As cobras possuem visão limitada, principalmente em núcleos e detalhes. A maioria das cobras enxerga apenas tons de verde, azul e amarelo. Sua capacidade visual também é inferior à dos humanos.
Como são grandes predadores, esses animais desenvolveram uma excelente visão noturna. Durante o dia, elas utilizam seus olhos, que funcionam de maneira muito similar a nossa: com os cones e bastonetes. Mas, diferente dos humanos, as cobras, só enxergam em tons de verde e azul.
Diferentemente de nós, as serpentes não possuem pálpebras. Isso quer dizer que elas não conseguem piscar. Seus olhos ficam abertos o tempo todo e são protegidos por uma escama transparente. É essa característica que faz muita gente pensar erroneamente que as serpentes hipnotizam.
Cobras diurnas como a cobra liga, têm visão dicromática ou tricromática, com uma retina rica em cones que fornecem uma visão de cores e possuem uma pupila arredondada, enquanto nas cobras noturnas dominam os bastonetes, possuindo pupilas em forma de fenda.
Elas enxergam relativamente bem e usam outros sentidos e recursos como forma de complementar a visão. Um desses recursos é o órgão vomeronasal, que permite que, por meio da captação de moléculas no ar, a cobra seja capaz de identificar uma presa potencial ao seu redor.
Visão Infravermelho das Cobras | Biólogo Henrique o Biólogo das Cobras
Quais cores a cobra enxerga?
A visão das cobras também é formada por células cones e bastonetes, mas, diferentemente dos seres humanos, elas só enxergam as tonalidades azuis e verdes. Isso não significa que as cobras tenham uma visão limitada, pelo contrário. Aliás, é importante dizer que os lagartos enxergam mais cores do que os seres ... Cobras.
As cobras com provavelmente a maior acuidade visual são as arborícolas, como por exemplo, a Leptophis ahaetulla e outras mais. Muitas cobras diurnas caçam lagartos camuflados na vegetação e dependem para isso muito da visão.
O ouvido é modificado pra ter essas sensações ampliadas, e a serpente consegue sentir a presença de potenciais predadores ou presas. “A cobra sente tudo pela língua. Ela bota a língua pra fora e balança.
Esses animais apresentam olhos pequenos e rudimentares, recobertos por tegumento ou osso, que não são capazes de formar imagens. Apesar de não serem capazes de enxergar imagens, os olhos são capazes de identificar a presença ou ausência de luz no ambiente, possuindo, portanto, função fotorreceptora.
As primeiras dessa lista são as cobras-cegas, ou cecílias, que parecem com as serpentes por possuírem um corpo alongado e sem patas, mas estão bem longe de serem uma. Tão distantes, que nem ao menos são da mesma classe evolutiva das cobras.
Estes animais tem o corpo coberto por escamas epidérmicas, não apresentam ouvido externo e nem pálpebras. Então, nenhuma cobra pisca ou fecha o olho, nem mesmo dormindo!
A capacidade das cobras de hipnotizar as presas é crendice popular. "Na verdade, elas assumem uma postura de ataque e suas presas, para se defender, ficam paradas, estáticas". Por causa da visão pouco aguçada, as cobras reagem apenas diante de movimentos.
As cobras-cegas geralmente possuem olhos muito pequenos, e acredita-se que a única função desses órgãos seja detectar a presença e a ausência de luz. Algumas espécies possuem os olhos completamente cobertos por pele -- uma boa adaptação para uma vida subterrânea.
“As cobras demonstram muitos dos mesmos mecanismos cognitivos e perceptivos que outros animais, se você as estudar da maneira certa, fazer as perguntas certas e respeitar sua biologia e maneira de lidar com o mundo”, diz Burghardt.
Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.
A primeira pergunta é sobre as cobras. Muitas pessoas acreditam que elas não dormem. Mas a verdade é que esses répteis dormem cerca de 18 horas por dia. O detalhe é que eles não possuem pálpebras e, portanto, não fecham os olhos enquanto dormem.
As cobras possuem visão limitada, principalmente em núcleos e detalhes. A maioria das cobras enxerga apenas tons de verde, azul e amarelo. Sua capacidade visual também é inferior à dos humanos.
Assim, as espécies subterrâneas enxergam mal enquanto algumas espécies que vivem em árvores têm uma visão mais desenvolvida e até percebem as cores muito bem. Apesar disto, as cobras utilizam muito bem os outros sentidos para perceber o ambiente. As serpentes, por exemplo, têm um olfato excelente.
A audição nas cobras é internamente conectada à sua mandíbula, dessa forma elas percebem as vibrações de suas presas e fica mais fácil para elas caçarem 🐍🔊 #OIncrívelMundoAnimal Aproveite o conteúdo Discovery em streaming com a MAX.
Numa relva curta as cobras e serpentes sabem que estão muito mais expostas aos predadores, e por isso evitam-na. Evite regar demasiado a relva. A humidade atrai vermes, minhocas, rãs, lesmas e outros insetos que são alimento de cobras, serpentes e outros répteis. Pode os arbustos e as árvores.
Ao movimentar a língua de um lado para o outro elas conseguem captar o cheiro de suas presas, além de indivíduos da mesma espécie, como uma forma de comunicação entre eles, principalmente para a atração sexual.
Para captar o que está a sua volta. A língua é o nariz da cobra, que funciona como um detector químico, capaz de seguir o rastro de cheiro deixado pelas presas.
A camuflagem é a especialidade desses répteis, capazes de detectar a presença de seres humanos e fugir muito antes de serem percebidos. As cobras têm uma "audição" acurada típica de um animal que vive com o corpo todo encostado no chão e pode ser facilmente pisoteado.
"Todas as serpentes e todos os lagartos passam pelo processo de muda (ou troca) de pele, e é nesse momento que os olhos ganham tonalidade opaca e azulada. Como esses répteis que rastejam não possuem pálpebras, o olho é protegido por uma escama - que também é renovada.
O que fazer ao encontrar uma cobra? A recomendação é manter a calma caso encontre uma cobra no quintal, dentro de casa ou na rua, e se afastar. “Mantenha afastado os animais domésticos, salvar as crianças, e ligar para os órgãos competentes para o resgate”, explica o agente.