A motivação pode ser intrínseca, se a atividade for desejada porque é intrinsecamente interessante ou agradável, ou extrínseca, se o objetivo do agente é uma recompensa externa distinta da própria atividade. Argumentou-se que a motivação intrínseca tem resultados mais benéficos do que a motivação extrínseca.
Você pode, ainda, se deparar com classificações diferentes para motivação. Isso ocorre, porque os componentes da motivação são multifatoriais e específicos para cada indivíduo. No entanto, existem duas categorias principais de motivação: motivação extrínseca e motivação intrínseca.
Como podem ser classificados os fatores motivacionais?
Os denominados fatores motivacionais podem ser classificados... punição e recompensa. fatores de higiene (extrínsecos) e fatores de motivação (intrínsecos). financeiros e sociais.
Essas teorias são baseadas na premissa de que as pessoas são motivadas por diferentes fatores e que esses fatores podem ser divididos em dois grupos: os fatores internos, que são aqueles que estão relacionados às necessidades pessoais e às aspirações individuais; e os fatores externos, que são aqueles que estão ...
Motivação é a força que impulsiona um indivíduo a agir. Seja a motivação no trabalho, seja nos estudos ou em projetos pessoais, esse é um dos fatores mais importantes. Quando ela está em falta, logo aparecem os sinais mais comuns, como procrastinação, perda de desempenho e estresse no dia a dia.
O princípio da motivação é decorrência do Estado Democrático de Direito, determinando que os agentes públicos, ao decidir, apresentem os fundamentos que os levarem a tal posicionamento. Assim, apesar de não constar expressamente, ele decorre da interpretação de diversos dispositivos constitucionais.
Ao longo de sua vida, o homem evolui por três níveis de estágios de motivação. Esse níveis ou estágios correspondem as necessidades, fisiológicas, psicológicas, e de auto - realização . A- necessidades fisiológicas- são chamadas vitais ou vegetativas, estão relacionadas com a sobrevivência da pessoa.
A motivação existe dentro das pessoas e se dinamiza através das necessidades humanas. Todas as pessoas têm suas necessidades próprias, que podem ser chamadas de desejos, aspirações, objetivos individuais ou motivos.
“Motivação pode ser entendida como um motivo que leva o indivíduo à ação”. “Motivação é uma força que aciona e direciona o comportamento”. “Motivação é uma energia que aciona e direciona o comportamento”. “Impulso é uma energia que aciona e direciona o comportamento”.
Como o nome já evidencia, trata-se de um processo cíclico, no qual cada fase leva, inevitavelmente, ao ponto em que tudo começou, o equilíbrio. Sendo assim, o ciclo motivacional se divide em: Equilíbrio → Estímulo/Incentivo → Necessidade → Tensão → Ação/Comportamento → Satisfação → Equilíbrio.
Aqui estão incluídas as teorias da expectativa, de Vroom; da equidade, de Adams; e do reforço, de Skinner. As Teorias de Conteúdo buscam explicar os fatores, as razões pelas quais as pessoas se motivam.
Elaborada pelo psicólogo David McClelland, a Teoria das Necessidades Adquiridas parte do pressuposto que a motivação é impulsionada por três grupos de necessidades: realização, afiliação e poder. De acordo com McClelland, essas necessidades acontecem de forma paralela, embora desigual.
Os fatores motivacionais são aqueles que, como o próprio nome já diz, provocam motivação. Assim, quando estão ausentes acabam causando insatisfação também. Esses fatores, também chamados de intrínsecos, estão relacionados ao conteúdo do cargo e às tarefas que são executadas pelo profissional.
A motivação é um dos sentimentos mais importantes para vivermos com qualidade e mantermos uma relação saudável conosco e com os outros. É ela que nos incentiva a buscar o que desejamos, independentemente dos obstáculos presentes em nosso caminho.
Este engloba a necessidade dos indivíduos de realizar ou atualizar seu potencial, de concretizar ou operacionalizar suas possibilidades. Assim, por exemplo, a busca de vencer, de ser coerente, de possuir conhecimentos, revelam necessidades a nível auto-realização.