Há outros nomes usados como estruturas semissubter- râneas, estruturas subterrâneas, casassemissubterrâneas, buracos de bugres, etc. Isso porque nem sempre elas são "casas", isto é, local de moradia das populações indígenas. Às vezes, tiveram outras funções, como cerimoniais ou de armazenamento de alimento.
Para escapar desse cenário, muitos habitantes optaram por morar em casas subterrâneas, conhecidas como “dugouts”. Mas eles não são os únicos: conheça, abaixo, algumas das “cidades subterrâneas” espalhadas pelo mundo.
As casas subterrâneas estão representadas por suas depressões centrais e seus aterros niveladores. Podemos classificar estas casas em grandes (depressões com 6 a 8 m de diâmetro), médias (5 a 5,5 m de diâmetro) e pequenas (4 m de diâmetro ou menos); as profundidades variam de 1,1 e 0,6 m.
As palafitas são comuns em todos os continentes, sendo que é mais presente em áreas tropicais e equatoriais de alto índice pluviométrico. São construções sobre estacas de madeira muito utilizadas nas margens dos rios, na Amazônia, áreas da Baixada Fluminense e do Pantanal (Brasil), em países da África e Ásia.
Chama-se de águas subterrâneas os recursos hídricos que se encontram sob a superfície terrestre, preenchendo completamente os poros das rochas e dos sedimentos, constituindo os aquíferos.
O território Kaingang em São Paulo se estendia da região de Bauru até Adamantina e do Rio Tietê ao Paranapanema. Os conflitos começaram em 1905, com o início da construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB), que partia de Bauru, cruzando o noroeste do Estado e ligando-o com o Mato Grosso do Sul.
Mudanças climáticas, guerras e a ameaça de um conflito com armas nucleares são algumas das situações extremas que podem colocar em xeque a vida da humanidade na Terra. Neste cenário, o 1% mais rico do mundo se 'prepara' com bunkers, construções subterrâneas para se protegerem.
BRASÍLIA — Pela primeira vez uma Constituição brasileira incluirá entre os bens da União os recursos minerais e o subsolo. A decisão, toma- da com o voto de 392 constituintes, resultou de acordo que garante, no capítulo da Ordem Económica, a posse das riquezas minerais extraídas para quem detiver a concessão da lavra.
subsolo: é o pavimento situado abaixo do perfil do terreno, não sendo considerado subsolo o pavimento que possuir ventilação natural para o exterior, com área total superior a 0,006 m² para cada metro cúbico de ar do compartimento e tiver sua laje de cobertura acima de 1,20 m do perfil do terreno.
Independente de conter garagens ou outras instalações, todo pavimento que se situa abaixo do térreo é considerado subsolo, podendo ser subterrâneo ou aflorado. Lembrando que isso pode acontecer porque o térreo pode estar acima do nível da rua em determinadas condições (tem post no Blog sobre isso).
O nome também é utilizado de maneira mais ampla para uma residência antiga de grande luxo e conforto, relativo a sua época. Um solar podia ser habitado por nobres ou simplesmente uma família pertencente à elite tradicional e antiga de uma região ou cidade.
Palafitas são muito comuns no sudeste asiático desde a Pré-História, sobretudo nas ilhas da região. Possuem a função de moradia e são construídas para evitar as constantes enchentes da época das chuvas.
Taipa é um método construtivo vernacular que consiste no uso do barro e da madeira para criar moradias. Existem dois tipos de taipa: a taipa de mão e a taipa de pilão. As casas de taipa fazem parte da história brasileira e ainda são construídas em diversas regiões do Brasil, principalmente no Norte e Nordeste.
Rancho é uma propriedade rural onde geralmente existe uma habitação e em sua volta, campos para criação de gado. A palavra mais frequentemente se aplica às operações de criação de gado no México, oeste dos Estados Unidos e Canadá, embora haja ranchos em outras áreas.
São construídas em mutirão ao longo de cerca de uma semana, com uma estrutura de madeira e taquaras e cobertura de palha ou folhas de palmeira. As ocas chegam a durar 15 anos. Não possuem divisões internas ou janelas, apenas uma ou poucas portas e servem de habitação coletiva para várias famílias.