Geralmente, o câncer de língua evolui a partir de ulcerações, aftas e feridas que demoram mais de 2 semanas para cicatrizar. Muitas vezes, esses pequenos ferimentos ou manchas brancas e vermelhas podem ser dolorosas e bastante incômodas, atrapalhando inclusive atividades cotidianas, como mastigar, engolir e falar.
Apesar de raro, o câncer na língua é mais frequente em pessoas adultas e que fazem uso de tabaco e álcool. A má higienização bucal também é uma de suas causas. O principal sinal de tumor é a presença de manchas brancas ou vermelhas na língua e ferimentos que podem causar dor ou não, e que não melhoram com o tempo.
Essas lesões podem se apresentar como feridas abertas, áreas avermelhadas ou esbranquiçadas, inchaços ou úlceras persistentes. Quando elas continuam lá por mais de 15 dias, é necessário visitar seu dentista ou médico, pois podem indicar câncer de língua.
“Na grande maioria das vezes, aparece como uma mancha branca ou vermelha ou como uma ferida que não cicatriza e também não dói. Se não cicatrizar em 15 dias, deve acender um alerta”, diz. Isso porque, quanto mais tempo passa, mais os sintomas podem se agravar. “Essas manchas ou feridas vão se transformando.
Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
Uma ferida preocupante é aquela que não tenha cicatrizado depois de 7 a 10 dias desde o surgimento. E também acende o alerta qualquer ferida que cicatrizou e depois voltou a abrir.
Sífilis primária: Cancro duro - lesão na região genital (pênis ou vagina). Nas mulheres essa lesão pode passar despercebida. Aparece em média 21 dias após o contato sexual que gerou a infecção. É uma lesão tipo ulcera geralmente única, indolor, com bordas endurecidas e de fundo liso e brilhante.
Diagnosticado em sua fase inicial, esse tipo de câncer tem a probabilidade de aproximadamente 90% de cura. “O tratamento é cirúrgico. As lesões menores podem ser removidas e as sequelas são muito menores.
Outra característica que pode indicar um câncer de boca é o fato de que em sua fase inicial, a contrário da afta, o tumor é indolor. Isso mesmo, o câncer de boca, em sua fase inicial, quando as chances de cura são maiores, não apresenta dor.
Ferida na língua: o que pode ser? A ferida na língua pode surgir devido a várias situações. Dentre elas estão traumas, queimaduras por ingestão de bebidas e alimentos quentes, mordidas, medicamentos, ou doenças como candidíase oral, leucoplasia e até mesmo câncer.
O tumor de células granulares é uma neoplasia benigna incomum com forte predileção pela cavidade oral, com um maior número de casos afetando a região da língua. Apresenta-se geralmente como um nódulo solitário, assintomático, de base séssil, com crescimento lento (meses ou anos) e coloração variável.
Quanto tempo o câncer de boca demora para se desenvolver?
No entanto, como o câncer de garganta leva muitos anos para se desenvolver, a diminuição levará anos para se tornar evidente. Sexo é um fator de risco.
Os principais sintomas do câncer de língua são uma língua dolorosa e o desenvolvimento de uma ferida na língua. Sintomas adicionais podem incluir: dor na mandíbula ou na garganta. dor ao engolir.
O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio.
Alterações no tamanho ou na cor de um sinal ou alterações em uma ulceração cutânea que não cicatriza. Um crescimento ou mancha na pele que cresce ou muda de aparência. Uma ferida que não cicatriza. Linfonodos aumentados.
Os principais sinais que devem ser observados são: lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);
Uma ferida bucal que dura mais de 10 dias deve ser avaliada por um médico ou dentista. Feridas bucais isoladas em pessoas sem nenhum outro sintoma ou fatores de risco de uma doença sistêmica são causadas geralmente por uma infecção viral ou estomatite aftosa recorrente.
manchas avermelhadas ou esbranquiçadas; dificuldade ou desconforto para mastigar e engolir; formação de um nódulo ou caroço na língua; sangramento na língua ao morder ou mastigar.
Como é a cirurgia de câncer na língua? A cirurgia de câncer na língua mais comum envolve a retirada da lesão com uma margem de segurança. Isso significa que o médico retira totalmente o tumor, mas também uma parte de tecido saudável em volta. Porém, existem casos extremos em que é preciso realizar a glossectomia total.
Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca. Eles são, por exemplo, os profissionais indicados para analisar e, se necessário, realizar biopsias das lesões da boca e dos ossos maxilares. Desta forma, são grandes aliados no diagnóstico precoce do câncer de boca.
Ferida espessa envolvendo o tecido subcutâneo. Profundidade regular, com saliência e formação irregular. Características: friável, ulcerada ou vegetativa, podendo apresentar tecido necrótico liquefeito ou sólido e aderido, odor fétido, exsudato.
As manifestações orais da sífilis podem se apresentar como placas cinzentas, úlceras com bordas irregulares e esbranquiçadas, placas mucosas, nódulos, manchas e erosão(2,3). Pode-se notar a presença de condilomas lata, ulcerações em forma de caracol, máculas papulares vermelhas e pápulas fendidas(1,2,3).
Ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele), que aparece entre 10 e 90 dias após o contágio. Essa lesão é rica em bactérias e é chamada de “cancro duro”.