OSS é uma demonstração de respeito e é um termo levado muito a sério dentro do Jiu-Jitsu. Por isso, sempre que for se expressar usando esse termo, fale com vontade, em alto e bom tom, demonstrando respeito ao significado do termo, mas também à pessoa para quem você está falando.
Alguns praticantes acreditam que “Oss” é uma abreviação para a expressão “Onegai Shimasu”, também muito comum nas artes marciais e cultura oriental. Essa segunda expressão, por sua vez, não possui uma tradução literal para o português.
O que significa “Oss”? “OSS” – (おっす) é uma expressão usada pelos praticantes de artes marciais e sua transcrição/leitura exata é OSU. Formada por dois caracteres 押す/osu (pressionar) + 忍ぶ / shinobu (suportar), significa literalmente “perseverança sob pressão”. O segundo caractere não é pronunciado.
“Para muitos o chão, é o fim… Para nós é só o começo.” “Onde nós colocamos o rosto, muitos não tem coragem de colocar o pé.” “Pra que ter medo de altura, se o perigo está no chão? ”
Arrochar: é pegar com mais força numa posição de finalização. Como exemplo ajustar o estrangulamento. Bicho de pé: como o nome já especula, é o cara que só finaliza o oponente com chaves de pé. Botar pra baixo: projetar o adversário ao chão.
Essa saudação apareceu pela primeira vez entre os estudantes de artes marciais antes da Primeira Guerra Mundial, substituindo a expressão Ohayo Gozaimasu, que significa "bom dia". Você pode pensar que essa expressão é bem diferente de OSS, mas sua história é semelhante à palavra portuguesa para "Você".
Alguns dojos realizam as saudações ajoelhados (za rei). Outros realizam as saudações em pé (ritsurei). Sensei ni ! – Significa “virem-se para o Sensei!”.
1- Respeitar os superiores e os colegas. 2- Cumprimentar corretamente ao entrar e sair do Dojô. 3- Manter silêncio no Dojô. 4- Ajoelhar ordenadamente na chegada do Sensei.
OSS é uma demonstração de respeito e é um termo levado muito a sério dentro do Jiu-Jitsu. Por isso, sempre que for se expressar usando esse termo, fale com vontade, em alto e bom tom, demonstrando respeito ao significado do termo, mas também à pessoa para quem você está falando.
A origem do termo "OSS" vem da combinação das palavras japonesas "Osu" (押す), que significa "pressionar" ou "empurrar", e "Shinobu" (忍ぶ), que significa "suportar" ou "perseverar". Juntas, essas palavras capturam a essência do jiu-jitsu: a capacidade de enfrentar desafios com determinação e resiliência.
Ensinado a atletas na faixa azul de judô, o uchi mata é considerado uma técnica de arremesso de pés (ashi waza). Por utilizar considerável movimento de quadril, muitos apontam o uchi-mata como golpe de quadril (koshi waza).
⚡HARAI-GOSHI (koshi-waza) HARAI-GOSHI, ou "varrida de quadril", assim como acontece em inúmeros outros golpes, serve-se do kuzushi(desequilíbrio) em que o cotovelo do braço que segura a gola vai sob a axila, enquanto a mão que segura a manga a puxa para a frente.
Hanshi (em japonês: 範士) é um termo em japonês que designa alguém especialista de alto nível, algo semelhante a «instrutor de instrutores» ou «honrado mestre». Pode ser usado nas mais diversas disciplinas. Nas artes marciais, geralmente é atribuído a quem obtem o décimo grau (dan).
Esta finalização utiliza as pernas para forçar o braço do adversário em direção as costas (muito parecido com o Kimura), forçando a articulação do ombro, induzindo o oponente a desistir do combate.
No Jiu Jitsu é a mesma coisa, buscando algo que fosse semelhante ao poder de combate do Jiu Jitsu, já há um certo tempo, os Pit Bulls são utilizados como mascote da arte e como forma de representar o alto poder de enfrentamento do esporte.
Portanto, podemos dizer que todo professor, perante seu aluno, é um Sensei, já que possui conhecimento e experiência acumulada sobre a prática do Jiu-Jitsu. Porém, nem todo Sensei é um Mestre, pois, como explicamos, o título de mestre requer mais de 30 anos de experiência no Jiu-Jitsu, e a faixa coral preta e vermelha.