Qual a parte do pneu que fica em contato com o solo?
Banda de rodagem
A banda é, na verdade, a única parte do pneu que realmente fica em contato com o chão. Por isso, ela deve ser resistente a danos e, para cumprir seu papel, é formada por três elementos: os ombros, sulcos e barras.
Os componentes do pneu podem ser agrupados em duas estruturas principais: o conjunto de banda de rodagem e a carcaça. Esses elementos são formados em várias camadas. Começando na superfície de contato com a estrada e ir até o interior do pneu.
O estanque, também conhecido como liner, é o revestimento interno do pneu. São camadas de borracha que protegem a carcaça contra umidade. Nos pneus com câmara de ar o estanque é feito com borracha macia para não estragar a câmara.
O DOT, sigla para "Departament of Transportation", foi criado nos Estados Unidos onde a legislação exige que os fabricantes de pneus forneçam informações padronizadas que sejam permanentemente impressas nas laterais de todos os pneus comercializados no país, como tamanho, largura, validade e ano de fabricação.
Também chamada de lona de corpo, a lona do pneu é uma camada de resistência. São faixas de tecido revestidas por borracha e podem ser feitas de poliéster, nylon ou aço. Ficam localizadas perpendicularmente à banda de rodagem nos pneus radiais.
Também conhecido como Rim Protection, ela protege o pneu e a roda contra estragos maiores, pois fica na lateral do pneu, deixando essa parte mais resistente e segura. Só que não são todos os pneus que vêm com essa proteção.
Em primeiro lugar, no fundo dos sulcos têm o TWI (Tread Wear Indicator), indicador do desgaste do piso/banda de rodagem, que se o pneu já encostou neles, então está na hora de trocá-lo. Se você não percebeu esses indicadores no fundo dos sulcos, saiba que a espessura mínima do sulco é de 1,6 milímetro.
Veja como descobrir essa informação e qual a medida ideal para os pneus da frota. O tamanho do sulco do pneu, também chamado ranhura ou desenho do pneu, é importante por vários motivos.
Aderência é a capacidade de atrito dos pneus com o pavimento e está diretamente ligada à calibragem correta. Para uma melhor aderência, a pressão correta dos pneus faz com que a banda de rodagem fique assentada adequadamente no pavimento: A calibragem dos pneus varia conforme o modelo do veículo.
As laterais do pneu são chamadas de flancos e são responsáveis por proteger o pneu de danos e impactos laterais. Os flancos também contêm informações importantes, como a marca e modelo do pneu, as medidas, os índices de carga e velocidade, o DOT de fabricação e outras informações relevantes.
A força de atrito é uma força de contato entre duas ou mais superfícies que é capaz de resistir ao movimento dos corpos. Dessa forma, seja parado, na iminência do movimento (força de atrito estático) ou em movimento (força de atrito cinético), temos a força de atrito.
O corpo de borboleta (TBI) foi fabricado para substituir o carburador. A peça também ajuda no desempenho dos automóveis atuais. Entre os seus benefícios, ela é a grande responsável pela admissão de ar controlada eletronicamente nos veículos.
O TWI é um recurso desenvolvido pelos fabricantes que tem por objetivo facilitar a vida dos proprietários de veículos na hora de verificar o estado dos pneus. O “Tread Wear Indicator”, ou em tradução livre, indicador de desgaste do piso/banda de rodagem.
Ao dirigir em estradas molhadas em alta velocidade, uma camada de água pode se acumular entre o pneu e a superfície da estrada. O pneu perde o contato com a estrada e o veículo não responde mais à direção. Esse fenômeno é conhecido como aquaplanagem.
O T indica 190km/h. O H, 210km/h e o V, 240km/h. Mas também existem outras letras”. Para o gerente, o motorista que sabe o que os caracteres que indicam capacidade de carga e velocidade máxima no pneu querem dizer corre menos risco de sofrer acidentes por conta da negligência de oficinas.
Outro item é o consumo de combustível: quanto maior o atrito com o asfalto, maior o consumo. Ele é classificado de A até G: quanto mais próximo do A (A, B ou C), menor o consumo de combustível. Quanto mais lá embaixo na classificação, F ou G, maior o consumo – que interessa para o seu bolso.
A) Banda de Rodagem (1): parte do pneu que entra em contato com o solo. B) Sulcos (2): cavidades que recortam a superfície da banda de rodagem longitudinal e/ou transversalmente, definindo o seu desenho. C) Ombros (3): partes do pneu entre a banda de rodagem e os flancos.