Por fim, as moscas enxergam cerca de 250 frames por segundo (um ser humano fica em aproximadamente 24). Trata-se de uma resolução temporal altíssima – é como se o tempo passasse em câmera lenta para esses animaizinhos. Além de reconhecer rapidamente uma ameaça, as moscas também são voadoras ágeis.
A resposta é que as moscas essencialmente veem o “nosso” mundo em câmera lenta, ou seja, as ações e reações normais de humanos são percebidas por elas como se fossem bem mais lentas – por isso conseguem escapar com tanta facilidade de um mata-mosca.
O olho das drosófilas é composto por centenas de detectores de luz que permitem ao inseto acompanhar, simultaneamente, uma série de movimentos rápidos em várias direções.
Demonstra atração durante o dia pelas cores amarelo e vermelha. Á noite e em dias mais quentes é mais atraída pelas cores azuladas e ultravioleta. Por isso que os açougues utilizam aquelas lâmpadas violetas nos estabelecimentos.
Pode-se reconhecer as moscas pela cabeça, nitidamente distinta e móvel, com dois grandes olhos facetados. Algumas possuem o aparelho bucal com capacidade para absorver líquidos enquanto que em outras o aparelho bucal é do tipo picador.
Por fim, as moscas enxergam cerca de 250 frames por segundo (um ser humano fica em aproximadamente 24). Trata-se de uma resolução temporal altíssima – é como se o tempo passasse em câmera lenta para esses animaizinhos. Além de reconhecer rapidamente uma ameaça, as moscas também são voadoras ágeis.
Enquanto nós, seres humanos, conseguimos enxergar apenas ondas eletromagnéticas de comprimento entre 700 e 10 nanômetros (luz visível), abelhas e outros insetos são capazes de reconhecer luz ultravioleta. Os olhos dos insetos são chamados de olhos compostos porque são constituídos de muitas subunidades: os omatídios.
Como você pode conferir, o ângulo de visão da mosca é bem amplo, cobrindo uma grande área. É interessante que esses pequenos insetos podem enxergar objetos que estão atrás deles. Apenas como uma brincadeira, os cientistas que bolaram a experiência mostraram como seria se uma mosca pudesse dirigir um carro.
“A maioria das moscas não ouve, elas detectam os predadores sobretudo através da visão.” Na verdade, para as moscas e para outros pequenos insectos, os cientistas demonstraram que o tempo é percepcionado de forma diferente.
Em entrevista ao Terra, Allan Pscheidt, biólogo e professor da FMU, explicou que o principal motivo do desaparecimento dos insetos no período noturno é, justamente, devido a ausência de luz. “Sem referências visuais, as moscas ficam desorientadas e vulneráveis a predadores, como as aranhas.
Onde elas dormem? De noite, esses insetos buscam locais elevados, como paredes, cortinas, plantas e móveis, para descansar - uma estratégia vital para sobrevivência. Nesse período de repouso, podem experimentar fases de sono, reduzindo o metabolismo e economizando energia.
Visão Panorâmica: Os olhos das moscas são verdadeiras maravilhas da natureza. Com uma visão de 360 graus, esses insetos podem enxergar simultaneamente em todas as direções.
Outro fator que auxilia o tempo de reação das moscas é a presença de um par de estruturas peculiares no tórax chamadas de halteres ou balancins. Os halteres são, na verdade, asas super modificadas, cobertas por sensores que auxiliam na estabilidade durante o voo – o que permite à mosca executar manobras muito rápidas.
As moscas têm olhos compostos, o que lhes permite distinguir muito bem a luz e a escuridão. Embora elas possam reconhecer uma fonte de luz em uma janela aberta, o fluxo de ar de fora para a sala faz com que a mosca a evite, dificultando sua a saída.
Para espantar moscas, Kayron propõe uma receita caseira feita com vinagre, água e cravo. Basta misturar os ingredientes em um recipiente e depois aplicar sobre bancadas, frutas expostas e a lixeira, o que ajuda a afastar moscas e outros insetos. Também é indicado borrifar álcool 70% nesses mesmos locais.
A maioria está relacionada a um fator: os odores expelidos pela pele. “Tanto a transpiração quanto a temperatura corporal podem atrair ou inibir a chegada dos insetos na pele.
têm sangue com cor mais azulada, graças à presença de um pigmento chamado hemocianina. Os insetos, por sua vez, possuem um tipo de sangue (chamado de hemolinfa) que pode ser amarelado, azulado ou esverdeado – em certas espécies de formigas ele pode até ser incolor.
Porque elas têm olhos compostos, ou seja, formados por cerca de 4 000 facetas – chamadas omatídeos – cada um. Eles conferem à mosca uma visão de praticamente 360 graus. Além disso, insetos em geral possuem uma grande quantidade de estruturas sensoriais espalhadas por todo o corpo.
As moscas são criaturas de sangue frio e seu corpo não produz calor, elas só podem receber calor de fontes externas. Durante os dias frios, esses insetos tendem a entrar na pele das pessoas para se aquecer. Além do nosso calor, o suor é um prêmio para eles. Isso é o mesmo em mosquitos.
A resposta é que as moscas essencialmente veem o "nosso" mundo em câmera lenta, ou seja, as ações e reações normais de humanos são percebidas por elas como se fossem bem mais lentas - por isso conseguem escapar com tanta facilidade de um mata-mosca.
Cientistas indicam que abelhas podem enxergar melhor do que se pensava. Pesquisadores já sabiam que as abelhas podiam ver cores, mas agora descobriram que sua visão é 30 % mais clara do que estudos anteriores mostraram.
Para voar, as borboletas dependem da energia do sol, captada por suas asas. 2. Elas conseguem enxergar em um raio de 360 graus. Seus olhos são formados por 12 mil pequenas partes que geram imagens em todos os sentidos.
Você sabe como as formigas enxergam? Formigas são míopes, como nos lembra Latour (2012). Porém, mais do que isso, elas apresentam um sistema complexo de percepção do ambiente e, visualmente, enxergam por olhos compostos (CHAPMAN, 1998).