O cirurgião faz uma incisão no períneo para colocar uma banda em redor da uretra. Depois, o cirurgião insere o reservatório, através de uma segunda incisão, na porção inferior do abdómen. Finalmente, a bomba é posicionada no escroto e é ligada aos outros dois elementos do dispositivo (Fig. 1).
Consiste na retirada do tecido comprometido e também da cicatriz que se forma ao redor da fissura. O procedimento é realizado em centro cirúrgico, com duração de cerca de 30 minutos. Para a realização da cirurgia, o paciente deve fazer jejum de 8h a 12h, não sendo necessária a lavagem intestinal.
O esfíncter artificial abre e fecha a uretra sob o controle voluntário do paciente, sendo que o balonete é esvaziado através da compressão da bomba por 2 a 3 vezes. Ao ser esvaziado, ocorre uma descompressão sobre a uretra, permitindo que a urina seja eliminada.
Ao todo, o procedimento demora aproximadamente 30 a 60 minutos, e a paciente geralmente recebe alta hospitalar no dia seguinte ao procedimento, podendo até mesmo ser liberada no mesmo dia. As taxas de sucesso são estimadas em cerca de 80 a 90%.
Cirurgia para a Incontinência Urinária - Técnica Out-In
Quais os riscos da cirurgia de sling?
Os principais problemas estão relacionados como extrusão do sling para a vagina, dificuldade para urinar, dor no local da malha, dor para relação sexual, infecções urinárias, entre outras. No caso de problemas após a cirurgia, pode ser necessário a remoção da malha.
Vou necessitar de anestesia para a cirurgia? Apesar de ser possível fazer estas cirurgias com anestesia local, a maioria dos cirurgiões irá realizar a cirurgia com uma raquianestesia. Ocasionalmente, a cirurgia é feita com anestesia epidural, dependendo da preferência do anestesista e do cirurgião.
A esfincteroplastia é a cirurgia de reparo de algum defeito ou lesão no esfíncter anal, que pode ter sido causada por parto, trauma ou cirurgia prévia, por exemplo. É uma cirurgia realizada em pessoas que apresentam incontinência fecal (dificuldade de segurar as fezes).
Uma opção para os casos de fissura anal crônica com hipertonia e que não melhoram com o tratamento conservador é a injeção de toxina botulínica que auxilia no relaxamento do esfíncter anal. A taxa de sucesso na cicatrização da fissura varia entre 70% e 80%.
O que é hemorroidectomia aberta ou fechada com ou sem esfincterotomia?
A hemorroidectomia convencional é feita através de uma incisão no tecido hemorroidário que se estende até o limite superior das hemorroidas. Pode ser fechada com pontos ou mantida aberta, o que não altera o desfecho em termos de dor, cicatrização ou complicações. Essa técnica possui resultado positivo em 95% dos casos.
O anel muscular externo é o esfíncter externo, que é um músculo voluntário que você pode contrair e fechar caso você veja necessidade, ou numa diarreia. Ambos músculos ficam em volta do ânus. Quando o bolo fecal chega ao reto, o esfíncter interno relaxa e deixa o bolo fecal chegar à parte de cima do ânus.
Se o esfíncter anal externo foi lesado por um trauma,seja um parto vaginal ou uma cirurgia anal, a cirurgia de esfincteroplastia pode ser uma opção de tratamento. As taxas de sucesso podem atingir de 60 a 70%, dependendo do tipo de lesão.
A parte mais baixa da bexiga (o colo da bexiga) é rodeada por um músculo (esfíncter urinário) que permanece contraído para manter fechado o canal que transporta a urina para o exterior do corpo (a uretra), de forma que a urina é retida na bexiga até estar cheia.
Qual a cirurgia mais indicada para incontinência urinária?
A cirurgia de colocação de fitas suburetrais, também chamada de cirurgia de sling, é uma das técnicas mais utilizadas indicada para incontinência urinária em mulheres. No entanto, também pode ser realizada em homens.
Qual a diferença entre cirurgia de períneo e sling?
A cirurgia de sling é indicada para tratar a incontinência urinária, enquanto a perineoplastia é usada para melhorar a função e aparência do períneo. Cirurgia períneo dói muito? A cirurgia de períneo pode causar desconforto nos primeiros dias, mas o paciente geralmente não experimenta dor significativa.
Como é feita a cirurgia de incontinência urinária por esforço?
A cirurgia para incontinência urinária de esforço feminina normalmente é realizada a partir de uma técnica que consiste na colocação de uma fita (de tecido próprio ou sintética) sob a uretra, aumentando assim sua capacidade de segurar o xixi.
Geralmente deverá se afastar de esforço físico por 10 a 15 dias, mas converse com o seu cirurgião antes de realizar o procedimento, tire todas as dúvidas e converse sobre todas as opções de tratamento.
Nesta técnica, o sling é inserido através de um pequeno corte realizado na vagina, sobre o ponto médio da uretra. Com isso, as duas extremidades do sling são passadas na vagina, de cada lado da uretra, para se locomoverem por meio de dois pequenos cortes feitos acima do osso púbico.
A técnica de Sling envolve o uso de uma faixa de material sintético – uma tela de polipropileno – que é colocada sob a uretra, fornecendo o suporte necessário para impedir as fugas de urina durante momentos de pressão no abdômen.
Qual o valor de uma cirurgia de incontinência urinária?
No geral, o valor de uma operação para incontinência urinária em um bom hospital custa em torno de 15 mil reais. Na Saúde iD, é possível encontrar, por exemplo, esse procedimento para mulheres a partir de R$ 7.500,00 em hospitais parceiros da rede.