*O bacon: uma carne de porco entremeada de gordura macia, o bacon passa por um processo de salgamento da carne, após, a mesma carne é curada e defumada. Assim, é indicado seu consumo frito, grelhado, cozido e até mesmo assado!
Embora pensemos que o bacon veio dos EUA ou Inglaterra, algumas fontes históricas indicam que ele tem origem na Alemanha. Na Alemanha medieval, utilizavam o termo “bak”, que significava um tipo de corte de carne, mas não especificamente do porco.
O consumo moderado de bacon pode trazer diversos benefícios para a saúde, como: controle do peso, redução do colesterol, prevenção de diabetes, fortalecimento do sistema imunológico, melhora da circulação sanguínea e aumento da energia.
O bacon foi criado na China há pelo menos quatro mil anos e, no Brasil, também é chamado de toucinho. Normalmente, ele é retirado da barriga do porco, salgado e por último defumado.
A iguaria é feita a partir da bochecha do porco (guancia em italiano significa “bochecha”), e lembra bastante o bacon, com um sabor completamente diferente. O processo de conservação de ambos também é distinto, pois enquanto o bacon é defumado, o guanciale é apenas curado. Tal como a pancetta, mas de sabor mais forte.
Agora, o único produto que pode ser chamado de “bacon” é o feito de carne de barriga de porco, caso seja feito de outras partes do animal, deve estar especificado na embalagem qual porção foi usada, como por exemplo, bacon de lombo ou bacon de pernil.
Bacon é a palavra em inglês para o nosso conhecido toucinho. Ele é a barriga do porco curada e defumada e, para produzi-lo, é necessário bastante tempo. Esse tipo de secagem é feita com sal, que retira a água da carne e a deixa mais firme e com um sabor mais concentrado.
O bacon, a panceta e o guanciale podem parecer a mesma coisa, afinal, são todos cortes suínos com farta camada de gordura, que ganham temperos como sal, pimenta e especiarias, e que comumente são substituídos uns pelos outros nas mais variadas receitas.
Embora o consumo de carne suína seja seguro, não é recomendado a ingestão do alimento cru. Esta foi uma orientação ignorada por um homem, de 52 anos, nos Estados Unidos, que descobriu ter tênias no cérebro, após sofrer com fortes dores de cabeça.
A razão pela qual o bacon tem um sabor e aroma tão deliciosos pode ser atribuída à mesma coisa que dá torradas, café, cebola frita e outros um cheiro tão agradável e atraente: a reação de Maillard. No início do século 20, o médico e químico francês Louis-Camille Maillard descobriu uma certa reação química.
A Jais Hand Made foi a marca de bacon mais bem avaliada pelo time de especialistas. Ele é elaborado com panceta suína, leva açúcar mascavo e especiarias na composição.
Bacon – O Bacon é um tipo de carne de porco em que o corte é feito da barriga ou costas do animal, quando se procura um corte com menos gordura. Geralmente é defumado ou curado e pode ser usado como topping em lanches e porções.