Tipos de dor de cabeça provocados pela ansiedade O grau de dor é leve a moderado e acompanha a sensação de pressão e aperto ao redor da cabeça, atrás dos olhos, nos músculos e ombros. Também pode haver sensibilidade no couro cabeludo2.
Essa grande pressão sob essa articulação resulta em dores de cabeças tensionais extremamente dolorosas e incômodas, em regiões como têmporas, testa e face, podendo descer para o pescoço e ombros. É possível afirmar que a ansiedade está diretamente relacionada com a dor de cabeça de maneira linear.
Pacientes relatam uma pressão forte, que pode se espalhar ou ficar em um foco específico, como a testa ou a nuca. Essa dor pode ter várias origens, mas o desencadeador mais comum é o estresse. Além dele, a ansiedade e a depressão são outros gatilhos para as dores de cabeça constantes.
ANSIEDADE E DOR DE CABEÇA: Quando estou com ansiedade ou estresse tenho dor de cabeça. POR QUE?
Como saber se minha dor de cabeça e tensional?
Sintomas de cefaleias tensionais
Elas começam na frente da cabeça ou na área ao redor dos olhos, depois se espalham por toda a cabeça. Essas cefaleias podem ser episódicas ou crônicas. Cefaleias episódicas ocorrem menos de 15 dias por mês. A dor é geralmente leve a moderada.
Os pensamentos de pessoas ansiosas costumam ser muito focados em si, na tentativa de controlar situações. Logo, elas sentem dificuldade de compreender a realidade dos outros, o que afeta relações sociais e até profissionais. Afinal, é como se o indivíduo se mantivesse constantemente na defensiva.
Segundo o especialista, uma dor de cabeça muito intensa ou associada a febre e outras alterações neurológicas, como dormência, convulsão, sonolência e alterações visuais, necessitam de investigação imediata.
A enxaqueca pode ser descrita como uma dor de cabeça mais intensa e pulsante que, em algumas crises, pode vir acompanhada de náuseas, vômito, sensibilidade à luz ou ao som e tonturas. Geralmente, a dor de cabeça da enxaqueca varia da intensidade moderada à intensa.
Diferente do que muitos pensam, na maioria dos casos, o AVC isquêmico não provoca dores na cabeça. Seus principais sintomas estão relacionados com dificuldades motoras repentinas, perda de sensibilidade, paralisia de um lado do corpo e dificuldades para falar.
A dor de cabeça induzia pela hipertensão arterial costuma ocorrer quando há elevações súbitas da pressão arterial, geralmente acima de 180/120 mmHg. A dor costuma atingir os dos lados da cabeça, de forma latejante.
Pode ser latejante ou constante. A dor pode ser tão forte que a maioria das pessoas com cefaleia em salvas não consegue ficar quieta e costuma andar de um lado para o outro durante uma crise. Do lado em que a dor ocorre, é comum a pálpebra cair, o olho ficar avermelhado, a pupila ficar menor ou até mesmo lacrimejar.
Quanto tempo pode durar uma dor de cabeça tensional?
Ela pode durar de 30 minutos a vários dias. Essas cefaleias geralmente começam várias horas após o despertar e agravam conforme o dia avança. Elas raramente despertam as pessoas do sono. Cefaleias crônicas ocorrem 15 ou mais dias por mês.
Um sinal de alerta para a sua dor tem a ver com a intensidade, de acordo com o neurocirurgião: "Quando o incômodo for muito forte, ou vai ficando forte ao longo do dia, é preciso ficar atento, pois as dores súbitas podem indicar condições graves, como hemorragias, meningite ou AVC.
Os critérios utilizados para definir se uma dor de cabeça é enxaqueca são: ao menos 5 crises que duram de 4 a 72 horas (sem tratamento ou que esse seja ineficaz) e a presença de pelo menos um dos sintomas como náuseas, vômito, fotofobia ou fonofobia (aversão ao som).
As dores que precisam de atenção imediata são aquelas que têm alguns sinais de alerta que podem indicar que esteja acontecendo algum problema mais grave, como: Dor de início súbito (que começa de repente) Dor muito intensa, ou de característica diferente de qualquer dor que já sentiu na vida. Dor intensa que não ...
Os primeiros sinais de um tumor cerebral podem ser sutis e variam consideravelmente de pessoa para pessoa, dependendo da localização e tamanho do tumor. Sintomas iniciais comuns incluem dores de cabeça persistentes e incomuns, que podem ser mais intensas pela manhã ou piorar com atividades ou mudanças de posição.
Até mesmo as dores de cabeça duradouras —com frequência igual ou superior a 15 dias por mês, ou que se prologam por anos, mas sem sintomas neurológicos— são geralmente indícios de cefaleia primária. Apesar de crônicas, não representam doenças com risco de sequelas ou letalidade.
A cefaleia em salvas é uma doença neurológica que afeta cerca de 300 mil pessoas no Brasil, a maioria homens entre 20 e 40 anos. Ela é caracterizada por uma dor de cabeça lancinante e incapacitante —considerada a pior dor que existe—, localizada em apenas um dos lados da cabeça, na região da têmpora e/ou dos olhos.
O que é Dor de Cabeça por Estresse? Ela ocorre quando o estresse cotidiano resulta em tensão e dor na região da cabeça. Diferente de enxaquecas ou dores de cabeça de origem secundária, ela geralmente se manifesta como uma pressão constante, frequentemente associada à rotina agitada e preocupações.
Quando uma pessoa está ansiosa, o corpo libera hormônios do estresse, como o cortisol, que podem levar à constrição dos vasos sanguíneos no cérebro. Essa contração vascular resulta em uma redução do fluxo sanguíneo, aumentando a pressão intracraniana e gerando a sensação de aperto na cabeça.
A tensão muscular é uma das manifestações físicas da ansiedade. É comum que em meio a crises ansiosas, a pessoa tenha a sensação de mandíbula apertada, punho tensionado e músculos enrijecidos por todo corpo. Por vezes, a tensão é tão grande que pode gerar dores locais.