A exaltação ao Grau de Mestre é o cume da Maçonaria Simbólica e seu significado é ascensão, quando o homem passa a conhecer a si mesmo. Ao final da Sessão Magna houveram falas de agradecimento. Os novos irmãos exaltados de agora em diante terão o compromisso de buscar novos conhecimentos e partilhar com os demais.
Durante a cerimônia, são realizados rituais específicos que transmitem ensinamentos profundos e simbolismos relacionados à moralidade, ética e virtudes esperadas de um Mestre Maçom. É um momento de grande honra e reflexão pessoal, reforçando os compromissos do maçom com os ideais da fraternidade, caridade e verdade.
No caso da elevação, o objetivo é elevar o conhecimento do Companheiro por meio de estudos, atingindo a espiritualidade. O lado espiritual propicia o entendimento da vida material e a preparação para a próxima vida.
Para a iniciação, o candidato ou candidata passa por entrevistas e investigações de seu comportamento na sociedade, além de, se admitido, uma série de procedimentos ritualísticos ricos em simbologia, podendo representar eventos que vão da construção do templo de Salomão pelo arquiteto Hiram Abiff até a história dos ...
Assim, maçonicamente, passar a Trolha ou Trolhar significa apaziguar as divergências entre Maçons, aparando e alisando as arestas. Nas palavras de Nicola Aslan, Trolhar: é esquecer as injúrias, as desavenças entre os Irmãos. É perdoar um agravo, dissimular um ressentimento, perdoar uma falta de outro Obreiro.
O símbolo mais básico alcançado pelo compasso é o círculo com um ponto no centro, símbolo do Sol. Sendo o compasso móvel e o esquadro estático, dá-se aí mais uma dualidade passiva e ativa entre dos símbolos, bastante presente na simbologia maçônica. Juntos formam o símbolo mais característico da maçonaria.
A PALAVRA NO GRAU DE APRENDIZ É "BOOZ", ESTA É A ABREVIAÇÃO DO NOME DA COLUNA SITUADA À ENTRADA DE UM TEMPLO BOOZ - TAMBÉM CONHECIDA COMO "BOAZ", FOI O NOME DE UM DOS FILHOS DE "SALOMÃO"; E NOME DE UMA DAS COLUNAS DE BRONZE, MANDADO FUNDIR POR ORDEM DE "SALOMÃO". BOOZ- O MESMO QUE BOAZ.
No mundo, já existiram mais de duzentos ritos e pouco mais de cinquenta são praticados atualmente. Os mais utilizados são o Rito de York (70%) o Rito Escocês Antigo e Aceito (12%) e o Rito Moderno (7%) (também chamado de Rito Francês ou Moderno na Europa).
“De minha livre vontade, na presença do Grande Arquiteto do Universo e desta respeitável Assembleia de Mestres Maçons, juro e prometo solene e sinceramente nunca revelar a qualquer profano, ou mesmo a qualquer aprendiz ou companheiro, os segredos do grau de Mestre.
A exaltação ao Grau de Mestre é o cume da Maçonaria Simbólica e seu significado é ascensão, quando o homem passa a conhecer a si mesmo. Ao final da Sessão Magna houveram falas de agradecimento. Os novos irmãos exaltados de agora em diante terão o compromisso de buscar novos conhecimentos e partilhar com os demais.
Maçonaria Grau 4 REAA: Mestre Secreto (Supremo Conselho Altos Graus de Maçonaria Livro 1) No momento, você tem o número máximo de títulos que pode pegar emprestado. Para pegar este título emprestado, selecione pelo menos 1 título para devolução.
Esquadro e compasso associados à letra G: um famoso símbolo da maçonaria. Entre os seus símbolos, o esquadro e o compasso são um dos mais famosos. Eles remontam às técnicas utilizadas pelos pedreiros na Idade Média. O compasso simboliza a busca pela perfeição do homem.
A primeira sessão é um contato importante entre paciente e terapeuta, sendo uma oportunidade para ambos se conhecerem. Ao paciente será dado a oportunidade de falar sobre o que motivou sua busca por atendimento psicológico e questões básicas sobre sua vida.
A presença do “G” no Templo é representativo da Geometria como a ciência maçônica; como foco do estudo, conhecimento e prática do trabalho maçônico; e principalmente como origem da Arte Real, base para o uso de todas as ferramentas do maçom.
"Procuramos saber exatamente quem é para ter uma garantia de bons trabalhos." A taxa de iniciação da Glada, uma loja mista, é de R$ 750,00, valor restituído caso a inscrição não seja aceita.
O bode tem uma longa história de associação com o divino, sendo usado em oferendas sacrificiais na antiguidade. Na maçonaria, o bode adquire uma representação complexa, funcionando como um símbolo de resistência, perseverança e sacrifício.
Na verdade, a Esposa de Maçom presta uma valiosa colaboração no aperfeiçoamento dessa Instituição, porque, enquanto seus Maridos se dedicam aos trabalhos ritualísticos da Loja, as Esposas constituem como guardiãs e vigilantes do lar e dos filhos.
Ao ser admitido na Maçonaria, você terá o benefício de atuar socialmente, inclusive por meio de filantropias. Dizemos que o maçom é um Construtor Social, pois deve atuar nas causas da Sociedade de maneira bastante efetiva e constante. A filantropia, nesse sentido, é apenas uma das maneiras de atuação.
O Maçom deve ter e manter elevada Moral, tanto na vida privada como na social, impondo-se pelo respeito, procedimento impecável e realizando sempre o Bem. É pelo valor moral que podemos cumprir sempre nossos deveres como elementos da Sociedade Humana e, particularmente, como membros da Sociedade Maçônica.
Segundo a Grande Oriente Brasil, a maçonaria preza pela liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, "sejam eles instituições, raças, nações". Os maçons também buscam a "igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, a raça ou nacionalidade".
Por ser o ritual que ingressa o não maçom à ordem, é o que chama mais atenção e praticamente toma para si toda a atenção do mundo não maçom. Tradicionalmente, durante todo o tempo que se está no grau de Aprendiz não lhe é permitido falar em Loja.