Creche: Berçário I (3 aos 10 meses); Berçário II (11 meses a 1 ano e 4 meses); Berçário III (1 ano e 5 meses a 2 anos); Maternal I (2 anos a 2 anos e 11 meses); Maternal II (3 anos a 3 anos e 11 meses). Pré-escola: Pré I (4 a 4 anos e 11 meses); Pré II (5 a 5 anos e 11 meses).
30, a LDB determina que a educação infantil deverá ser oferecida em creches, para crianças de até 3 (três) anos de idade, e em pré-escolas, para crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.
A única diferença é que a coleção Pré-Escola I é dividida em dois volumes, atendendo as escolas com turmas separadas por idade. E a coleção Pré-Escola II conta com um volume único, atendendo escolas com turmas que misturam crianças com 4 e 5 anos.
Os critérios levam em conta, por exemplo, o salário do responsável pela criança, o risco nutricional e se a mãe é adolescente ou solteira. O Projeto de Lei 2914/19 estabelece critérios para preenchimento de vagas em creches e pré-escolas.
Creche e pré-escola: entenda a divisão da Educação Infantil
Quais são as séries da creche?
Creche: Berçário I (3 aos 10 meses); Berçário II (11 meses a 1 ano e 4 meses); Berçário III (1 ano e 5 meses a 2 anos); Maternal I (2 anos a 2 anos e 11 meses); Maternal II (3 anos a 3 anos e 11 meses). Pré-escola: Pré I (4 a 4 anos e 11 meses); Pré II (5 a 5 anos e 11 meses).
O grupo 1 da Educação Infantil, também chamado de pré-escola, funciona como um complemento da educação obtida pelas crianças em suas relações familiares e sociais.
Como parte da Educação Infantil, o maternal contempla crianças de 2 a 3 anos da idade (maternal I e crianças de 3 a 4 anos de idade (maternal II), que podem ter iniciado sua vida escolar no berçário I ou não.
Ensino Infantil: É dividido em Maternal que vai de 0 a 3 anos, com o Berçário de 0 a 1 ano e os maternais 1, 2 e 3 um para cada ano de vida; e Educação Infantil de 3 a 5 anos que são divididos por períodos conforme a idade (4 a 6 anos de idade para nascidos do segundo semestre do ano).
A orientação do MEC é que crianças que tem 4 anos ou que completarão até 30/03/2022 devem ser matriculadas no 1°Período/Jardim I. O período da infância é único e fundamental ao desenvolvimento e aprendizagem.
De acordo com o que já é conhecido, a educação infantil será oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; e em pré-escolas, para as crianças de quatro a cinco anos de idade.
As creches são locais especializados em cuidados na primeira infância (0 a 3 anos), que proporcionam atividades pedagógicas adequadas para o seu desenvolvimento integral. É o local onde a criança recebe estímulos adequados para o crescimento através de brincadeiras e convivência com as demais crianças.
O Projeto de Lei 3799/23 estabelece limite máximo de 25 alunos por turma na pré-escola, ensino fundamental e ensino médio; e de 10 crianças por turma para creches.
A Educação Infantil é dividida em duas etapas: o maternal, para crianças de 0 a 3 anos; e a pré-escola, para crianças de 4 a 5 anos. O ensino maternal, por sua vez, se divide entre berçário (0-1 ano de vida) e maternal 1, 2 e 3 (1-3 anos).
No Maternal I (2 anos), a rotina diária e semanal já se organiza de modo mais estável, com bastante flexibilidade e tendo como atividades as rodas de conversas, rodas de histórias, parque, atividades corporais, plásticas e musicais, jogos de encaixe e construção, desenho e o brincar como protagonista.
Enquanto o berçário é um espaço mais restrito e focado no cuidado de bebês, a creche é um espaço mais amplo e voltado para a educação e desenvolvimento de crianças de diversas idades. Ambas as opções são lugares seguros e divertidos onde as crianças podem crescer e aprender com ajuda de profissionais qualificados.
O órgão determinou que, para entrar na pré-escola, a criança deve ter 4 anos completos até 31 de março do ano correspondente à matrícula. Ou seja: se seu filho faz 4 anos em abril, só deverá entrar na pré-escola no ano seguinte, segundo a lei (o que não significa que não possa entrar antes).
O Grupo 2 Educação Infantil é responsável por formar crianças com faixa etária de 2 anos, a fim de proporcionar o primeiro contato com o aprendizado escolar, através de um ensino lúdico, considerado super importante para as fases iniciais dos pequenos.
Antes da instituição da data-corte (31 de março), quando as crianças eram matriculadas aos 7 anos de idade no Ensino Fundamental I, a divisão por faixa etária obedecia aos seguintes critérios: Berçário 1 (0 a 1 ano), Berçário II (1 a 2 anos), Minigrupo I (2 a 3 anos), Minigrupo II (3 a 4 anos), além de Infantil I (4 a ...
O Projeto Proinfância Tipo 2 tem capacidade de atendimento de até 188 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 94 crianças em período integral.