O “jumbo” são os itens que os presos podem receber de seus familiares, como por exemplo alimentos, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas e cigarros. É chamado de “jumbo” por conta do tamanho das sacolas em que é carregado, que geralmente são muito grandes.
PROIBIÇÃO DE FUMAR. UNIDADE PRISIONAL. 1) Restabelece-se a proibição do uso de cigarro comum nas dependências da unidade prisional, à inteligência da Lei Federal 9.294 /96 e Lei Estadual 11.666/92. 2 Segurança concedida.
O envio de "jumbo" (também conhecido como encomenda ou pacote) para um preso geralmente é regulamentado pelas normas e regras específicas de cada instituição prisional. As restrições e permissões podem variar entre os diferentes sistemas penitenciários e países.
Explica-se que o R.O (Regime de Observação), terá duração aproximada de 30 dias, dependendo da Unidade. Uma vez concluído o RO, o sentenciado poderá ser encaminhado à laborterapia, terá direito às saídas temporárias e a pedido de benefícios.
“O 'pote' é o castigo, é uma ala da cadeia, normalmente pior ainda que a cadeia, em que os presos são colocados lá individualmente e permanecem por 30 dias, às vezes, infelizmente, até mais - o limite seria 30 dias.
Maria-louca é uma aguardente fabricada em Casas de Detenções. Foi citada pela primeira vez no livro Estação Carandiru. É produzida secretamente nos presídios brasileiros pelos presos neles contidos. A fabricação envolve elaborados processos de fermentação e destilação.
Alguns presos nos entregavam “pipas” (bilhetes) endereçados ao “Setor de Rol de Visitas” (setor da cadeia que ficava responsável para incluir e excluir visitantes dos sentenciados), nesses “pipas” eles pediam para conferirmos se realmente o visitante que ele pedira para ser incluído estava incluído no “Ral” (via de ...
Jumba Trader é uma ferramenta inovadora para day traders que operam no Índice Futuro e no Dólar Futuro na B3. Com recursos exclusivos como Jumba Walls e Market Gamma, auxilia na identificação de suportes e resistências, integrando-se perfeitamente ao ProfitChart.
A Constituição protege a liberdade de fumar e o livre fabrico de tabaco. É autorizado ao governo regulamentar e controlar o fabrico de cigarros e derivados, assim como tratar de modo diferenciado a propaganda comercial ligada aos fumígenos.
correria. tomada de providências; qualquer ato para a solução de algum problema ou necessidade. coruja. cela onde ficam aqueles que desobedeceram as regras do convívio.
Para se acostumar, outras definições: "sapo" é cadeado, "boi" é banheiro, enquanto "tatu" é o buraco feito, geralmente dentro do "boi", para fugir da cadeia.
“Todo alimento que entra no presídio é checado por equipes de agentes penitenciários. Diariamente são servidas quatro refeições, sendo: café da manhã, almoço, jantar e lanche noturno.
Na gíria popular, transferência de uma cadeia, ou presídio, para outro; também utilizado como evasão, fuga (fazer um bonde). Em alumas localidades o termo é empregado para designar um grupo armado que participa de várias operações, normalmente contra contra a polícia.
Para quem não sabe, a principal distinção entre uma e outra unidade prisional está no tipo de apenado que recebem. Enquanto os presídios abrigam réus com processos sem transitado e julgado, isto é, o julgamento ainda não aconteceu, as penitenciárias abrigam presos já condenados pelo sistema judiciário.
Na gíria do Sistema Penitenciário encontramos metáforas como areia (açúcar), botinha (cigarro com filtro), corneta (canudo para aspirar cocaína), giz (cigarro), dragão (isqueiro), falante (rádio), pavão (televisão), papagaio (rádio), pá (colher), agá (fingir algo), entre muitas outras.