O que a assistente social faz na visita domiciliar?
Utilizando-se da visita domiciliar, que incorporam outros instrumentais técnico-metodológicos como a observação e a entrevista, compete ao assistente Social investigar através da leitura da realidade do usuário e de seus familiares, empregando os instrumentais necessários. Palavras chave: Visita Domiciliar.O que a assistente social olha na casa?
Pois precisamos entender qual os motivos e circunstancias que levou a família para a tal vulnerabilidade. A visita domiciliar nos permite conhecer um pouco mais sobre a relação familiar, sobre os aspectos cotidiano dos membros, contribuindo para o estudo socioeconômico familiar, educacional, saúde etc.Como funciona a visita da assistência social?
Entrevista com Assistente Social: Após a solicitação, o solicitante será agendado para uma entrevista com um assistente social. Durante a entrevista, serão coletadas informações sobre a renda, a composição familiar, as condições de moradia e outros fatores relevantes.Quais são as perguntas feitas em uma visita domiciliar?
Algumas perguntas comuns incluem:
- Informações pessoais: nome, idade, estado civil, escolaridade, renda, ocupação, etc.
- Informações familiares: composição familiar, renda familiar, moradia, saúde, etc.
- Informações sobre a situação atual: motivo da procura pelo CRAS, problemas e necessidades atuais, etc.
O Assistente Social e a visita domiciliar.
Quais perguntas um assistente social faz?
A assistente social faz perguntas e analisa a família e situação financeira e como anda os tratamentos de saúde da pessoa. A videoconferência de Avaliação Social de Pessoa com Deficiência passou por um projeto piloto em 2021.O que deve ser observado durante uma visita domiciliar?
Olhar atento ao ambiente, condições de limpeza, iluminação e organização dos espaços; Orientar a família e o usuário sobre a conduta a ser realizada, explicando os procedimentos que serão necessários. Consulta/Atendimento Domiciliar.Porque a assistente social vai na casa?
A visita domiciliar é um importante instrumento de trabalho do assistente social, pautada por princípios éticos, que enriquecem a atuação, pois é por meio dela que ocorre uma aproximação entre o profissional e seu usuário/paciente.O que acontece depois da visita da assistente social?
Após a realização da avaliação social, o candidato ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) aguardará a decisão que determinará o acesso a suportes importantes como medicamentos, tratamentos e alimentação especial.O que o CRAS olha na visita domiciliar?
Desses processos, surgiram três categorias que podem ser analisadas em relação à atuação do profissional da psicologia, no momento das visitas domiciliares do CRAS. São elas: (1) Olhar do Psicólogo e clínica do social; (2) Atuação do Psicólogo no SUAS; (3) Formação e Psicologia na territorialidade.O que significa visita da assistente social?
Essas visitas são um momento em que profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios vão realizar a atualização cadastral das famílias atendidas por programas sociais.O que a visita do CRAS faz?
A visitação é necessária para a averiguação de dados inseridos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).Como é a visita da assistente social para Loas?
Visita Domiciliar: O assistente social realiza uma visita domiciliar para conhecer de perto as condições de vida do solicitante e de sua família. Durante a visita, são coletadas informações detalhadas sobre a renda, despesas, composição familiar, condições de moradia e saúde.O que a assistente social olha na sua casa?
Em domicílio, o assistente social é capaz de captar aspectos que mais dificilmente seriam apreendidos no espaço da unidade de Page 10 saúde, e realizar a mediação com o restante da equipe para que também considerem estes aspectos sociais em seu fazer profissional.O que perguntar em uma visita social?
Eles podem perguntar sobre a renda da família, a situação de saúde, a capacidade de trabalho, a presença de apoio familiar e outras questões que ajudam a formar um quadro completo da situação. Os assistentes sociais fazem registros detalhados das informações coletadas durante a visita.O que o assistente social deve saber?
Além de ser bom em lidar com pessoas, o assistente social precisa ter controle emocional. Ou seja, saber administrar as emoções mesmo nas situações mais delicadas, sobretudo os profissionais que trabalham em contato direto com a população devem estar preparados para tudo.O que o assistente social deve observar em uma visita domiciliar?
Neste sentido, cabe a assistentes sociais observarem as possibilidades de realização de visitas domiciliares e se atentarem para possíveis contradições entre os objetivos da requisição/decisão e dos pressupostos ético-profissionais.O que a assistente social avalia?
Durante essa avaliação, a assistente social realiza algumas perguntas sobre a família, a condição socioeconômica e os tratamentos já realizados pela pessoa, verificando assim se ela cumpre os requisitos para a concessão do auxílio BPC.Quais perguntas são feitas na avaliação social?
🏠 Serão analisadas condições de moradia, a história de vida do grupo familiar (nível de escolaridade, se estão empregados ou não, se há menores de idade), bem como as políticas sociais ofertadas naquele território.O que observar em uma visita domiciliar?
Durante a execução da visita domiciliar deve-se desenvolver técnicas como o acolhimento, a observação e a entrevista. Além disso, é aconselhável que essa conversação disponha de criatividade, questionamentos e reflexões que gerem processos sociais educativos.Quando a assistente social vem na casa da pessoa?
O assistente social vai direto na casa da pessoa ou até de vizinhos, dependendo do caso, para analisar a situação. A averiguação pode ser de iniciativa do INSS ou decorrente de denúncia.É verdade que o CRAS vai fazer visita?
As visitas surpresa do CRAS têm a finalidade de garantir que as informações fornecidas pelos titulares do Bolsa Família estejam precisas e atualizadas. Este procedimento visa assegurar que o auxílio seja concedido de maneira justa e conforme os critérios estabelecidos pelo programa.Quais são as fases da visita domiciliar?
ETAPAS DA VISITA DOMICILIARDe acordo com Takahashi e Oliveira (2001), essa ação é composta por quatro etapas: planejamento, execução, registro de dados e avaliação do processo, a seguir descritas.