contato seja silencioso ou produza sons, especialmente durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula.
Por exemplo, o bruxismo pode durar por vários anos se ele estiver relacionado a um fator de estresse que não vai embora. No entanto, se o bruxismo estiver sendo causado por um problema dental (oclusão), deve parar quando os dentes forem reparados e realinhados.
O que você precisa é de um dentista especializado em dor. Não em tratamento de canal, aparelhos ou cirurgias. E sim, existe esse profissional e ele é especialista em DTM e Dor Orofacial.
No Brasil, dados oficiais apontam que o problema atinge 40% da população. As causas mais comuns são estresse, ansiedade e tensão. Ainda que o bruxismo não seja um transtorno perigoso, pode causar lesões dentárias permanentes se não for tratado.
Bruxismo é o transtorno em que a pessoa aperta, desliza ou bate os dentes, principalmente durante o sono. Acontece de modo involuntário, ou seja, sem que a pessoa queira. Além de dores de cabeça e nos músculos do rosto, o problema provoca também, desgaste dos dentes e doenças nas gengivas.
Identificar se a dor de cabeça está relacionada à ATM requer atenção a vários sinais. Dores que se concentram nas áreas das têmporas, mandíbula e ao redor das orelhas, associadas a sintomas como estalos, desconforto ao abrir a boca e dificuldade de movimentação da mandíbula, podem indicar envolvimento da ATM.
O blend calmante de bruxismo da fourlab. da linha Oral Health auxilia no relaxamento muscular, é anti-inflamatório e promove uma noite de sono mais eficaz.
Bater ou raspar os dentes com certa frequência e especialmente enquanto está dormindo, assim como forçar a mordida, não... Bater ou raspar os dentes com certa frequência e especialmente enquanto está dormindo, assim como forçar a mordida, não é normal. Esses sinais podem ser de bruxismo.
Massagem facial: Massagear suavemente a área ao redor do maxilar pode ajudar a aliviar a tensão muscular. Use movimentos circulares e pressão suave. Exercícios de alongamento: Praticar exercícios de alongamento para a mandíbula e pescoço pode ajudar a aliviar a tensão.
Analgésicos não-opióides e relaxantes musculares podem ser suficientes para aliviar os sintomas. Antiinflamatórios e antibióticos não devem ser utilizados sem prescrição do dentista pelos riscos à saúde provenientes de medicamentos deste tipo e pelos riscos de mascarar problemas graves à saúde local e geral.
Pratique a atenção plena: Ao fechar os olhos para adormecer, perceba a tensão na mandíbula. Às vezes, a simples ação de colocar a cabeça no travesseiro é um sinal para que você comece a apertar a mandíbula. Conscientemente, solte e relaxe os músculos da mandíbula e do rosto.
Pressione a língua no céu da boca sem tocar os dentes superiores. Em seguida, aplique uma pressão suave da língua na região, enquanto tenta abrir lentamente a boca o máximo que puder. Feito isso, feche-a lentamente. Tente repetir o movimento, pelo menos, 3 vezes ao dia, até chegar a 10 vezes.