A safira é uma das pedras coloridas mais valorizadas e desejadas do mundo, sendo encontrada na cor azul, verde, laranja, amarela, rosa, lilás, negra, incolor ou branca. É variedade do mineral corindon, um óxido de alumínio (Al2O3) e tem dureza na escala Mohs de 9,0.
A joia é composta por óxido de alumínio e no estado natural esse composto químico não apresenta coloração. Porém, na maioria das vezes, a safira apresenta a cor azul e isso se deve pelo fato de conter terno e titânio na composição química de material.
Simbolicamente, a pedra Safira representa a lealdade ao Ser Supremo. Diz a lenda que as Tábuas da Lei de Moisés gravadas por Deus consistiam em Safira. Na Idade Média, era considerada a pedra da liberdade.
👀 Conheça a PEDRA SAFIRA ⏩ A Gema mais Desejada do Mundo
O que safira simboliza?
SABEDORIA: A safira é conhecida como “a pedra da sabedoria”. Na antiga sabedoria hindu, por exemplo, acreditava-se que a safira promovia a clareza mental e a sabedoria espiritual. Se procura inspiração e sabedoria, a safira pode ser a sua pedra preciosa ideal.
Mas um homem chamado Ananias, casado com uma mulher que se chamava Safira, vendeu um terreno e só entregou uma parte do dinheiro aos apóstolos, ficando com o resto. E Safira sabia disso. Então Pedro disse a Ananias: — Por que você deixou Satanás dominar o seu coração?
As explorações de coríndon (rubi e safira) ainda são reduzidas no país e estão localizadas principalmente nos estados de Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais.
Os gemologistas, profissionais especializados no estudo das pedras preciosas, afirmaram que a safira do Sri Lanka é uma das "gemas mais raras do mundo", segundo informações da CNN Internacional.
Para ver a diferença entre a safira branca e o diamante, pode verificar a tonalidade da luz. Geralmente, um diamante reflete a luz muito forte e isso cria um brilho de tirar o fôlego e a safira branca tem brilho, mas não tão forte.
O mineral estava em Ratnapura, cidade em que está localizada uma das principais minas de safiras do mundo. A região é conhecida como a capital das gemas do Sudeste Asiático, e a exportação de pedras preciosas gera em torno de U$ 500 milhões ao Sri Lanka.
A ampla paleta de cores da safira vai do azul profundo ao rosa intenso, passando também pelo amarelo, laranja e verde. As safiras azuis sempre foram as mais apreciadas por seu tom rico e suntuoso: ultramarino, azul royal, azul celeste, com nuances variando de acordo com a origem da pedra.
É a pedra da fidelidade e afeto, indicada para quem quer viver uma relação estável e duradoura. Funciona como a guardiã do amor promovendo a fidelidade e sintonizando os sentimentos entre os envolvidos. A safira facilita a meditação, acalma a mente e ajuda a estimular a concentração.
Uma safira é um tipo de pedra preciosa azul que é composta do coríndon mineral. As safiras são valorizadas por sua rica cor azul, que é causada por traços de ferro e titânio presentes na pedra. A intensidade da cor azul pode variar de um azul pálido a um azul profundo e rico.
De acordo com a presença de outros elementos, as safiras podem se apresentar em diversas cores como: amarela (com baixo teor de ferro), verde (pela presença de titânio), rosa, roxa, marrom, laranja (com a presença de ferro e cromo) e a safira Padparadscha, alaranjada tendendo para o rosa salmão.
A safira amarela é uma pedra preciosa ensolarada e vibrante que acrescenta um toque de alegria a qualquer peça de joalheria. É uma pedra preciosa amarela feita do coríndon mineral e é prezada por sua bela cor amarela.
A propriedade policromática da safira falsa também é óbvia. Pode ser visto a partir da tabela como azul-verde e amarelo claro. A cor de uma safira falsa geralmente tem um tom cinza muito forte. É comum principalmente com diferentes tons de azul-verde, ocasionalmente roxo ou outra cor.
Qual a diferença entre rubis, esmeraldas e safiras? O rubi, a esmeralda e a safira são consideradas as três pedras preciosas mais belas e de maior valor. O rubi é considerado, gemologicamente, uma das pedras mais duras, intimamente ligado à safira por serem da mesma família.
Quartzo. O estado do Rio Grande do Sul é conhecido especialmente por sua grande abundância em pedras de quartzo, sendo a mais comum a ametista, o quartzo violeta. Os quartzos possuem uma grande gama de cores, e são consideradas as pedras preciosas mais acessíveis do Brasil.
A safira era a segunda pedra, na segunda ordem, do peitoral do sumo sacerdote (Êx 28.18). A claridade e a transparência dessa formosa pedra servem para descrever em Êx 24.10 a visão que Moisés e os anciãos tiveram a respeito de Deus (cp. com Ez 1.26 – 10.1).
Como é bem conhecido da literatura, a cor vermelha do rubi natural é devida à existência de íons Cr+3 na estrutura da alumina, enquanto que a cor da safira azul está relacionada à presença de pares de ferro (Fe+2) e titânio (Ti+4) em sua estrutura cristalina.
Safira é um nome feminino de origem hebraica, derivado do termo "sappir". Esse nome está relacionado à gema preciosa de cor azul, a safira. A safira é conhecida por sua beleza e valor, sendo um símbolo de nobreza e sabedoria.