Em Belo Horizonte é também conhecido como copo lagoinha, nome devido à região de mesmo nome considerado um local tradicional do samba e da boêmia da capital mineira, além do consumo de cerveja.
Em Belo Horizonte, o copo tipo Americano, fabricado pela Nadir Figueiredo, há décadas é chamado de Lagoinha e, reza a lenda, tem este nome devido à região de mesmo nome, considerado o berço do samba e da boemia da capital mineira.
Para o bom mineiro, estas disputas de nomenclatura, que dividem o país, ficam em segundo plano quando o assunto é o nome daquele tradicional copinho que encontramos em quase todos os botecos do Brasil – o Copo Lagoinha. Sim, esse é o nome dele.
O lagoinha é brasileiro e tem exatos 190ml de capacidade, mas há muitas variações inspiradas no design oficial com mais ou menos capacidade. O nome “americano” faz alusão ao maquinário importado dos Estados Unidos que era usado na década de 1940 para produzir as primeiras unidades do copo.
“Ele tem o design soviético, é feito em um maquinário americano, e, quando chegou às regiões das Lagoinhas, aqui, em Belo Horizonte, se tornou o copo do bairro Lagoinha. Só era vendido aqui, por isso tem esse nome”, descreve o embaixador do utensílio, Filipe Thales.
A origem do Copo Lagoinha, um ícone de Belo Horizonte #Shorts
Porque chamam de copo americano?
Presença garantida em bares, padarias e também na maior parte dos lares brasileiros, o copo americano começou a ser fabricado no início de 1947 pela empresa Nadir Figueredo. Levou esse nome por ter sido inspirado em copos que eram produzidos apenas nos Estados Unidos naquela época.
Ele é duplo, o que significa que há uma camada de ar entre as paredes interna e externa do copo, o que ajuda a manter a temperatura da bebida por mais tempo.
Papel. Na China, no século II a.C., foram feitos os primeiros copos descartáveis para servir chá, eram feitos de papel e se chamavam chih pei. Em 1910, Lawrence Luellen e Hugh Moore inventaram os copos de papeis com uma fina camada de cera, para serem descartados logo após ao uso, esses copos se chamavam Health Kups.
O Copo Cafebucks é aquele tipo de recipiente que pode te acompanhar todas as horas. É um excelente material para consumir bebidas quentes ou frias, pois mantém o líquido na temperatura ideal para melhor degustação do seu café, chá, suco e afins, todos os dias.
A Wäls Copo Lagoinha é uma Pilsen puro malte com turbidez característica e aroma sutil de lúpulo por conta do seu processo diferenciado de lupulagem. Uma cerveja refrescante, criada sob medida para a capital mundial dos butecos.
Última atualização em 18 de outubro de 2021 às 14h41. Da mesa de bar ao cafezinho, poucas companhias são tão versáteis quanto o copo americano. Criado em 1947 pela maior produtora de vidro do Brasil, a Nadir Figueiredo, já teve mais de 6 bilhões de unidades fabricadas desde então.
O copo americano tem esse nome porque foi inspirado em um modelo de copo usado nos Estados Unidos na década de 1940. Esse copo era feito de vidro temperado, o que o tornava mais resistente a choques térmicos e mecânicos.
1/3 XÍCARA DE CHÁ DE LÍQUIDO – equivale a 6 colheres (sopa) 1/2 XÍCARA DE CHÁ DE LÍQUIDO – equivale a 10 colheres (sopa) 2/3 XÍCARA DE CHÁ DE LÍQUIDO – equivale a 12 colheres (sopa) 3/4 XÍCARA DE CHÁ DE LÍQUIDO – equivale a 15 colheres (sopa)
O preço médio de copo americano depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar copo americano por valores entre R$ 8,75 e R$ 146,97.